Mercúrio na 3ª Casa

Mercúrio é muito forte na 3ª Casa, uma vez que no zodíaco natural esta é uma de suas casas. O posicionamento por signo e os aspectos que recebe vão descrever a maneira de pensar da pessoa, sua forma de aprender e digerir as experiências. Um Mercúrio de 3á Casa num signo de Fogo ou aspectado por Marte, Júpiter ou Urano, indicam uma mente mais extrovertida e rápida do que se Mercúrio estivesse num signo de Terra ou aspectado por Saturno que retarda e aprofunda o processo de pensar. Mercúrio num signo de Água ou aspectado pela Lua ou por Netuno aprende mais por osmose, absorção e apreciação estética e emocional do que analiticamente, da maneira passo a passo. Uma "boa cabeça" é normalmente definida como aquela que pensa racional e logicamente; porém, examinando a 3ª Casa esta pode nos revelar outros tipos de mentes, tão boas ou melhores, que operam de maneira diferente dos padrões do sistema educacional tradicional. Dificuldades de aprendizado podem ser vistas por aspectos de Urano, Netuno ou Plutão ao Mercúrio de 31' Casa, e muitas vezes provêm do fato de que a mente da pessoa não é do tipo favorecido pelas técnicas convencionais de ensino.
Em geral, um Mercúrio de 3ª Casa quando não mal aspectado revela um intelecto vivo, espirituoso e observador, adepto de comunicação e respostas rápidas (apartes) com boa atenção para detalhes. Quem tem este posicionamento é terrivelmente capaz de selecionar fatos que justifiquem ou apóiem o caso que eles querem apresentar. (Oscar Wilde com Mercúrio em Escorpião na 3ª escreveu certa vez: "A verdade raramente é pura e nunca é simples". Quem tem Mercúrio na 3ª normalmente tem ao menos alguma coisinha a dizer a respeito de tudo. Se você não acredita, pergunte a eles e espere um minuto.
O relacionamento com parentes e vizinhos será mostrado pelos aspectos de Mercúrio nessa casa. Mercúrio com aspectos difíceis de Saturno ou Plutão, por exemplo, poderia indicar algum problema profundamente enraizado com estas pessoas. É oportuno examinar muito bem esses aspectos, pois eles costumam ilustrar exemplos que ainda serão usados na idade madura. Certa vez fiz o mapa de uma mulher com Mercúrio em conjunção com Plutão na 3ª Casa e cujo irmão mais novo morreu quando ela tinha apenas seis anos. Aos vinte e oito anos a moça ainda acreditava que alguma coisa que ela havia dito ou feito havia sido a causa da morte do irmão.
Gêmeos na 3ª Casa geralmente transmite um estilo ágil e alerta à mente. Há uma habilidade inata para o aprendizado de línguas. No entanto, há também uma tendência para dar opiniões antes do conhecimento dos fatos.
Talvez por uma disposição de ansiedade, Virgem na 3ª Casa tenta manipular os assuntos e as ações diárias com eficiência e cautela. Habilidades críticas e analíticas são avolumadas com uma aptidão de selecionar a palavra certa ou a frase precisa para exprimir um conceito ou um sentimento.

11 comentários:

Anônimo disse...

Interessante agregar uma imagem aos textos! Mas nada original redistribuir todo o conteúdo extraído do livro "As Doze Casas de Howard Sasportas", isso muitos sites e blogs já o fazem! Ah sim, pra quem não tem o livro (não é o meu caso), vc dissiminou as informaçōes nele contido. Ainda bm que pelo menos vc nāo toma a autoria dos textos para si.

Lara Moncay Reginato disse...

Com certeza Roger, acho interessante divulgar textos inteligentes e de conteúdo, e claro, divulgar as fontes, sempre, afinal os créditos tem de ir a quem pertencem, como no caso de Las Lunas, o trabalho de tradução para o Português é meu, pois essa obra só existe em espanhol, mas os créditos são do Carutti, como também menciono nas explicações sobre Las Lunas. Acho essencial que a prática de blogs e de qualquer confecção de textos contenham a sua autoria. Obrigada pelo comentário e participação.

Lara Moncay Reginato disse...

Apenas uma observação: Os blogs possuem vários objetivos e um deles pode ser ajudar pessoas que estejam começando seu aprendizado ou estudo a conhecer autores de qualidade, o que no meu caso, enquanto autodidata, demorou bastante tempor e acabei lendo muito texto ruim, ainda que original.

Anônimo disse...

Agradeço por nāo entender meu comentário como uma crítica no sentido de denigrir seu blog! Também sou autodidata e lí muitas obras vastas de sabedoria sobre o tema e anseio muito por ver pessoas como nós agregando nossos "insights" e especulaçōes a respeito, bem como, compartilhar experiências no sentido de dar embasamento ao assunto. Estou aqui pra agregar e colaborar!!!

Anônimo disse...

Optei por tecer meu comentário logo abaixo ao texto aqui publicado, por questāo de similaridade que se faz na conotaçāo de Mercúrio na 3*Casa, e ainda, jus a imagem tão sabiamente agregada a ele! Aliás, nāo só a este texto em particular, mas, também como nos demais. Parabéns!!! Gostei!!!

Lara Moncay Reginato disse...

Que bom Roger, sejas bem vindo, se tiveres materiais ou blog que queira divulgar e até mesmo indicar ficaria imensamente agradecida. Vamos trocando informações. Mais uma vez obrigada por tua participação.

JuniorDantas31 disse...

primeiramente grato pelas informações, tenho uma duvida como faco para ver se mercurio em peixes na casa 3 no meu mapa esta mal aspectado ?

mctrol disse...

Muito interessante. A maioria das pessoas dizem que eu tenho um modo de pensar diferente. Me identifiquei muito com a descrição de quem nasce com Mercúrio na Casa 3. Estou tentando me conhecer melhor através da Astrologia. Rs

Laura disse...

Meu mercúrio é em capricórnio na 3, isso mostra que eu penso de maneira pratica? Ou de maneira complicada? Kkk

Lara Moncay Reginato disse...

Muito grata por seus comentários. Edson tem que ver no mapa natal que aspectos esse posicionamento recebe de outros planetas.

Maelson disse...

Amei o texto, tenho mercúrio, sol e lua leão na casa 3, com sextil a saturno em peixes, realmente minhas conclusões e pensamentos são profundos, reflito muito sobre qualquer conclusão ou ação minha, mas sempre tomo decisões certas, amo aprender, ler, explorar, conhecer, me definiu. Gratidão pelo texto 💐