Netuno na 8ª Casa


Se Netuno não pode estar em seu domicílio, a 12ª Casa, sua casa favorita é a de seu irmão mais íntimo, Plutão, a 8ª. A maior característica de Netuno é a perda de limites e de isolamento. E onde há melhor lugar para isso do que na casa do sexo, da partilha e da intimidade? E, pensando em aliviar a perene e divina saudade de casa de Netuno, a associação da 8ª Casa com a morte até que resolve o caso de uma forma bastante satisfatória.

Freud nos alertou a respeito de como coisas aparentemente inocentes podem ser símbolos de nossos desejos e interesses sexuais. Por exemplo: se você sonha em fumar um cigarro, é mesmo num cigarro que está pensando? No entanto, pode ser também o caso de o sexo ser um símbolo. Com Netuno (ou Peixes) na 8ª Casa, o sexo, em vez de ser apreciado apenas por si só, muitas vezes é usado para aliviar outros interesses psicológicos de peso.

Para quem tem Netuno nesta casa, o sexo é uma maneira de se misturar a outras pessoas, de transcender os limites do self isolado. Seja através da perda dos próprios limites ou engolfando os de outros, eles aliviam muito mais do que simplesmente uma tensão fisiológica. Remanescentes dos ritos de Dionísio, nos espasmos do amor físico, muitas pessoas satisfazem a necessidade de abandono e de esquecimento de si mesmos. O sexo é também uma maneira de soltar as rédeas do controle pessoal e da responsabilidade pelo self. Eles são capturados e cativados por outro e levados embora por uma força mais poderosa que eles próprios. Trata-se de uma forma de adoração e de reverência, de um tipo de sedução divina, que lhes traz de volta aquele algo que existe e que é maior do que eles.

Com Netuno na 8ª Casa, a intimidade física é também uma pausa para a solidão, e muito da promiscuidade e indiscrição associados a este posicionamento pode advir desse motivo. Alguns podem também achar que entregar-se sexualmente seja uma maneira de servir, agradando ou mesmo curando os outros. Pode também ser um modo muito conveniente de fugir de problemas de outras áreas da vida.

Vi muitos casos de pessoas com este posicionamento confusas a respeito de sua identidade sexual. Netuno é tão disperso, tão adaptável, tão fluido e tão modelador por aquilo que o contém que fica difícil saber exatamente o que querem. Inversamente, aspectos problemáticos de Netuno (de Saturno, por exemplo) também sugerem um temor de se deixar levar uma tensão entre apegar-se a limitações ou perdê-las. Alguns podem até sentir necessidade de transcender seus desejos libidinosos a fim de canalizar essas energias em outras direções. Para outros, o sexo pode parecer um desapontamento e nada maravilhoso como aparece no cinema ou como se lê nos livros ou se ouve dos amigos. Outros ainda podem achar que seu caminho para a purificação e a redenção passa pelo sacrifício das relações sexuais com alguém por quem são fortemente atraídos. Alguns casos que acompanhei pareciam sempre fantasiar e desejar pessoas com quem não estavam envolvidos, em vez de sentirem-se assim com a pessoa com quem tinham uma relação no momento. Netuno nem sempre está satisfeito com o que tem. Além disso, se conhecemos a pessoa bem demais, seu estranho magnetismo pode eventualmente se desgastar.

Muitos destes processos aplicam-se à troca de valores entre as pessoas. Muitas vezes elas esperam ganhar benefícios materiais de um parceiro, mas, na verdade, o que se adquire é normalmente algo de natureza menos tangível. Estranhas complicações e circunstâncias decepcionantes podem afetar toda a área de dinheiro e finanças do parceiro. Por vezes, eles podem estar influenciados em demasia ou mesmo decepcionados pelos valores de outras pessoas, ou ter inveja daquilo que os outros têm e que eles não têm. No final, sua maior satisfação virá, não das posses de outras pessoas, mas de ajudar os outros a desenvolverem seus valores e recursos naturais.

É de bom alvitre que estejam bem à testa de seus negócios, e cuidados devem ser tomados na seleção de sócios ou parceiros. Netuno muitas vezes traz confusão e, ao assinar contratos, ambas as partes devem esclarecer exatamente todos os pontos do acordo. Perdas e ganhos econômicos terão importante impacto psicológico e, como resultado, poderia impeli-los a encontrar sua segurança e salvação íntimas em outros valores além dos materiais. De qualquer maneira, eles são bem advertidos para se aconselharem antes de fazer investimentos financeiros ou de assinar qualquer documento com relação a heranças e impostos.

Se Netuno está em alguma casa de Água, a pessoa é extremamente sensível e influenciada por sentimentos e tendências ocultas que estejam no ar. Dependendo dos aspectos de Netuno, a experiência de forças intangíveis e não-materiais pode operar de maneira construtiva ou destrutiva (Adolf Hitler tinha Plutão em conjunção com Netuno na 8ª Casa). Em caso positivo, a pessoa será guiada e inspirada como que do nada, ou poderá estar aberta para receber valiosas instruções através de sonhos. É como se conseguissem pegar um reino invisível, onde a visão e a compreensão mais ampla estivessem à disposição na hora em que esse conhecimento mais amplo se faz mais necessário. Por esta razão, eles também podem servir como fontes de conforto e de inspiração para outros que estão passando por crises. No entanto, a abertura psíquica desse posicionamento tende a se manifestar de maneira menos desejável. Em alguns casos, eles podem se sentir “possuídos”, como se tivessem sido tomados por algo muito poderoso alheio a eles. Às vezes é possível que recebam guias decepcionantes ou enganosos de outras dimensões.


Uma vez que Netuno quer voltar para casa, e a 8ª Casa é a casa da Morte, quem tem este posicionamento tende a nutrir fantasias de autodestruição, quando a vida se torna difícil demais. Isso é normalmente exteriorizado pelo mau uso de drogas ou do álcool. (Marilyn Monroe nasceu com Peixes na cúspide da 8ª Casa, não só a causa da morte mas de toda a confusão e incerteza que a cercou, o que reflete a influência de Peixes ali.) A menos que Netuno tenha maus aspectos de Saturno, não existe o medo da morte, uma vez que o desejo de transcender os limites é muito forte. Nessa mesma linha, haverá muitas vezes interesse pela metafísica e pelo ocultismo.

3 comentários:

Unknown disse...

Seus textos são maravilhosos. Obrigada pelo compartilhamento ❤

Unknown disse...

Espetacular !

Anônimo disse...

Seu trabalho está diferenciado! Parabéns!