Saturno na 12ª Casa


Como aqueles que têm Saturno na 5ª Casa, pessoas com Saturno na 12ª Casa têm medo daquilo que jaz abaixo da superfície do nível de consciência. Se relaxarem os controles sobre si mesmas, receiam ser engolfadas por emoções dominantes.
Os neo-freudianos acreditam que em nome da segurança e da adaptabilidade social reprimimos certos desejos, impulsos e apetites que outros (ou nossos próprios egos) achariam inaceitáveis. Mas algumas pessoas com Saturno na 12ª Casa dão um passo à frente. Divorciando-se daquilo que está no inconsciente, também inibem um desejo muito premente e positivo que existe dentro de todos nós; a ânsia de nos integrarmos à vida como um todo. Em vez de sentir alegria na descoberta do aparecimento de algo maior do que o self, recuam horrorizadas ao simples pensamento da dissolução de suas individualidades. Robert Desoille, um psicoterapeuta francês, inventou um termo para isso: "a repressão do sublime".
Em certos casos, sofrem um tipo de culpa ou desespero - algo dentro deles diz-lhes que eles não são tudo o que poderiam ser. Ou então sofrem bloqueios decorrentes de paranóia, um sentimento de que alguém ou algo vai destruí-los. Os livros de astrologia tradicional interpretam Saturno na 12ª Casa como "desfazendo os inimigos secretos"; mas, mais frequentemente, o inimigo é um aspecto de seu próprio self inconsciente, irritado com eles por ter sido posto de lado. Quando fazem amigos com os que rejeitaram, um sentimento de paz paira sobre a psique e eles dormem mais sossegados à noite. Se não se reconciliam com as partes de si mesmos que renegaram, então protegem-se contra invasões trancando duas vezes suas portas, olhando só para si mesmos e lembrando-se de esquecer seus próprios sonhos.
Profundos temores psicológicos difíceis de traçar podem contribuir para um constante sentimento de dúvida e de falta de confiança. Algumas vezes seus problemas se originam em dificuldades pré-natais. O útero é onde deveríamos flutuar no sentido da totalidade da vida. Se, por alguma razão, essas águas são perturbadas, futuramente vamos resistir a qualquer tipo de experiência que se assemelhe a isso. Valeria a pena, para quem tem Saturno na 12ª Casa, investigar como foi seu período de gestação. Talvez a mãe não tivesse a certeza de querer o filho na época, ou tinha preocupações com dinheiro ou sobre a disposição do pai. Por alguma razão, o embrião em desenvolvimento, através da conexão umbilical, registrou que a vida não ia bem. A criança cresce vagamente ansiosa com relação a tudo, culpada por estar viva e com pouca relação com o resto da vida.
Talvez devido a esse sentimento de culpa ou parcialmente motivado por um sentimento inato de ser responsável pelos problemas de outras pessoas, eles podem achar que têm um débito para com a sociedade, débito que pode ser pago através da prestação de serviços. Às vezes, trabalham em hospitais, em prisões, instituições de caridade ou governamentais que lidam de muitas maneiras com quem tem problemas ou carências. Outros com, Saturno na 12ª Casa podem viver seu dominante sentimento de inaceitabilidade atrás das grades ou escondidos numa enfermaria de hospital.
Alguns com Saturno nesta casa sentem terror diante de qualquer sinal de intimidade. Isso pode advir do medo de serem engolfados ou do pavor de perderem suas identidades como indivíduos separados. É possível que acreditem que só conseguem manter a autonomia afastando-se das pessoas. Ou temem que, não importa o que façam, tudo vai dar errado. Assim, evitam ligações ou compromissos com pessoas ou coisas. Esse subjacente sentimento de futilidade precisa ser trazido à superfície e explorado. Enquanto não fizerem isso, terão medo de todos os sentimentos e emoções (12ª Casa) e encontrarão refúgio vivendo basicamente "em suas cabeças".
Qualquer principio na 12ª Casa pode nos sustentar ou nos desfazer. As qualidades positivas de Saturno, tais como reconhecer seus limites naturais, e aceitação de deveres e responsabilidades e um senso comum normal podem ajudar a superar situações difíceis. Alguns exibem uma profunda sabedoria interior, capaz de guiá-los através de tempos muito difíceis. No entanto, um sentido amplo demais de separatismo em relação ao resto da vida, um enfoque por demais materialista ou a recusa em examinar problemas psicológicos pode ser causa de dor e sofrimento. Às vezes, há um voluntário desvio de atividade ou uma compulsiva necessidade de privacidade e reclusão para juntar os pedaços do self que foram abalados por um estressante encontro com a vida. Por vezes, eles podem ser levados a procurar o apoio ou a ajuda de instituições de caridade ou ligar para "qualquer coisa" a fim de pedir socorro. Por mais duro que possa ser, uma crise que precipite o pedido de ajuda aos outros pode capacitá-los a descobrir que não estão tão sozinhos no mundo como pensavam. O poeta alemão, Goethe, nascido com Saturno em Escorpião na 12ª Casa, expressou liricamente um sentimento semelhante ao escrever: "Quem nunca comeu pão com lágrimas, quem nunca passou uma noite cheia de preocupações, soluçando em sua cama, não conhece... os poderes celestiais”.
Concluindo, Saturno na 12ª Casa exige que todo o domínio do inconsciente seja olhado com seriedade. Quem tem esse posicionamento pode ter medo de explorar estas águas, mas é justamente isso o que deve ser feito. Se conseguirem ultrapassar seus medos e embarcar no barco da auto-investigação psicológica, seus esforços serão amplamente recompensados. Eles não serão apenas religados a partes decepadas de si mesmos, mas ganharão de novo um sentido de reatamento com o resto da vida nesse processo.

38 comentários:

Maria Fernandes disse...

Oi, Lara. Meu filho tem essa posição em seu mapa natal. Durante a sua gravidez, discutia com meu marido, muito passional. Meu filho tem uma alma pura e também sabe muito, percebe com maturidade as situações que envolvem as outras pessoas, mas não consegue perceber o mesmo para si. Cobra-se muito.
A minha Rs de 2013, a partir de setembro, tem está posição. A interpretação é semelhante?

Lara Moncay Reginato disse...

Sim, aplica-se a mesma, mas para um período, um ciclo, como algo que vai ser trabalhado internamente.
Obrigada pela participação.

Unknown disse...

Lara, esse post me ajudou muito!
muito grato

parabéns pelo seu trabalho!

Lara Moncay Reginato disse...

Obrigada Artur por participar.
Grata,
Lara

Nalu disse...

Oi Lara, eu tenho essa posição e, ainda por cima, em escorpião (sim, estou passando pelo retorno de saturno). Caí aqui justamente procurando textos que me ajudassem a contornar e aprender a lidar com isso. Muito bom o texto e é exatamente como eu me sinto.

lid(iane) disse...

eu entro na mesma que o goethe: saturno na 12 em escorpião. e como cai como uma luva tudo o que você escreveu! eu tenho extrema dificuldade em deixar as pessoas me conhecerem. meu retorno de saturno vai quebrar minhas pernas, logo sinto. e ótimo texto, lara. obrigada por postar :)

Anônimo disse...

Gostaria que as meninas que estao passando pelo retorno de saturno na 12 voltassem para contar como esta sendo ou como foi. Estou me preparando pro meu (inicio de sagitario).

obrigada, bjos

TheProFlyer disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
TheProFlyer disse...

Para mim, Saturno na 12ª casa está em Capricórnio, o que pode significar que as características dos dois são intensificadas, já que esse é o domicílio de Saturno. Essa configuração parece ser dominante no mapa e os problemas que a gente desenvolve a partir disso sempre permeiam todas as outras áreas da vida.
Eu to desde já me preparando pra minha Revolução de Saturno, quando estiver em capricórnio. Parece bastante tenso. =)

BigStrong disse...

Eu não entendi. Fiz uma mapa astral semi gratuito, e ele diz que tenho Saturno na casa 12, mas não diz o signo. Precisa dizer o signo? Opa, acabo de ver. Meu Saturno é em escorpião. Isso torna tudo pior ainda? Foi o que li aí nos comentários. Nossa!

Leilane Sousa disse...

Oi, obrigada por este post. Vc me descreveu perfeitamente!
Como acho que vc pode ter imaginado, tendo eu implicitamente informado que tenho saturno nesta casa, eu fiquei aterrorizada com esse texto justamente por me descrever. Mas acho que eu preciso às vezes de uns beliscões vindos de fora, pois vivo em uma concha muito bem fechada que é a minha cabeça.

Anônimo disse...

Casa cármica e dolorida. O meu está em sagitário, e pior ainda, retrogrado!! Estou aguardando o seu retorno em breve. Que o cosmos me ajude a enfrentar meus monstros internos..

Rosangela disse...

Oi Lara,

Seu blog é fantástico! eu li diversos posicionamentos do meu mapa e todos conferem com minha realidade.
Adorei.
Parabéns.

Alma Plana disse...

Muito obrigado, Lara. Achei uma óptima abordagem do tema, particularmente inovadora face ao que tenho encontrado. Vai com certeza ajudar-me com o meu saturno, retrogrado e interceptado, em Touro. Bem haja

Thales disse...

Oi, post muito interessante! Tenho Saturno na casa 12, em Sagitario, e a casa 12 também é maioria no meu mapa astral (Sol, Saturno, Mercúrio, Urano, Netuno, Pallas). Sou sagitariano e vi que Saturno vai entrar em Sagitario em 2015, o que eu achei que seria ótimo, aliviador, mas parece que não :( me identifiquei com a questão do isolamento, desde 2012 isso vem acontecendo, passo um tempo isolado, estudando mais, lendo livros diversos, e depois volto a vida social como se nada tivesse acontecido, e isso até prepcupa meus pais, eles acham que eu tenho uns períodos de depressão, e isso ocorre mais ainda depois do retorno de viagens. Você tem algo a falar sobre isso? Acho mt chato esse Saturno na casa 12 kkkk :/

Anônimo disse...

Help tenho 27 anos saturno e urano em sagitário na casa 12, sou mulher desde o final de 2012 quando saturno entrou em escorpião minha vida virou de pernas para o ar antes eu tinha uma vida super agitada trabalhava fora e nesse periodo consegui um trabalho pra fazer em casa ou seja isolamento total mas ano passado senti necessidade de voltar a trabalhar fora justamente por não aguentar esse isolamento e resultado estou a 1 ano fazendo entrevistas e nada! me sinto muito mal perdi o apetite nesse periodo emagreci bastante fiquei um bagaço feia mesmo sendo que tenho netuno na casa 1 ou seja para mim minha imagem e minha aparencia é importante acreditava que tendo um corpo boniti seria aceita e cai do cavalo fiquei só o pó, não tinha contato com pessoas ou seja sem pontes para conhecer pessoas novas, fiquei com problemas financeiros também me sentindo o pior dos seres sem contato social, se sentindo feia e sem dinheiro até minha libido caiu! conheci um cara nessa época mas ele estava extamente igual a mim desempregado e se sentindo um lixo e engordando resultado nem eu nem ele nos entregamos depois de quase 1 ano de insistencia bye cada um para seu lado e assim vou vivendo mandando curriculo a torto e a direita e nada ah e nesse periodo de 3 anos resolvi mudar de profissao tbm mas desisti é assim que está minha vida hoje espero que melhore logo esse retorno de assunto

Anônimo disse...

Eu passei por saturno na casa 12 como uma avalanche de sentimentos e mudanças. Me separei de meu ex-marido, larguei meu emprego e fui trabalhar com arte. Até hoje, valorizo muito meus momentos de solidão. Quando fico muito tempo tendo que socializar com outras pessoas, começo a me sentir cansada e irritada e preciso me recolher. É estranho, é bom e ruim ao mesmo tempo.

Anônimo disse...

Eu tenho uma casa 12 meio delicada. Saturno em áries retrogado fazendo conjunção com a lua tbm em áries , e em oposição a vênus em virgem. E eu sinto esse pavor de intimidade. Sou rainha em criar problemas, que não existem e ficar mal por eles. E não preciso nem comentar que minha vida amorosa é o maior fiasco.

Anônimo disse...

Oi..Eu tenho saturno da 12 em leão. Eu era gêmea. Minha irmã nasceu com vários problemas de saúde e faleceu uma semana depois.

Ana Rosa Santos disse...

Tenho Saturno natal na casa XII em Sagitário. O meu trabalho é na area penal. Detalhe: adoro a solidão! Parabéns! Tudo a ver comigo!

Lara Moncay Reginato disse...

Olá.
Realmente Capricórnio traz a necessidade de ficarmos mais com nós mesmos, de períodos de isolamento para recarregar as baterias, para nos centrarmos, para que possamos perceber melhor o mundo que nos rodeia. Essa necessidade não é um problema, desde que não impeça totalmente a socialização. Momentos de reclusão alternados com momentos de socialização são benéficos, os extremos, tanto de um lado quanto de outro é que são problemáticos.
Grata por seus comentários.

Lara Moncay Reginato disse...

Complementando... Um saturno que rege Capricórnio muito proeminente em uma carta natal traz essa mesma necessidade de reclusão temporária. Saturno está sempre mostrando o que temos que completar, o que ainda temos que construir.

Grimorio 111 disse...

Adorei :)

Anônimo disse...

Sempre estou no seu blog, aqui reunindo suasi nformações, para me ajudar muito Obrigado ! sou de peixes, com saturno em peixes e conjunção com o sol que está na casa 12 e sei como é isso.

plucknoty disse...

Parabéns pelo texto, me identifiquei muito!!!

Anônimo disse...

Esse meu saturno na casa 12 em libra bem complexo essa casa mesmo esse texto descreve perfeitamente.

Hadassa

Anônimo disse...

Olá Lara! Adorei o texto.
Eu tenho saturno na casa 12 em Escorpião e me identifiquei muito com o texto. Venho sentindo interesse em me desenvolver na profissão de Psicoterapeuta, considerando essa posição no meu mapa, essa profissão seria favorável?

Unknown disse...

Maravilhoso o texto, tenho saturno na casa 12 e em escorpião. Assumi que depois que li seu texto não serei a mesma pessoa, procurarei ser uma pessoa melhor. Gratidão!

Unknown disse...

Oi Lara
Tenho saturno em escorpião na casa 12 é terrível, meu pai abandonou minha mãe grávida de mim, Não sei se é por isso mais não me sinto segura nunca em relação aos homens, com o meu marido sinto que ele vai me abandonar a qualquer momento. Como se eu não fosse o bastante pra ele ficar,é uma insegurança terrível. Estou passando por momentos de depressão e pânico falta de ar, parece que de uns tempos pra cá tem piorado todos os meus planos fracassaram e eu nem sonho com mais nada. Não sei nem como reagir.

Unknown disse...

É complicado parece que todos os seus medos acontecem, um à um bem na sua frente, nem sei como lidar #desesperada se souber como aliviar os problemas compartilhe pfv.

Unknown disse...

Decadência

Noemí disse...

Também tenho Saturno retrógrado na casa 12. Estou com 36 anos e passando questões internas intensas... relacionamento com pessoas, me expor, trabalho, finanças, emocional... Tudo junto e misturado chacoalhando com crises de pânico e ansiedade. Um culpa, um juiz interno e um medo enorme de não aguentar... Fazendo terapia, comecei a meditar e faço preces. Essa culpa e dureza precisam se amenizar... O chato é sentir sintomas fisicos de tudo isso que só assustam e parecem pronunciar o fim... fora isso tenho esperança que isso passe e eu consiga ajustar me internamente pra ficar bem.

Noemí disse...

Ah, em Escorpião

Gianna disse...

Seu blog é excelente, após essa leitura consegui compreender muito mais o porquê de certas atitudes minhas, como a astrologia é fascinante e esclarecedora, gratidão por compartilhar seu conhecimento, nos ajudando a autoconhecer. Tenho saturno em capricórnio na casa 12. Gostaria saber como poderíamos trabalhar essas características? Alguma dica de terapia específica? Gratidão!!

Anônimo disse...

Também tenho saturno na casa 12 retrógrado em aquário

Unknown disse...

O texto me descreveu... sentimento de culpa(que me leva a fazer sacrifícios,a expiar), mãe que me rejeitou dentro e fora dela e não me amou, necessidade de isolamento e não conseguir expressar a dor que trago no íntimo.

Unknown disse...

Meu saturno está Capricórnio e se alguém souber fazer mapa astral e tiver curiosidade de ver meu mapa:nasci em 02/03/1960 às 03:30 em São Leopoldo no Rio Grande do Sul

Ana disse...

Saturno é sempre ruim, mas essa casa é a menos maléfica para Saturno.