Saturno na 4ª Casa

A 4ª Casa representa a base de operações a partir da qual conhecemos a vida; isso normalmente significa o nosso lar, mas também pode se aplicar ao ambiente familiar, raízes e raça. Saturno nesta casa implica em dificuldades e restrições que dizem respeito a estas áreas.
É possível que a criança com Saturno na 4ª Casa tenha vivenciado seu ambiente de primeira infância como não muito favorável, e a atmosfera dentro do lar tenha parecido fria, sem amor e de algum modo deprimente. Em alguns casos que vi, a família de origem empobreceu ou passou por dificuldades materiais enquanto a criança crescia. Em outros casos, o dinheiro não era problema, mas havia falta de intimidade emocional na família que obscurecia o sentido de integração e de bem-estar da criança. De qualquer maneira, crianças com esse posicionamento podem se sentir rejeitadas ou que a vida não é para elas. Alguns requisitos básicos de amor e de segurança não foram encontrados e, conseqüentemente, elas começam a se perguntar o que há de errado com elas. Estão famintas e não são alimentadas, ou querem colo e carinho mas parece que ninguém está junto a elas quando mais precisam. Elas começam a se achar inadequadas, defeituosas ou que falharam de alguma maneira, e seus sentimentos de "quem sou eu?" acabam se colorindo com essas desconfianças. O "eu" que reside dentro dos que têm Saturno na 4ª Casa é um "não é bastante bom para mim".
Enfim, para crianças com esse posicionamento, o sentido de segurança e de "tudo bem" não é facilmente encontrado fora delas. Em vez disso, elas terão de encontrar sua própria força, solidez, sustentação e amabilidade dentro de si mesmas. Se conseguirem isso, então, Saturno na 4ª Casa, é verdadeiramente uma bênção em matéria de disfarces pois, uma vez estabelecido nosso sentido de valor vindo de dentro, o mundo exterior nunca mais vai poder tirar isso de nós. Este é o precioso presente que um Saturno da 4ª Casa nos dá.
Em geral, isso é um problema com o pai. Às vezes, ele nunca está presente. Outras, encontra-se fisicamente presente mas está psicologicamente ausente. Ele pode ser sentido como frio, convencional, critico, materialista e rígido, ou um fardo e uma responsabilidade devido a uma doença, a problemas pessoais etc. Crianças com este posicionamento podem sentir que de alguma maneira falharam com o pai ou, o que é pior, que transgrediram não só com ele, mas com toda a família, com toda a raça, com o ambiente e, até mesmo com Deus. Elas crescem não só com um incômodo sentimento de culpa de que não são boas o bastante, mas também com muita raiva guardada e com um ressentimento dirigido aos que acham que não gostam delas ou que as julgam. Desatar este tipo de nó nunca é fácil e leva muito tempo, se é que pode ser conseguido algum dia. Um grande passo é dado quando elas perguntam a si mesmas: "Do que é que eu realmente preciso?" Elas podem achar que isso não é tão diferente daquilo que pensavam que o pai severo estava tentando enfiar-lhes goela abaixo. Ou, quando descobrem aquilo de que necessitam, começam a construí-lo ou a providenciá-lo para si mesmas e deixam o pai deprimente, ou quem quer que seja, de lado, por não lhes ter dado o que queriam. Falando positivamente, um bem aspectado Saturno na 4ª Casa poderia indicar um pai que mostra qualidades de força, profundidade, paciência e adaptação ao senso comum, aos rigores e às alegrias do mundo material.
Quem tem Saturno na 4ª Casa fica numa posição duvidosa. Muitas vezes, eles se sentem inteiramente inadequados e desconfiam dos outros, e ainda assim anseiam por algo permanente e estável em suas vidas. Alguns podem compensar esse sentimento de insegurança adquirindo terras e propriedades. Em nível mais mundano, Saturno na 4ª Casa sugere deveres e responsabilidades na esfera doméstica e problemas para estabelecer um lar. Como sempre, onde se encontra Saturno, trabalho duro, persistência e fazer o máximo de situações limitadas acaba sendo um bom negócio.
Pessoas com este posicionamento podem levar muito tempo para conseguir sua identidade e força interior; mas, uma vez encontradas, são sólidas e duram muito. Ao fazer os mapas de pessoas idosas com Saturno nesta casa, observei que na segunda metade de suas vidas elas muitas vezes descobrem aquilo que sentem que é seu verdadeiro trabalho ou missão, e se dedicam a um projeto ou a um estudo com grande afinco.
Capricórnio no Fundo-do-Céu é semelhante em muitas coisas a Saturno na 4ª Casa. A vida é construída com uma profunda necessidade de estabilidade e com a busca de um autêntico sentido do próprio valor, de propósito e de validade. Procurar essas coisas pelo lado de fora pode provar-se incerto e desapontador.

23 comentários:

Axis Mundi disse...

Nunca tinha lido uma descrição de Saturno na casa 4 tão certeira e verdadeira! Para dificultar ainda mais o sentimento tenho Saturno em oposição ao meu Sol em capricórnio na 10.

Dá para imaginar?!

Obrigada.

Unknown disse...

Eu tenho saturno,marte e juno em sagitário na casa 4.Tenho 28 anos em fevereiro completo 29 e terei meu retorno de saturno.Não me sinto bem onde nasci, mas não consigo me mudar facilmente estou em um grande conflito interno.

André S disse...

Estou passando por um grande conflito interno também Jonas. Tenho Saturno na Casa 4. Ano que vem faço 29 também, e sei que ele já voltou para a casa 4. Estou me sentindo completamente perdido.

Unknown disse...

Outro aqui a passar por esse retorno na casa 4...pensando em sair de casa, morar numa,republica

Fairy disse...

Estou com 29 e meio. Saturno na 4. Nunca me senti tao perdida, sem fé (meu saturno está em sagitário) e começo a desconfiar que estou deprimida. Obrigada por me fazerem sentir menos louca e menos sozinha. THIS TOO SHALL PASS.

Fairy disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Fairy disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Lara Moncay Reginato disse...

Grata por seus comentários.

Anônimo disse...

tenho saturno em aries retrogado na casa 4 , e eu sinto isso, as vezes sinto que a minha familia me pressiona muito, me sinto sufocada pela minha familia, quero ser livre.

Unknown disse...

Tenho saturno na casa 4 em escorpião estacionario (R), Sol em em peixes, ascendente em leão, lua em câncer, marte e venus em aries na casa 9!!!

Unknown disse...

Tenho saturno na casa 4 em escorpião estacionario (R), Sol em em peixes, ascendente em leão, lua em câncer, marte e venus em aries na casa 9!!!

Kauana disse...

Meu saturno é em peixes na casa 4 . Me sinto muito sozinha, e meu pai nunca foi presente

vania disse...

Aos 28 anos sai da casa dos meus pais, mas precisei (na época entendi assim), voltar aos 32. A descrição de saturno na casa IV foi certeira. Hoje eu sei que a minha solidez vem de dentro e independente do que acontecer eu tenho a mim mesma!

Unknown disse...

Eu tbm

A Rosa e o Lótus disse...

Nossa, realmente uma leitura da minha alma! Você faz mapa Natal?

Unknown disse...

Saturno em peixes na casa 4. várias quadraturas com Vênus,Lua e sol; respectivamente:sagitário, câncer e escorpião

24 anos e ainda não sei definir o que eu sou. a única coisa q conquistei foi sair de casa e poder bancar um aluguel pra ficar longe do ambiente tóxico dos meus pais.

por que esse sentimento de perdida é tão constante?

Cristina Ferreira disse...

Tenho Saturno na quarta casa em gêmeos. O que pode significar?

Unknown disse...

Tô chorando muito lendo isso, tenho essa posição, aliás, sou ascendente em Capricórnio e tenho Saturno na 04 em Áries e minha infância é algo que não consigo superar. Sofri mais tratos e minha mãe tentou me matar. Eu passei a vida toda me perguntando porque Deus me fez passar por tudo isso... Eu sinto um buraco enorme dentro de mim.

Cristina Ferreira disse...

Tenho saturno em gêmeos na casa 4 e foi uma descrição perfeita! E interpretando o signo + casa eu sinto que não posso ser eu mesma dentro da minha própria família e isso de certa forma me sufoca; não se tem diálogo. Problemas mal resolvidos do passado morando junto. E apesar de não ser da minha conta os respingos caem em mim e outras coisas que só se confirmaram lendo esse artigo!

Unknown disse...

É o posicionamento de Saturno no mapa da minha filha de 12 anos. Me emociono muito lendo isso. Durante anos senti culpa e remorso, mas hoje superei, entendi que fiz o melhor que pude com o conhecimento que eu tinha na ocasião. Hoje procuro dar o máximo de amor e segurança emocional a minha filha.
Na época eu não queria a gravidez. Vomitei sem parar todos os meses. Tive um parto "normal" meio agressivo, onde inclusive fizeram manobras que nem são mais permitidas. Tive depressão pós parto, todos os meus pontos abriram e tive problemas de coluna logo após o parto, não conseguia nem me levantar da cama. 2 dias depois de recebermos alta, voltei para o hospital com fortes dores e sem conseguir andar. Mas ninguém além do bebê percebeu minha depressão, o tempo passou e eu culpava minha filha por ter parado a faculdade e por não conseguir dormir durante 2 anos, já que ela acordava várias vezes durante a noite e eu trabalhava fora tb. Quando ela estava com 9 meses acabei saindo da empresa pq sem dormir não consegui trabalhar, e assim pude cuidar melhor dela, mas as coisas ficaram bem difíceis financeiramente, e assim foi por anos. Apenas há algum tempo me interessei por astrologia, física quântica e os assuntos do astral, e descobri que ela tem o sol, a lua e outros planetas em gêmeos, por isso era tão elétrica e não parava um minuto. Me arrependi muito da forma imatura como agi, embora já tivesse 25 anos na época. Hoje ela tem 12 anos e somos muito amigas, nos damos muito bem e todos os dias deixo claro meu orgulho, o quanto a amo e o quanto ela é importante e especial pra mim. Mas nos raros momentos em que sou obrigada a lhe corrigir ou chamar sua atenção (ela está entrando na adolescência, rs...) ainda vejo aquela olhar do bebê entristecido, e isso me corta o coração. A espiritualidade me mostrou o caminho certo e sou grata por isso. Muito obrigada pelo texto tão esclarecedor.🥰🥰🥰

Anônimo disse...

Igual

Anônimo disse...

Meu filho nasceu com essa posição no mapa . Quero mudar meu comportamento enquanto antes e quero ser uma boa mãe a ele.

Anônimo disse...

Tenho Saturno em Peixes na casa 4. Sai de casa muito cedo. Sinto saudades