Saturno na 4ª Casa

A 4ª Casa representa a base de operações a partir da qual conhecemos a vida; isso normalmente significa o nosso lar, mas também pode se aplicar ao ambiente familiar, raízes e raça. Saturno nesta casa implica em dificuldades e restrições que dizem respeito a estas áreas.
É possível que a criança com Saturno na 4ª Casa tenha vivenciado seu ambiente de primeira infância como não muito favorável, e a atmosfera dentro do lar tenha parecido fria, sem amor e de algum modo deprimente. Em alguns casos que vi, a família de origem empobreceu ou passou por dificuldades materiais enquanto a criança crescia. Em outros casos, o dinheiro não era problema, mas havia falta de intimidade emocional na família que obscurecia o sentido de integração e de bem-estar da criança. De qualquer maneira, crianças com esse posicionamento podem se sentir rejeitadas ou que a vida não é para elas. Alguns requisitos básicos de amor e de segurança não foram encontrados e, conseqüentemente, elas começam a se perguntar o que há de errado com elas. Estão famintas e não são alimentadas, ou querem colo e carinho mas parece que ninguém está junto a elas quando mais precisam. Elas começam a se achar inadequadas, defeituosas ou que falharam de alguma maneira, e seus sentimentos de "quem sou eu?" acabam se colorindo com essas desconfianças. O "eu" que reside dentro dos que têm Saturno na 4ª Casa é um "não é bastante bom para mim".
Enfim, para crianças com esse posicionamento, o sentido de segurança e de "tudo bem" não é facilmente encontrado fora delas. Em vez disso, elas terão de encontrar sua própria força, solidez, sustentação e amabilidade dentro de si mesmas. Se conseguirem isso, então, Saturno na 4ª Casa, é verdadeiramente uma bênção em matéria de disfarces pois, uma vez estabelecido nosso sentido de valor vindo de dentro, o mundo exterior nunca mais vai poder tirar isso de nós. Este é o precioso presente que um Saturno da 4ª Casa nos dá.
Em geral, isso é um problema com o pai. Às vezes, ele nunca está presente. Outras, encontra-se fisicamente presente mas está psicologicamente ausente. Ele pode ser sentido como frio, convencional, critico, materialista e rígido, ou um fardo e uma responsabilidade devido a uma doença, a problemas pessoais etc. Crianças com este posicionamento podem sentir que de alguma maneira falharam com o pai ou, o que é pior, que transgrediram não só com ele, mas com toda a família, com toda a raça, com o ambiente e, até mesmo com Deus. Elas crescem não só com um incômodo sentimento de culpa de que não são boas o bastante, mas também com muita raiva guardada e com um ressentimento dirigido aos que acham que não gostam delas ou que as julgam. Desatar este tipo de nó nunca é fácil e leva muito tempo, se é que pode ser conseguido algum dia. Um grande passo é dado quando elas perguntam a si mesmas: "Do que é que eu realmente preciso?" Elas podem achar que isso não é tão diferente daquilo que pensavam que o pai severo estava tentando enfiar-lhes goela abaixo. Ou, quando descobrem aquilo de que necessitam, começam a construí-lo ou a providenciá-lo para si mesmas e deixam o pai deprimente, ou quem quer que seja, de lado, por não lhes ter dado o que queriam. Falando positivamente, um bem aspectado Saturno na 4ª Casa poderia indicar um pai que mostra qualidades de força, profundidade, paciência e adaptação ao senso comum, aos rigores e às alegrias do mundo material.
Quem tem Saturno na 4ª Casa fica numa posição duvidosa. Muitas vezes, eles se sentem inteiramente inadequados e desconfiam dos outros, e ainda assim anseiam por algo permanente e estável em suas vidas. Alguns podem compensar esse sentimento de insegurança adquirindo terras e propriedades. Em nível mais mundano, Saturno na 4ª Casa sugere deveres e responsabilidades na esfera doméstica e problemas para estabelecer um lar. Como sempre, onde se encontra Saturno, trabalho duro, persistência e fazer o máximo de situações limitadas acaba sendo um bom negócio.
Pessoas com este posicionamento podem levar muito tempo para conseguir sua identidade e força interior; mas, uma vez encontradas, são sólidas e duram muito. Ao fazer os mapas de pessoas idosas com Saturno nesta casa, observei que na segunda metade de suas vidas elas muitas vezes descobrem aquilo que sentem que é seu verdadeiro trabalho ou missão, e se dedicam a um projeto ou a um estudo com grande afinco.
Capricórnio no Fundo-do-Céu é semelhante em muitas coisas a Saturno na 4ª Casa. A vida é construída com uma profunda necessidade de estabilidade e com a busca de um autêntico sentido do próprio valor, de propósito e de validade. Procurar essas coisas pelo lado de fora pode provar-se incerto e desapontador.

13 comentários:

axis mundi disse...

Nunca tinha lido uma descrição de Saturno na casa 4 tão certeira e verdadeira! Para dificultar ainda mais o sentimento tenho Saturno em oposição ao meu Sol em capricórnio na 10.

Dá para imaginar?!

Obrigada.

Jonas Holistico disse...

Eu tenho saturno,marte e juno em sagitário na casa 4.Tenho 28 anos em fevereiro completo 29 e terei meu retorno de saturno.Não me sinto bem onde nasci, mas não consigo me mudar facilmente estou em um grande conflito interno.

André Sirino disse...

Estou passando por um grande conflito interno também Jonas. Tenho Saturno na Casa 4. Ano que vem faço 29 também, e sei que ele já voltou para a casa 4. Estou me sentindo completamente perdido.

Rodrigo Marinho disse...

Outro aqui a passar por esse retorno na casa 4...pensando em sair de casa, morar numa,republica

Fairy disse...

Estou com 29 e meio. Saturno na 4. Nunca me senti tao perdida, sem fé (meu saturno está em sagitário) e começo a desconfiar que estou deprimida. Obrigada por me fazerem sentir menos louca e menos sozinha. THIS TOO SHALL PASS.

Fairy disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Fairy disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Lara Moncay disse...

Grata por seus comentários.

Karolina Nunes disse...

tenho saturno em aries retrogado na casa 4 , e eu sinto isso, as vezes sinto que a minha familia me pressiona muito, me sinto sufocada pela minha familia, quero ser livre.

Jamile Lima disse...

Tenho saturno na casa 4 em escorpião estacionario (R), Sol em em peixes, ascendente em leão, lua em câncer, marte e venus em aries na casa 9!!!

Jamile Lima disse...

Tenho saturno na casa 4 em escorpião estacionario (R), Sol em em peixes, ascendente em leão, lua em câncer, marte e venus em aries na casa 9!!!

Kauana Pereira disse...

Meu saturno é em peixes na casa 4 . Me sinto muito sozinha, e meu pai nunca foi presente

vania disse...

Aos 28 anos sai da casa dos meus pais, mas precisei (na época entendi assim), voltar aos 32. A descrição de saturno na casa IV foi certeira. Hoje eu sei que a minha solidez vem de dentro e independente do que acontecer eu tenho a mim mesma!