Marte na 12ª Casa

 
Marte mostra-se muito maníaco e inconsistente na 12ª Casa. Às vezes, como acham os Gauquelin, ele fica girando aí como um pião; e em outras ele não está à vista. Como se isso não fosse o suficiente para confundir você, ele aparece aqui e ali escondido atrás de diversas máscaras. Não é muito de Marte ser evasivo - em alguns pontos ele é enganado por um truque ou dois de Netuno.
Na 12ª Casa, a agressividade natural de Marte por vezes pode ser mascarada como uma vaga e passiva insatisfação em relação à vida: nada parece certo, mas ele não consegue dizer o que está errado. Outras vezes, Marte sai num de seus disfarces favoritos de "incrível chato", queixando-se o tempo todo a respeito de tudo o que está errado, mas não fazendo nada de construtivo para melhorar. Depois de deixar todo mundo meio doido, ele milagrosamente salta fora assim que consegue fazer alguém despejar sua fúria sobre si. Marte na 12ª Casa pode negar conscientemente seu ódio e seu dogmatismo mas, mesmo assim, pode gostar de violência e ter sonhos ou fantasias de natureza destrutiva. Escondido em algum lugar de sua psique existe um dispositivo incendiário que pode se inflamar em súbitos episódios ou num comportamento incontrolável. Para complicar mais um pouco as coisas, Marte na 12ª Casa pode ser o tal a agitar ódios guardados nos que o rodeiam; ele acaba terminando algumas batalhas que nem são suas.
Marte tem necessidade de afirmar seu senso de poder e identidade pessoais: na 12ª isso se realiza às vezes até de forma paradoxal, além de sua vontade, passando a outra pessoa ou a uma causa maior. Embora o estudo de esportistas de sucesso tenha mostrado que é nesta casa que Marte chega na frente e leva o ouro, não existe outro lugar em que Marte consiga se colocar graciosamente de lado pelos outros. A atitude de "primeiro eu" associada a este planeta pode ser substituída por um sentido de "primeiro você e eu te ajudo" ou "em vez de fazer isso só para mim, eu quero que você o faça para todos". Como isso soa nobre e, em geral o é, algumas vezes a abnegação da responsabilidade pessoal para servir a um propósito maior inspira conseqüências desastrosas. Adolf Eichmann, com Marte na 12ª Casa ajudado por Plutão na 1ª, é um desses casos. John DeLorean, o incansável executivo, aparentemente determinado a promover esquemas em grande escala, nasceu com Marte em Áries na 12ª.
O problema de Marte na 12ª Casa não é bem o de falta de briga, mas o fato de que as tropas estão voltadas para o lado errado. Em vez de usar suas energias para encarar a vida "de cabeça erguida", Marte nesta casa freqüentemente inventa estratégias imensamente eficientes para sair de situações através de escapismos ou de comportamentos autodestrutivos. Não importa em que casa Marte se encontra; ele tem necessidade de sair e de ir buscar o que deseja. Na 12ª Casa, a meta desejada pode ser a dissolução e a transcendência dos limites e das fronteiras da vida. E como Vênus na 12ª nunca consegue amar o suficiente, Marte nessa casa sente que nunca consegue fazer o suficiente. De acordo com Lois Rodden no The American Book of Charts ("O livro americano de mapas"), o ator George Sanders (Marte em Câncer na 12ª) apareceu em noventa filmes, no espaço de trinta e seis anos, porém se suicidou porque estava chateado.

Quem tem Marte na 12ª pode beneficiar-se em investigar e interpretar ativamente o significado de seus sonhos. Como Marte na 4ª e na 8ª, há também a habilidade de tomar atitudes de modo meio encoberto ou por razões não muito óbvias para os outros. Algumas vezes, as instituições públicas podem fazer parte importante de suas vidas, embora a raiva e a hostilidade possam ser desencadeadas sobre enfermeiras, guardas de prisões ou sobre algum pobre bibliotecário que não encontra o livro que está sendo procurado.

8 comentários:

Douglas Marques disse...

Que legal, Lara. Parabéns pelo blog.

cnas disse...

:)

CARLOS disse...

interessante, porem sempre digo a meus cliente que um pouco de escapismo fara muito bem, principalmente quando o sol estiver na casa dez, ffazendo a pessoa dedicar muito tempo ao trabalho, gerando stresse e rotina exagerada.

parabens a todos os astrologos do Brasil

Anônimo disse...

Esta interpretação de Marte também vale para um mapa temporário de retorno solar?

Unknown disse...

Tenho marte e Júpiter em conjunção na casa 12, em escorpião :) alguma dica? (Obrigada!)

Lara Moncay disse...

As interpretação aqui colocadas falam mais sobre o posicionamento da carta natal, os trânsitos ou revoluções tem diferentes significados, não que vá mudar significativamente, porém seus efeitos podem não ser sentidos com tanta ênfase quanto os posicionamentos natais, é uma mescla que energia que pode enfatizar uns aspectos e enfraquecer outros, temporariamente.

Lara Moncay disse...

Grata pelos comentários.

Anônimo disse...

Olá... Fiquei com muito medo da leitura, porque meu marte é em Libra, na casa 12. Meu plutão é em escorpião, na casa 1. Minha mãe tem tendências bipolares e eu tenho tendencias depressivo-maniacas. Não quero acabar como o Adolf Eichmann, mas sim quero poder achar tranquilidade! O que fazer com esses apontamentos tão negativos no mapa?!