Júpiter na 12ª Casa

O poeta Hölderlin escreveu que "onde existe a escuridão, o poder salvador também nasce". Esta é uma das mais importantes ramificações de Júpiter na 12ª Casa: justamente quando as coisas parecem mais negras e sem esperança, Júpiter aparece não se sabe de onde e salva a situação. Quem tem este posicionamento pode sentir como se tivesse um anjo da guarda que aparece de relance com uma linda surpresa.
Mas será que poderíamos dizer que isso se deve à boa sorte ou às fadas-madrinhas? O que realmente sustenta e salva as pessoas com Júpiter na 12ª é uma profunda fé na benevolência e no significado da vida, e uma abertura e uma disposição para receber qualquer coisa que lhes é trazida. Em qualquer casa em que se encontre, Júpiter está procurando um significado na vida; porém, na 12ª Casa este significado não é encontrado a não ser em algum evento ou realidade externos, mas existe em estado nascente dentro do self. Através do sentido e do significado que eles escolhem para dar a um acontecimento, quem tem Júpiter na 12ª Casa pode transformar experiências negativas em positivas e obstáculos em bênçãos.
A casa de Júpiter é onde procuramos a verdade. Na 2ª Casa isso pode ser pensado em termos de valores, de dinheiro e posses, e na 7ª Casa através de relacionamentos; mas na 12ª Casa a verdade é encontrada dentro do self, em nível de mente inconsciente. Uma espontaneidade para virar a atenção 180 graus e explorar o reino da imaginação interior de sonhos e símbolos vai ajudar aos que têm Júpiter na 12ª Casa a encontrar o tipo de verdade que estão buscando e contactar a "pessoa sábia" interior que existe em cada um e em todos eles. A liberalidade e o raio de ação do infinito, aquele quadro maior que Júpiter deseja ver ardentemente, pode ser encontrado no interior do vasto âmago da psique - um mundo além do tempo, do espaço e de qualquer limitação. Meditação, tranqüilidade, preces, retiros, música ou artes podem ser a passagem para esse mundo. Imaginem a alegria de Júpiter quando finalmente chega lá.
Correndo desesperadamente atrás de sua alegria em todas as outras direções, muitas pessoas com este posicionamento buscam em qualquer outro lugar, menos dentro de si, a realização. Um comportamento temerário, auto-indulgência em álcool e drogas, teatralidade maníaca, hipocrisia, imprudência em geral e outros traços negativos como esses podem resultar no "auto-esfacelamento" de um Júpiter de 12ª Casa.
Júpiter na 12ª Casa tende a ser o canal através do qual passam a inspiração e o dom da cura; por isso, quem tem esse posicionamento tem muito a oferecer trabalhando em hospitais, prisões e instituições de caridade. A visão ampliada que assoma em tempos de dificuldade não só traz esperança e inspiração para si mesmos como também guia outros através das suas dificuldades. Eu vi este posicionamento nos mapas de um bom número de advogados, médicos e curadores bem-dotados. Aspectos dinâmicos de Júpiter na 12ª Casa também são bons presságios para os que são internados por alguma razão. Beneficiados pelos cuidados e pela proteção que recebem, eles podem transformar esta experiência em algo positivo, ou então não precisarão ficar confinados mais tempo do que o necessário.

36 comentários:

Anônimo disse...

Quando virá saturno e os pós-saturninos nas casas? :|

Lara Moncay Reginato disse...

Logo, logo!

Luanne Ávila disse...

Tenho esse posicionamento, Lara. E me identifico fortemente com ele, aliás, considero um dos pontos mais marcantes do "meu mapa" (até onde eu compreendo), inclusive passei por tds essas fases de autoindulgência até encontrar a medicina; porém, descobri que tenho este júpiter retrógrado e ao mesmo tempo as casas 6-12 estão interceptadas em peixes e virgem, respectivamente. Dentro da casa 6, estariam o sol a 28'35 graus de aquário em conjunção com mercúrio a 3 graus de peixes.

E com exceção da oposição com mercúrio em peixes, júpiter não faz aspectos tensos.

Pode me dar uma luz? Pode me indicar algo para ler sobre isso? Descobri todas essas infos, mas está difícil ver a imagem toda.

Obrigadaaaa! Amo seu blog! Fique bem.

Lara Moncay Reginato disse...

olá Luanne, obrigada por participar. A questão das casas interceptadas só se explica pela astrologia indiana que fala que tanto os planetas retrógados como as casas interceptadas se referem a marcas de vidas passadas onde a pessoas teria tido esse mesmo posicionamento sem aproveitá-lo e por isso viria novamente com essa "energia" para desenvolvê-la. Quanto a astrologia tradicional fala apenas que esse aspecto depende da posição (latitude/longitude) e não dá maiores interpretações sobre isso. O fato de Mercúrio estar em oposição à Júpiter pode revelar uma certa dificuldade em expor, colocar em palavras e até fazer um entendimento mental do que acontece na casa 12, ou seja, você sente, percebe muitas coisas que vão além de você mesma, sem que consigas dar um significado simbólico pra isso, ou ainda, sem que seja "entendida" pelos demais. Os dois planetas se encontram em signos trocados, (Mercúrio em Peixes e Júpiter em Virgem), o que pode de certa forma amenizar o "desentendimento" digamos assim. Espero ter te ajudado com o pouco que conheço.
Abraços.
Lara

Anônimo disse...

É Luanne, achei isso muito curioso o q. disse da medicina.
Sempre fui muito agitado, ansioso, irritado, insatisfeito, até infeliz. Mas depois q. começei a fazer medicina parece q. sou outra pessoa. Encontrei-me.

(Tenho essa posição (jupter em gemeos e na casa 12)

Unknown disse...

Eu tbm tenho, a diferença é que eu ainda tô na luta pra conseguir uma vaga no curso de medicina. :( Me desejem sorte...

Att Mário Sérgio

Anônimo disse...

Oi. Tenho Júpiter na 12 em escorpião e libra... Quero ser psicóloga, esse posicionamento ajuda?
Obrigada.

Claudia Carvalho disse...

Quando era pequena caí da laje da minha casa e na queda bati a cabeça num vaso de plástico. Os médicos disseram que não aconteceu nada de mais. Apenas tive que ficar um tempo no hospital para verem se não teria mais algum problema, e não teve.

Andresa disse...

Esse anjo da guarda que sempre aparece pra nos ajudar é a nossa fé que sempre existe algo maior nos protejendo de tudo ruim que existe..
No meu caso tenho júpiter em sagitário na casa 12, ele faz apenas aspecto com o mc , em partes ajuda porque ele está no signo que rege,mas ele não faz muito contato com outros planetas..

Amanda disse...

Tenho Jupter na 12 em escorpião. Ele se encontra em trígono com Saturno na 5 em peixes, porém Saturno está retrógrado no meu mapa. O que este posicionamento significa? Gostaria de entender melhor, tenho algumas idéias mas com a retrogradação de Saturno fico imaginando se esse posicionamento é tão auspicioso quanto parece.

sophiapekkala disse...

Que lindo o pessoal de Júpiter na 12 se encontrando na medicina! A minha história tb é basicamente essa: tenho Júpiter em leão na 12 e passei por essa fase bem difícil de auto indulgência, procurando paz de espírito externamente para não encarar meus problemas. Mas se isso não tivesse acontecido não teria aprendido as lições mais importantes da minha vida e não seria quem sou hoje. Ah, e sou médica pra variar haha.
Adorei o site!

Gilberto Brito disse...

Oi Lara!
Gostei da sua abordagem.
Faço aniversário hoje e acabei de calcular minha revolução solar para 08:55.
Júpiter conjunção exata com Venus em Leão na casa XII.
Posso abusar um pouquinho da sua experiência?
Obrigado e Parabéns!

heberhes disse...

Oi Lara!
Preciso comentar que o teu blog tem os textos mais ricos e amplos em conhecimento à respeito do conhecimento da astrologia. São, ainda muito precisos e verdadeiros. Nessa jornada, tudo isso tem me ajudado muito! Gosto de comentar sobre um assunto tão especial, gostoso. Acho muito bacana que durante toda a minha pesquisa quanto aos posicionamentos, significados, etc, sempre tive uma boa base nos teus textos. Fico muito honrado com um conteúdo tão bom, tão gentilmente dado. Parabéns e muito obrigado!
Beijos e abraços,
Heber Host

Unknown disse...

Olá! A casa 12 sempre me deixou curiosa, pois tenho plutão e Júpiter em conjunção com Saturno nessa casa. A lua na casa 6 em peixes. Sou muito indecisa qto a profissão. Vc tem algum dica? Grata Rafaela

Anônimo disse...

tenho Júpiter em peixes na casa 12 retrógado e sinto que sou protegida em situações de perigo sempre em última hora acontece uma coisa pra me salvar pode ser o que for sempre escapo das situações agunizantes.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lara Moncay Reginato disse...

Muito grata por seus comentários.

Unknown disse...

Tenho Júpiter conjunto a Marte na casa 12, em escorpião. Tenho uma sede enorme de verdade e justiça, mas igualmente com uma necessidade de me encontrar pessoal e profissinalmente.

Anna disse...

Me identifico muito com esse posicionamento, deve até ser o mais forte no meu mapa. Tenho Júpiter em escorpião na 12°, fiquei internada 1 ano e 2 meses, mas adotei uma postura diferente da que a maioria das pessoas que estavam comigo, até pra uma segurança emocional eu preferi enxergar aquilo como algo que me ajudaria a evoluir como pessoa, e realmente foi isso que aconteceu.

Avalon disse...

Olá, também tenho esse posicionamento e apesar de eu trabalhar em farmácia minha vida inteira e de certa forma ajudar, orientar pessoas, sinto que meu chamado se dá nas questões espirituais, pois tenho vontade de me aprofundar como terapeuta holístico ou psicólogo. Você em algum momento se já se sentiu inclinada a essas questões?

Anônimo disse...

Esse meu júpiter na casa 12 tá em escorpião.

Hadassa

Anônimo disse...

Passei por algo bem parecido quando tinha apenas 3 anos!!! Tenho júpiter em áries na casa 12, curso Direito e finalmente sinto que estou exatamente onde deveria estar.

Victor Gustavo disse...

Tbm tenho Jupiter na casa 12. Mas nunca pensei em fazer trabalhar em hospitais,etc.
Vou refletir sobre isto.

Marcia disse...

Estou com este aspecto de Júpiter em Libra na casa 12 no meu mapa. Engraçado agora que percebi a atuação deste transito na minha vida, desde o ano passado venho sentindo algo e vieram me acontecendo situações de mudanças e parece que está acentuando a minha percepção... uma inquietação, insatisfação e justamente neste momento que se aproxima a saída dele, para casa 1 no meu ascendente. O que pode significar esta energia que está se aproximando que parece que fica mais forte? To precisando que me ajude.

Anônimo disse...

Sofri um traumatismo craniano qndo criança por cair de uma bicicleta foi tenso... mas não tenho nenhuma sequela antes de eu cair uma mulher vestida de branco com 1 bebê disse pra mim não ir, mas eu fui...depois da queda ela foi lá me socorrer me pegou no colo me levou até minha mãe ficou td ensanguentada nunca mais vimos nem sabemos quem era, minha mãe disse q era meu anjo da Guarda... tenho Júpiter em Leão na casa 12... Marte na casa 1(dizem q esse marte trás cicatriz na cabeça)

magali disse...

Que bom. Passei por uma depressão profunda e com muitas crises existenciais. Foi uma fase que trouxe outras formas de ver o mundo e lhe dar com as coisas. Sou advogada, sinto como se eu tivesse dividas com as pessoas, quero ajuda-las.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Eu amo ajudar o próximo seja ouvindo...seja cuidando...seja orando por eles...a vida toda vivi servindo o outro e isso sempre me fez bem...Amo psicologia terapêutica,assim como tenho muita vontade de pertencer há alguma instituição de caridade...4 anos atrás tive síndrome do pânico, sentia que tinha uma proteção muito forte ao meu lado,passou pouco tempo e eu já estava curada...Acredito sempre que tudo tem um porque e que Deus está comigo o tempo todo. Amo as suas explicações!.Eu tenho sol em câncer, mercúrio em #câncer e Júpiter em gêmeos na casa 12.

Nácer disse...

...aliadas à medicina, as práticas energéticas,como o Reiki, p ex, vão ganhando mais espaço...

very disse...

Tenho lua e jupter na casa 12, na infância atropelada por um carro,bati a cabeça. Fiquei com sequelas. Não saio de casa jamais, passo tempo todo estudando, perdi meu pai e padrasto para o suicídio!

Leticia disse...

Tenho júpiter em sagitário na 12 oposto a mercúrio e vênus (em gêmeos na 6), não sei o que significa. Plutão também na 12, mas em Escorpião. Sou reikiana, porém tenho muitas dúvidas quanto ao caminho que devo seguir. Canto e pinto como uma forma de autocura. Também sinto que devo ir pra longe de onde moro.

Anônimo disse...

Faz todo sentido. Hj sou mestra em Reiki Ushui e considero essa experiência como divisor de águas em minha existência. Tenho Plutão, júpiter e Saturno na casa 12 em libra

Catarina disse...

Tb tenho mercurio em peixe e jupiter em peixe casa 12

Catarina disse...

Voltei a praticar reiki há pouco tempo

Paula Farias disse...

Boa noite ! Estou fazendo o Curso de Terapia Holistica , e estou no curso de Astrologia . Comecei á estudar o meu Mapa Astral , e tenho Júpiter na minha casa 12 e Touro . Bem eu Não estudei medicina ... Mas acabei seguindo a religião dentro da espiritualidade, descobri que tinha missão na Religião e durante 8 anos briguei contra isso , mas também não parava em emprego nenhum e nem consegui me formar em Contabilidade por N Fatores . Bem cá estou eu seguindo a Espiritualidade e a religião como Mãe de Santo que tanto relutei em aceitar e só sofri com isso. Amo minha Religião mas amo o oculto e o misticismo tudo que envolva o Oculto . Agora estou me sentindo cada vez mais realizAda , minha vida passou á fluir como nunca , tenho conseguido ajudar muita gente tanto dentro da Minha Religião , como na espiritualidade como um todo por conta do Curso ! Realmente achei meu Eu e para o que fui feita no mundo pessoal , espiritual e profissional . Ainda ajudo as pessoas , expando mais conhecimento , e ainda trabalho no que eu amo ! E o caminho era Este trabalhar para a espiritualidade , e obter mais conhecimento ...

Anônimo disse...

Olá, Lara! Me identifiquei muito com sua análise a ponto de deixar aqui minha experiência tendo júpiter na 12 em Escorpião. Desde muito nova desenvolvi uma conversa interna muito profunda que não sei definir em palavras. Passei a vida buscando religiões e ensinamentos que me ampliassem o sentido da vida, de minha própria existência. Porém nunca consegui me identificar com as limitações doutrinárias que observei em todas as religiões, que mais proporcionavam ruído e ego do que um real encontro de si.
Sinto que a espiritualidade se manifesta de diversas formas, talvez em tudo mas principalmente em mim, num encontro solitário e misterioso ao qual entendo mas jamais conseguirei explicar.

Repito aqui esta sua passagem:
"A liberalidade e o raio de ação do infinito, aquele quadro maior que Júpiter deseja ver ardentemente, pode ser encontrado no interior do vasto âmago da psique - um mundo além do tempo, do espaço e de qualquer limitação".