O Sol na 12ª Casa

Existe uma discrepância arquetípica entre o principio solar e a essência da 12ª Casa. O dever do Sol é estabelecer, esclarecer e perpetuar uma identidade separada, enquanto a 12ª Casa envia forças que tentam dissolver, minar, desestruturar e subverter as fronteiras do ego individual. Resolver este conflito requer que o sentido de Eu da pessoa estenda sua esfera de ação além da mais simples e normal capacidade de conscientização. Com o Sol na 12ª Casa o ego precisa desempenhar seu papel como servidor da alma.
Quem tem o Sol na 12ª Casa deve aprender a manipular as margens entre o pessoal e o universal, entre o consciente e o inconsciente, entre o ego individual e o self coletivo. Isso é um desafio; o ego pessoal precisa ser bastante flexível para permitir a entrada desses elementos, porém não muito frágil a ponto de ser sobrepujado por eles.
No esforço para manter uma identidade sólida e firme a pessoa pode rejeitar a existência de um inconsciente pessoal ou coletivo conjuntamente. Em nome do esclarecimento e da razão são erguidas barreiras para proibir a entrada de qualquer coisa vaga, irracional, mística ou transpessoal. A patrulha dos limites do dia segue as ordens do ego com o máximo de alerta e vivacidade, mas os guardas da noite são notoriamente ineficientes. Logo que eles adormecem no trabalho tudo o que ficou oculto ou afastado da consciência escorrega e invade. (Foi Robert Frost quem escreveu: "Existe aí algo que não admite barreiras”). Na manhã seguinte, a patrulha do dia está de volta ao trabalho e os intrusos são expulsos novamente. E, conforme a coisa prossegue, grandes reservas da energia psíquica são gastas para manter uma parte de nós mesmos afastada da outra parte. Alienados dos aspectos de nossa própria maquilagem, não é de surpreender que soframos tantos conflitos e doenças, isso para não mencionar o sentimento de que somos rejeitados pelas outras pessoas. Ao Sol na 12ª, no entanto, é dada a oportunidade de juntar os dois lados do self - o pessoal e o universal, o consciente e o inconsciente, numa tentativa de ajudá-los a serem amigos um do outro.
 
A coalizão entre as forças do ego e as ocultas, o reino mais profundo da psique, é potencialmente muito fecunda. Quem tem o Sol nesta casa pode agir como um canal ou um médium para a expressão de imagens míticas ou arquetípicas do inconsciente coletivo, seja através da arte, da poesia, da dança, da música ou de alguma forma de trabalho psíquico. Sua sensitividade e abertura para aquilo que está além dos requisitos do self individual torna-os servidores efetivos e curadores que respondem às necessidades dos outros. Eles podem ser usados como veículos para invocar mudanças em nível coletivo. De algum modo, a identidade pessoal encontra e incorpora algo maior e mais universal.
 
De acordo com as tradicionais associações da 12ª Casa, quem tem o Sol nesta posição pode ter de empregar muito tempo consigo mesmo. Tão receptivos aos outros, eles absorvem continuamente influências do ambiente exterior. Períodos de afastamento e de retiro ajudam-nos a se desprender daquilo que pegaram e a conseguir novamente o sentido de seus próprios limites. Algumas vezes, crises e confinamentos precedem uma experiência de despertar e de iluminação. Outros poderão estar tão confusos e desviados pelas forças inconscientes, ou por elementos de fora, que levar uma vida normal no dia-a-dia é por demais embaraçoso.
 
Várias formas de instituições fazem parte de suas vidas. A vocação poderia envolver trabalhos em hospitais, prisões, museus, bibliotecas etc. Alguns livros sobre astrologia sugerem que quem tem o Sol na 12ª Casa teria usado seu poder para fins egoístas em vidas anteriores. Agora eles têm de usar seu poder para ajudar outras pessoas ou viver a experiência de ficar à mercê da autoridade alheia. Orgulho e arrogância ocultos ou a crença inconsciente de que o mundo lhes deve algo e que deveria inquestionavelmente reconhecê-los como especiais, podem causar problemas.
 
O Sol é um princípio masculino e, na nebulosa 12ª Casa, poderia significar alguma confusão junto ao pai ou outros homens na vida, ou então sacrifícios que serão feitos com relação a eles. Às vezes existe um forte laço psíquico com o pai.

35 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Olá, Lara :)
Teu blog é super informativo, me tirou várias dúvidas!
Tenho Sol, lua, vênus, mercúrio, saturno, urano e netuno na casa XII.
Sol e lua em sagitário, os outros em capricórnio (asc em capricórnio tb).
Algum conselho?

Manoel Rosa disse...

Tava tendo alguns problemas em canalizar essa energia universal que vem em torrentes, e as energias mal resolvidas contidas na convivencia. Essa imersão no incosciente e a luta do consciente para tornar ciente essa parte oculta.Espero que com o que pude assimilar de teus escritos, encontre essa luz que tenta me guiar. Agradeço, és muito especial.

Unknown disse...

Eu tenho o sol em leão na casa 12 e vênus em virgem na casa 12 e mercúrio em virgem na casa 12 isso é ruim,n conseguir interpretar .

Unknown disse...

Eu tenho o sol em leão na casa 12 e vênus em virgem na casa 12 e mercúrio em virgem na casa 12 isso é ruim,n conseguir interpretar .

Unknown disse...

É impressionante como a expressão desse conflito tem se tornado cada vez mais evidente em minha vida.
Sol e Júpiter em câncer na 12, junto a mercúrio em leão. Sinto a necessidade do destaque bem como a do isolamento. Tenho períodos em que minha mente parece diluir-se em meio a atmosfera que me cerca. As tragédias, a guerra, a consciência de uma grande teia de manipulação em massa, tudo isso me dói e me perturba ao ponto de as vezes não sentir vontade de viver tal realidade é apenas fugir para o campo, para os rios, para natureza.
Me identifico com a ajuda ao próximo, me emociono com histórias e tenho uma imaginação muito além da fertilidade.
Mas é chegado um momento da vida em que sinto que preciso fazer escolhas e seguir meus instintos, o único problema é que decifrar uma 12a casa colorida pela materialidade do caranguejo e ocupada pelo astro rei, pelo gigante benevolente e pela mente e inteligência em si. Sinto essa nebulosidade em torno dos assuntos que a minha casa 12 abriga. Especialmente a identidade.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Meu sol é em cancer na casa 12. Ta explicado porque sou tão complexa e conflituosa. Gosto de ficar sozinha e não gosto das obrigações do dia a dia. Me sinto um robô as vezes e não vejo muito sentido na vida. Sou muito bem casada e tenho uma filha linda. Mas não consigo me sentir completa. Sempre tenho uma sensação de vazio. Perdi meu pai aso 18 anos (hoje tenho 29) e não consigo tirar "ele" de mim. Sempre tive problemas em compreender sentimentos de mim para com pessoas do sexo oposto. Tenho grande sensibilidade e creio que tenho o "poder" de ler as pessoas: se são boas ou não, sinceras ou falsas... ODEIO hipocrisia e sou muito direta em tudo que falo e faço. Gerando grande incompreensão das pessoas. Me sinto cansada de viver por muitas vezes desejando a morte para acabar logo com essa angústia que sempre me acompanha

Unknown disse...

Sol em peixes casa 12 e mercúrio aquário tb na casa 12. Me sinto muito perdida as vezes, as vezes forte as vezes fraca, indefinida, conflitante. Agradeço ajuda p esclarecer melhor algumas impressões. Obrigada

Unknown disse...

Gostaria de entender melhor a frase:Quem tem o Sol nesta casa pode agir como um canal ou um médium para a expressão de imagens míticas ou arquetípicas do inconsciente coletivo.

Unknown disse...

Gostaria de entender melhor a frase:Quem tem o Sol nesta casa pode agir como um canal ou um médium para a expressão de imagens míticas ou arquetípicas do inconsciente coletivo.

Unknown disse...

Sol em peixes casa 12 e mercúrio aquário tb na casa 12. Me sinto muito perdida as vezes, as vezes forte as vezes fraca, indefinida, conflitante. Agradeço ajuda p esclarecer melhor algumas impressões. Obrigada

Unknown disse...

Vejo o trecho destacado como uma forma de explicar o quão conectados com o divino estão as pessoas com forte influência pisciana, quer tenham consciência disso ou não. Expressão artística, dom do conforto ao próximo e outras dádivas relacionadas a Netuno, casa 12 e peixes.

Anônimo disse...

Olá a todos sou um pisciano com ascendente também em peixes na casa 12. Eu tenho uma forte mediunidade porém não sei direcioná-la muito, não sou prático para estudos e para o trabalho humano. Preso em meu próprio mundo e pensamentos, me dou bem com a escrita porém as vezes desisto dos projetos, trabalho com o baralho cigano, e todos os assuntos que voltam ao espiritual, vejo que não tem outra saída, é como se fosse um talento uma vocação minha natural como presente nesta vida, mas a sociedade e o homem, ainda vê isso como uma marginalidade, ou com olhos pobres, enaltecem o trabalho de terno e gravata e um bom diploma, eu sou contra a todos os principios de um ser humano na sociedade, minha mente parece explodir sinto tudo a minha volta, tenho lua em Cancer, e não consigo deixar qualquer um entrar em meu espaço, meio do céu em Sagitário, dizem que vou me realizar estudando a filosofia, ou estes meios aventureiros, liberdade. mas preciso de ajuda, ajudem ?

Unknown disse...

Meus caros vizinhos do condomínio Pisces XII,
A nivel de curiosidade, quantos de vocês são personalidade tipo INFP?

Para quem ainda não souber, segue link do teste:
https://www.16personalities.com/br/teste-de-personalidade

Lara Moncay Reginato disse...

Grata, muito grata, pelos comentários.

Rix disse...

Laura, muito obrigada por postar esta descrição do sol na 12, está muito detalhada e clara. Ler seu post me ajudou a esclarecer algumas dúvidas sobre essa posição do sol no meu mapa.

=)

Unknown disse...

Eu tenho sol em sagitario na casa 12 e tb o nodo norte nesta casa. Isso eh bom ou ruim?

Unknown disse...

Eu tenho sol em sagitario na casa 12 e tb o nodo norte nesta casa. Isso eh bom ou ruim?

Unknown disse...

Eu tenho sol em sagitario na casa 12 e tb o nodo norte nesta casa. Isso eh bom ou ruim?

Anônimo disse...

Meu sol é em touro na 12• casa.Fiquei muito chocada com todo o texto! Maravilhoso!

CMC disse...

Sol Interior

Dia dos mortos sem chuva,
Sol entrando pelas janelas,
Caminhando pelos corredores,
Adentrando os porões e seus cantos escuros,
Iluminado o interior e colocando para fugir
Todas as criaturas da noite.

Os vampiros e outras criaturas tenebrosas
Saíram dos cantos escuros e foram fulminados
Pela luz do sol interior na casa doze,
Liberando a virtude da alma aprisionada.

Sol da consciência e da lucidez
Que se chega a todos os cantos escuros
E faz um eterno dia de sol
Na noite dos tenebrosos.

J.Nunes

http://poesiamisticaimparcialista.blogspot.com.br/2016/11/sol-interior.html

Joana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Joana disse...

Eu fiz o teste e deu personalidade INFP. Tenho sol e mercúrio na casa 12 em leão, além do asc em leão. Sou bem introvertida e reservada e estou smp disposta a ajudar as pessoas muitas vezes negligenciando as minhas necessidades, mas como boa leonina se não me dão valor vou embora, e sou ótima em sumir!

Cláudio dos Anjos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Xing Ling disse...

Eu tenho sol e Marte na casa 12. Entendo exatamente quando você menciona sobre essa "patrulha". Por muitos anos foi muito difícil administrar muitos comportamentos inadequados para a vida racional e prática de uma engenheira. Sim, meu ego foi tão eficiente que estudei engenharia e negava todas as insinuações que chegavam na minha mente, os símbolos, as analogias.. Isso resultou em depressão. Hj eu sei que vim para esse mundo para ñ ser, sendo.

Unknown disse...

Lendo isso da vontade de morrer

Cláudio dos Anjos disse...

Sol, Mercúrio e Netuno
estão em ♑ na 🏠 9,
mas o que mais esmaga minha alma mesmo é Marte ascendendo na 🏠 12 :/

Anônimo disse...

Tenho sol em áries na 12
Me sinto muito bem resolvida
Quanto mais sei de mim mas segura e orgulhosa me sinto.
Amo ajudar seja lá quem for ajudo com amor e dedicação
Sou muito espiritualizada amo rezas tercos japamala creio muito em Deus
Não sei lidar com as dores minhas e as do mundo. Preciso constantemente de paz e silêncio

Anônimo disse...

TENHO SOL E LUA EM ÁRIES NA CASA 12
MAS MEU PROBLEMA MAIOR É MARTE EM PEIXES

CMC disse...

tenho Áries, sol E KIRON na casa 12, é terrível... É existir dentro de um PORÃO muito iluminado, no entanto, um ESCONDERIJO, é ter muita força e não ter onde empregá-la... é como estar armado até os dentes e não ter uma BATALHA, não ser convocado para a batalha.

Unknown disse...

Nao pense assim! Nosso mapa oferece outras possibilidades! Tem que ver o mapa todo!!
A Madona tem o sol na casa 12😱😱!!!

Unknown disse...

Vc vai descobrir suas batalhas! Talvez trabalhando como mediun vc vai gastar essa energía! Eu tbm sou parecisa, sol em leao na 12. Na espiritualidade encontrei equilibrio e conforto. Kardecismo depois Umbanda

Unknown disse...

Oi. Gostaria de falar cin vc. Vc tem face?

Anônimo disse...

Tenho sol em leão na casa 12, marte em leão na casa 12, mercúrio em leão na casa 12 e jupter na casa 12. E confesso que sou uma bagunça em pessoa, a espiritualidade me impressiona muito e ela de certa forma me puxa me incentivar. Eu sempre ajudei muitas pessoas, sempre me sinto muito bem assim. Confesso que ter tantas casa 12 me assusta, mas cada vez que leio sobre eu consigo me auto conhecer, muitas pessoas vê cas 12 como algo terrível. Mas a realidade é que é uma casa misteriosa, e nunca foi descoberta 100%. Se você tem essa casa invista em auto conhecimento, que vc verá que não é um terror assim, é mais uma tarefa a concluir aqui na terra