O Sol na 12ª Casa

Existe uma discrepância arquetípica entre o principio solar e a essência da 12ª Casa. O dever do Sol é estabelecer, esclarecer e perpetuar uma identidade separada, enquanto a 12ª Casa envia forças que tentam dissolver, minar, desestruturar e subverter as fronteiras do ego individual. Resolver este conflito requer que o sentido de Eu da pessoa estenda sua esfera de ação além da mais simples e normal capacidade de conscientização. Com o Sol na 12ª Casa o ego precisa desempenhar seu papel como servidor da alma.
Quem tem o Sol na 12ª Casa deve aprender a manipular as margens entre o pessoal e o universal, entre o consciente e o inconsciente, entre o ego individual e o self coletivo. Isso é um desafio; o ego pessoal precisa ser bastante flexível para permitir a entrada desses elementos, porém não muito frágil a ponto de ser sobrepujado por eles.
No esforço para manter uma identidade sólida e firme a pessoa pode rejeitar a existência de um inconsciente pessoal ou coletivo conjuntamente. Em nome do esclarecimento e da razão são erguidas barreiras para proibir a entrada de qualquer coisa vaga, irracional, mística ou transpessoal. A patrulha dos limites do dia segue as ordens do ego com o máximo de alerta e vivacidade, mas os guardas da noite são notoriamente ineficientes. Logo que eles adormecem no trabalho tudo o que ficou oculto ou afastado da consciência escorrega e invade. (Foi Robert Frost quem escreveu: "Existe aí algo que não admite barreiras”). Na manhã seguinte, a patrulha do dia está de volta ao trabalho e os intrusos são expulsos novamente. E, conforme a coisa prossegue, grandes reservas da energia psíquica são gastas para manter uma parte de nós mesmos afastada da outra parte. Alienados dos aspectos de nossa própria maquilagem, não é de surpreender que soframos tantos conflitos e doenças, isso para não mencionar o sentimento de que somos rejeitados pelas outras pessoas. Ao Sol na 12ª, no entanto, é dada a oportunidade de juntar os dois lados do self - o pessoal e o universal, o consciente e o inconsciente, numa tentativa de ajudá-los a serem amigos um do outro.
 
A coalizão entre as forças do ego e as ocultas, o reino mais profundo da psique, é potencialmente muito fecunda. Quem tem o Sol nesta casa pode agir como um canal ou um médium para a expressão de imagens míticas ou arquetípicas do inconsciente coletivo, seja através da arte, da poesia, da dança, da música ou de alguma forma de trabalho psíquico. Sua sensitividade e abertura para aquilo que está além dos requisitos do self individual torna-os servidores efetivos e curadores que respondem às necessidades dos outros. Eles podem ser usados como veículos para invocar mudanças em nível coletivo. De algum modo, a identidade pessoal encontra e incorpora algo maior e mais universal.
 
De acordo com as tradicionais associações da 12ª Casa, quem tem o Sol nesta posição pode ter de empregar muito tempo consigo mesmo. Tão receptivos aos outros, eles absorvem continuamente influências do ambiente exterior. Períodos de afastamento e de retiro ajudam-nos a se desprender daquilo que pegaram e a conseguir novamente o sentido de seus próprios limites. Algumas vezes, crises e confinamentos precedem uma experiência de despertar e de iluminação. Outros poderão estar tão confusos e desviados pelas forças inconscientes, ou por elementos de fora, que levar uma vida normal no dia-a-dia é por demais embaraçoso.
 
Várias formas de instituições fazem parte de suas vidas. A vocação poderia envolver trabalhos em hospitais, prisões, museus, bibliotecas etc. Alguns livros sobre astrologia sugerem que quem tem o Sol na 12ª Casa teria usado seu poder para fins egoístas em vidas anteriores. Agora eles têm de usar seu poder para ajudar outras pessoas ou viver a experiência de ficar à mercê da autoridade alheia. Orgulho e arrogância ocultos ou a crença inconsciente de que o mundo lhes deve algo e que deveria inquestionavelmente reconhecê-los como especiais, podem causar problemas.
 
O Sol é um princípio masculino e, na nebulosa 12ª Casa, poderia significar alguma confusão junto ao pai ou outros homens na vida, ou então sacrifícios que serão feitos com relação a eles. Às vezes existe um forte laço psíquico com o pai.

22 comentários:

Fernanda Bavaresco disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fernanda Bavaresco disse...

Olá, Lara :)
Teu blog é super informativo, me tirou várias dúvidas!
Tenho Sol, lua, vênus, mercúrio, saturno, urano e netuno na casa XII.
Sol e lua em sagitário, os outros em capricórnio (asc em capricórnio tb).
Algum conselho?

Manoel Rosa disse...

Tava tendo alguns problemas em canalizar essa energia universal que vem em torrentes, e as energias mal resolvidas contidas na convivencia. Essa imersão no incosciente e a luta do consciente para tornar ciente essa parte oculta.Espero que com o que pude assimilar de teus escritos, encontre essa luz que tenta me guiar. Agradeço, és muito especial.

JESSICA ROSA disse...

Eu tenho o sol em leão na casa 12 e vênus em virgem na casa 12 e mercúrio em virgem na casa 12 isso é ruim,n conseguir interpretar .

JESSICA ROSA disse...

Eu tenho o sol em leão na casa 12 e vênus em virgem na casa 12 e mercúrio em virgem na casa 12 isso é ruim,n conseguir interpretar .

David Marcelo Costa disse...

É impressionante como a expressão desse conflito tem se tornado cada vez mais evidente em minha vida.
Sol e Júpiter em câncer na 12, junto a mercúrio em leão. Sinto a necessidade do destaque bem como a do isolamento. Tenho períodos em que minha mente parece diluir-se em meio a atmosfera que me cerca. As tragédias, a guerra, a consciência de uma grande teia de manipulação em massa, tudo isso me dói e me perturba ao ponto de as vezes não sentir vontade de viver tal realidade é apenas fugir para o campo, para os rios, para natureza.
Me identifico com a ajuda ao próximo, me emociono com histórias e tenho uma imaginação muito além da fertilidade.
Mas é chegado um momento da vida em que sinto que preciso fazer escolhas e seguir meus instintos, o único problema é que decifrar uma 12a casa colorida pela materialidade do caranguejo e ocupada pelo astro rei, pelo gigante benevolente e pela mente e inteligência em si. Sinto essa nebulosidade em torno dos assuntos que a minha casa 12 abriga. Especialmente a identidade.

David Marcelo Costa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
mariana reis de castro disse...

Meu sol é em cancer na casa 12. Ta explicado porque sou tão complexa e conflituosa. Gosto de ficar sozinha e não gosto das obrigações do dia a dia. Me sinto um robô as vezes e não vejo muito sentido na vida. Sou muito bem casada e tenho uma filha linda. Mas não consigo me sentir completa. Sempre tenho uma sensação de vazio. Perdi meu pai aso 18 anos (hoje tenho 29) e não consigo tirar "ele" de mim. Sempre tive problemas em compreender sentimentos de mim para com pessoas do sexo oposto. Tenho grande sensibilidade e creio que tenho o "poder" de ler as pessoas: se são boas ou não, sinceras ou falsas... ODEIO hipocrisia e sou muito direta em tudo que falo e faço. Gerando grande incompreensão das pessoas. Me sinto cansada de viver por muitas vezes desejando a morte para acabar logo com essa angústia que sempre me acompanha

Fernanda disse...

Sol em peixes casa 12 e mercúrio aquário tb na casa 12. Me sinto muito perdida as vezes, as vezes forte as vezes fraca, indefinida, conflitante. Agradeço ajuda p esclarecer melhor algumas impressões. Obrigada

Fernanda disse...

Gostaria de entender melhor a frase:Quem tem o Sol nesta casa pode agir como um canal ou um médium para a expressão de imagens míticas ou arquetípicas do inconsciente coletivo.

Fernanda disse...

Gostaria de entender melhor a frase:Quem tem o Sol nesta casa pode agir como um canal ou um médium para a expressão de imagens míticas ou arquetípicas do inconsciente coletivo.

Fernanda disse...

Sol em peixes casa 12 e mercúrio aquário tb na casa 12. Me sinto muito perdida as vezes, as vezes forte as vezes fraca, indefinida, conflitante. Agradeço ajuda p esclarecer melhor algumas impressões. Obrigada

David Marcelo Costa disse...

Vejo o trecho destacado como uma forma de explicar o quão conectados com o divino estão as pessoas com forte influência pisciana, quer tenham consciência disso ou não. Expressão artística, dom do conforto ao próximo e outras dádivas relacionadas a Netuno, casa 12 e peixes.

Anônimo disse...

Olá a todos sou um pisciano com ascendente também em peixes na casa 12. Eu tenho uma forte mediunidade porém não sei direcioná-la muito, não sou prático para estudos e para o trabalho humano. Preso em meu próprio mundo e pensamentos, me dou bem com a escrita porém as vezes desisto dos projetos, trabalho com o baralho cigano, e todos os assuntos que voltam ao espiritual, vejo que não tem outra saída, é como se fosse um talento uma vocação minha natural como presente nesta vida, mas a sociedade e o homem, ainda vê isso como uma marginalidade, ou com olhos pobres, enaltecem o trabalho de terno e gravata e um bom diploma, eu sou contra a todos os principios de um ser humano na sociedade, minha mente parece explodir sinto tudo a minha volta, tenho lua em Cancer, e não consigo deixar qualquer um entrar em meu espaço, meio do céu em Sagitário, dizem que vou me realizar estudando a filosofia, ou estes meios aventureiros, liberdade. mas preciso de ajuda, ajudem ?

David Marcelo Costa disse...

Meus caros vizinhos do condomínio Pisces XII,
A nivel de curiosidade, quantos de vocês são personalidade tipo INFP?

Para quem ainda não souber, segue link do teste:
https://www.16personalities.com/br/teste-de-personalidade

Lara Moncay disse...

Grata, muito grata, pelos comentários.

Rix disse...

Laura, muito obrigada por postar esta descrição do sol na 12, está muito detalhada e clara. Ler seu post me ajudou a esclarecer algumas dúvidas sobre essa posição do sol no meu mapa.

=)

Holden Caulfield disse...

Eu tenho sol em sagitario na casa 12 e tb o nodo norte nesta casa. Isso eh bom ou ruim?

Holden Caulfield disse...

Eu tenho sol em sagitario na casa 12 e tb o nodo norte nesta casa. Isso eh bom ou ruim?

Holden Caulfield disse...

Eu tenho sol em sagitario na casa 12 e tb o nodo norte nesta casa. Isso eh bom ou ruim?

Anônimo disse...

Meu sol é em touro na 12• casa.Fiquei muito chocada com todo o texto! Maravilhoso!

Blog Cidade de Marília disse...

Sol Interior

Dia dos mortos sem chuva,
Sol entrando pelas janelas,
Caminhando pelos corredores,
Adentrando os porões e seus cantos escuros,
Iluminado o interior e colocando para fugir
Todas as criaturas da noite.

Os vampiros e outras criaturas tenebrosas
Saíram dos cantos escuros e foram fulminados
Pela luz do sol interior na casa doze,
Liberando a virtude da alma aprisionada.

Sol da consciência e da lucidez
Que se chega a todos os cantos escuros
E faz um eterno dia de sol
Na noite dos tenebrosos.

J.Nunes

http://poesiamisticaimparcialista.blogspot.com.br/2016/11/sol-interior.html