Netuno na 6ª Casa



Existem alguns conflitos básicos entre os princípios de Netuno (Peixes) e os da 6ª Casa. Netuno anseia por totalidade, infinidade e ilimitação, enquanto a 6ª Casa (o domínio natural de Virgem) divide tudo em partes componentes, examina uma coisa de cada vez e esclarece o que cada coisa é comparando-a a outra. Enquanto Netuno está sempre despedaçando para depois ser novamente juntado de modo novo e melhor, a 6ª Casa gosta de tudo rotulado, de tudo bem guardado em seu lugar certo. É claro que não podemos ter as coisas de ambas as maneiras e; assim, um ou outro princípio vai ter de se curvar. Às vezes, a necessidade de funcionar com ordem e eficiência da 6ª Casa suprime os anseios netunianos de relaxar, de se deixar ir e fluir livremente. Outras vezes, o efeito solvente de Netuno mina a estrutura e a organização da vida de cada dia e do próprio corpo. Na verdade, o desafio para quem tem Netuno na 6ª Casa é como funcionar dentro de limites e fronteiras definidas e ainda assim não pode perder de vista sua conexão com tudo o que está à sua volta.

Netuno na 6ª Casa indica um sistema nervoso sensível e delicado, aquilo que alguns escritores chamam de um fraco limite etérico ou "aura avariada". Como resultado, quem tem este posicionamento é propenso à invasão de forças externas, ou são mais suscetíveis a germes e doenças que ficam no ar. Eles seriam bem prudentes em fazer exercícios ou desenvolver técnicas que fortalecessem o sistema nervoso, e deveriam ter o cuidado de descobrir quais alimentos são mais saudáveis para seus organismos. Essas pessoas precisam encontrar o equilíbrio entre a indulgência indiscriminada (sem limites) e a supervalorização na dieta e na vida (limites demais). Normalmente, são sensíveis às drogas e ao álcool e bastam pequenas doses para sentirem seus efeitos.

As doenças são muitas vezes de origem emocional, difíceis de diagnosticar claramente. Alguns casos que acompanhei foram incorretamente diagnosticados, receberam as receitas erradas, sendo tratados de algo que não tinham. Alguns podem se beneficiar seguindo tratamentos de medicinas alternativas ou complementares, tais como a homeopatia, a naturopatia, a acupuntura etc., que chegam à prevenção e à cura num nível mais sutil que a medicina alopática em geral.

De modo inverso, quem tem Netuno na 6ª Casa pode ter habilidades de cura e às vezes escolhe trabalhos nos quais consegue dar vazão a esses dons. Alguns são profundamente conscientes do corpo como um instrumento do espírito. Como acontece com muitos outros posicionamentos de 6ª Casa, a doença pode ser entendida como uma mensagem de que algo na vida não está certo e precisa ser melhorado. A fé e as atitudes da pessoa vão desempenhar um papel importante durante a convalescença. Às vezes, o despertar psicológico ou espiritual e o entendimento que vem como resultado da doença, vai alterar profundamente todas as suas inclinações na vida.

Portanto, uma doença como o câncer não pode ser atribuída a nenhum posicionamento planetário, nem por paralelos existentes entre o dilema de um Netuno de 6ª Casa e os problemas causados por tecidos malignos dentro do corpo. Devido à exposição a raios X, à ingestão de várias toxinas ou apenas por uma falha de funcionamento, o corpo produz células não corretamente adequadas às necessidades de todo o organismo. Normalmente, uma pessoa sadia e forte pode combater a imperfeição, mas se o sistema está enfraquecido ou estressado, então as células continuam a funcionar mal. Multiplicando-se sem restrições, ele produz mais células malignas nenhuma delas programada para agir em conjunto, visando manter o sistema como um todo. O crescimento maligno pode, eventualmente, minar o corpo todo. O relacionamento correto das células com o sistema do corpo como um todo é análogo à questão surgida com Netuno na 6ª Casa: de que forma funcionar como indivíduo separado e ainda ajustar-se e fazer concessões às necessidades dos que nos rodeiam.

Sacrifícios podem vir a ser feitos na esfera do trabalho, e eles são muitas vezes sensíveis à atmosfera reinante no escritório. Em alguns casos, podem ser considerados o bode expiatório pelo que acontece de errado ou a vítima de um engano do patrão ou de um colega. Por outro lado, seus colegas podem dirigir-se a eles para pedir conselhos e salvação. Sem bem aspectado, existe normalmente uma harmonia íntima e enaltecedora com associados. Alguns procuram um emprego que lhes dê toda a felicidade na vida. Nos poucos casos que vi, eles tiveram de trabalhar muito antes de receber o reconhecimento ou a remuneração que mereciam por ele. O emprego pode vincular ao uso de habilidades netunianas - carreiras em medicina e cura, em química, um trabalho que exija imaginação artística e, em alguns casos, trabalhos em bares ou no mar.

Freqüentemente, tais pessoas não estão muito interessadas na praticidade da vida do dia-a-dia. Qualquer desculpa serve para evitar a chateação de tarefas sem graça, como passar aspirador na casa, e deveres aborrecidos, como pagar contas antes do vencimento. No entanto, alguns podem ficar obcecados com os trabalhos domésticos diários, como se o paraíso na Terra fosse alcançado através da boa organização na vida. (É possível que quem disse que limpeza é qualquer coisa que nos aproxima da divindade tenha Netuno nesta casa.) Alguns vão fazer tarefas práticas como forma de servir aos outros. O serviço de casa poderia também ser usado como válvula de escape ou um modo de evitar outras áreas da vida que precisam ser espanadas. É bom escolher seus auxiliares com muito cuidado, bem como o mecânico de seu carro - estamos abertos à decepção no que se refere à casa de Netuno. Outra vez, desilusão e dor no domínio de Netuno ajudam-nos a reconhecer nossas limitações e imperfeições e nos abre para um conhecimento maior e mais completo de nós mesmos e da vida em geral.


Num sentido altamente positivo, quem tem Netuno na 6ª Casa pode ter uma visão divinamente inspirada e trazê-la à manifestação concreta. Ele também pode ver a divindade em tudo. Existe um ditado que diz: "Em cada partícula de poeira estão presentes Budas sem-número”.

7 comentários:

ADRIANO HENRIQUE CÂNDIDO disse...

Você é simplesmente maravilhosa.

Excepcional!

Muito obrigado pelas luzes que você está lançando em minha vida!

olhometro disse...

Tenho Netuno na casa 6. Sou poeta.Sou grato a v.
Ricardo Coquet.

Lara Moncay Reginato disse...

Olá.
Grata pelos comentários.

olhometro disse...

O lance da tela búdica permeável é o problema. Netuno da 6, regente da 12, à qual faz oposição na própria cúspide complica mais. Mas também desvenda o mar aberto. A explicação está na luz.

Lara Moncay Reginato disse...

Grata.

Giuliano disse...

Esse texto não é de tua autoria. Seria bom dar o devido crédito.

Anônimo disse...

tenho netuno na casa 6, sou muito ligado a espiritualidade.. Mas vou ficar doente??