Do século XIX aos dias atuais.

A astrologia renasce a partir de um movimento chamado Teosofia, cujo legado deve-se ao grande trabalho de Helena P. Blavatsky fundadora da Sociedade Teosófica que traz da Índia os elementos e fundamentos necessários para a confirmação da astrologia. Esse movimento foi difundido no mundo todo tendo como grandes colaboradores Alice Bailey, Dane Rudyar e Alan Leo, no estudo e propagação dos conhecimentos da astrologia esotérica.

H. P. Blavatsky

Nas ultimas décadas do século XX, o movimento psicológico fundamentado em Carl Jung teve um grande aumento nas comunidades européias e americanas e a astrologia passou a ser utilizada como base de um novo tipo de interpretação – a psicológica – tendo como meta levar aos seus pacientes métodos mais eficazes de autoconhecimento.

No começo desse século o aumento do intercambio cultural entre oriente e ocidente, está trazendo obras antigas, a partir de versões mais próximas da fonte original. Novos paradigmas filosófico-científicos também estão influenciando a astrologia. A complexidade, o holomovimento de Bohm, os campos morfogenéticos de Sheldrake e muitas outras linhas de pesquisa e interação do conhecimento e da vida humanos, vêem na astrologia um instrumento importante para a compreensão dessa grande teia em que estamos todos envolvidos.

Nenhum comentário: