A Lua na 12ª Casa


Como a Lua nas outras casas de Água, este posicionamento sugere uma abertura psicológica e uma vulnerabilidade inatas. Existe uma linha muito tênue entre aquilo que essas pessoas estão sentindo e o que os outros ao seu redor sentem. Como aspiradores de pó psíquicos, elas sugam o que está boiando na atmosfera. Podem acreditar que estão sentindo suas próprias emoções quando, na verdade, absorveram as de outrem. Sem preceder sua inata receptividade, elas deveriam saber desenvolver maneiras de aumentar as fronteiras de seus egos a fim de se proteger de uma invasão excessiva. Elas precisam dominar sua sensibilidade em vez de serem sufocadas por ela. Algumas terão necessidade de reclusões periódicas para restabelecer sua paz interior e seu equilíbrio.
As raízes dos problemas emocionais estão profundamente enterradas no inconsciente e não são facilmente acessíveis à memória consciente. Dificuldades psicológicas podem resultar de experiências da mais tenra infância ou mesmo pré-natais. Os reencarnacionistas diriam que aspectos duros em relação a uma Lua na 12ª sugerem que os problemas da vida atual estão diretamente vinculados a situações emocionais não resolvidas em vidas passadas. Isso poderia manifestar-se em dificuldades com a mãe, com os filhos e com as mulheres em geral, ou pode se revelar através da casa que tem Câncer na cúspide ou interceptado.
Em qualquer dos casos, a Lua na 12ª Casa indica muitas vezes um complexo ou inusitado relacionamento com a mãe. A 12ª Casa não conhece limites; a criança seria sempre muito receptiva aos sentimentos vivos da mãe e continuaria a ser assim, mesmo que fisicamente separada dela. Através de sonhos, mediunidade e visões, muitas pessoas com uma Lua na 12ª Casa continuam intimamente ligadas a suas mães, esmo após a partida delas deste mundo.
Tais pessoas, por terem sentimentos e sonhos muito vívidos, podem conciliar com muito cuidado suas emoções e transmitir um ar de mistério. Eventualmente, acontecem casos de amores secretos ou de ligações emocionais mantidas em segredo por um sem-número de razões.
Há uma capacidade natural de cuidar de pessoas que são limitadas ou estejam de alguma maneira aflitas. Como com o Sol na 12ª, algumas pessoas podem estar tão pressionadas por fobias e complexos profundos que têm grande dificuldade em levar uma vida normal no dia-a-dia. Em alguns casos, uma instituição terá de ser a "mãe delas". Às vezes, experiências de primeira infância em hospitais ou creches podem ter afetado significativamente seu caráter.
Em geral, a Lua na 12ª Casa indica um desejo bastante intenso de regressar a uma existência feliz como a infra-uterina. Quem teve duras experiências pré-natais ou quem foi privado da mãe ainda em tenra idade pode ter de cicatrizar tais feridas antes de conseguir aceitar uma encarnação e dizer "sim" à vida.
Do lado positivo, a Lua na 12ª indica muitas vezes um acesso direto a um grande depósito de sabedoria ao alcance da pessoa na hora em que sua visão intuitiva e os recursos internos são mais necessários. Alguns atuarão como recipientes para mediar imagens míticas ou arquetípicas para os outros. William Blake, com a Lua em Câncer na 12ª Casa, é o supremo exemplo disso. Ele acreditava que o artista, não o sacerdote, é o nosso mais forte laço com Deus. Blake elaborou seu papel como mediador em seu poema Jerusalém. "Não descansarei enquanto não cumprir minha grande tarefa. Abrir os Mundos Eternos, abrir os imortais olhos dos Homens para dento dos Mundos do Pensamento".
Os Gauquelin também acharam uma correlação entre a Lua na 12ª Casa e a carreira de escritores e políticos.

26 comentários:

Anônimo disse...

Muito obrigada por esse artigo sobre a lua na casa 12!!! Finalmente encontro coisas bonitas sobre esse aspecto, cansei de ler sobre amores escondidos e ficar presa em sanatórios!
Finalmente em algun lugar explicaram essa relação q tenho com minha mãe e minha vocação profissional!
Obrigada pelo esclarecimento!!!

Anônimo disse...

Não acreditei quando li esse post. Concordo com o comentário anônimo anterior. Explica muita coisa principalmente sobre minha profissão, relação com a minha mãe e conexões extra-dimensionais (pois ela já e falecida). Tb explica a conexão com o inconsciente coletivo.
Perfeito!!!!!

Lara Moncay Reginato disse...

Esse é sem dúvida um posicionamento muito complexo, porém nem tudo é "negativo", na realidade nada é, tudo é questão de olhar, de onde e como se vê alguma coisa. Uma dificuldade é sempre uma oportunidade de enfrentarmos as nossas próprias limitações e é muito importante que tenhamos em mente que isso é possível.
Obrigada por suas particpações.
Abraços.

Unknown disse...

Oi, Lara. Parabéns pelas postagens, conheci seu blog através de uma amiga, e gostei demais. Tenho algumas dúvidas sobre meu mapa, algumas eu consegui esclarecer por aqui. Brigadão!!

Anônimo disse...

Este texto não é da autora do post mas sim do Howard Sasportas

As Doze Casas
Howard Sasportas
Editora Pensamento

Lara Moncay Reginato disse...

Exatamente! Todos os post que se referem ao Livro do Sasportas tem a marcação sobre o mesmo e se olharem no marcador explicativas vão encontrar as devidas referências. Não tenho nenhuma intenção de me fazer passar pelo não sou, até porque acredito que não faria melhor que ele...
Obrigada sempre pela participação, ainda que anônima.

Sara disse...

Olá Lara!
O meu filho, que ainda tem 9 meses, tem a lua em aquário na casa 12... Que quer dizer com "relação complexa e inusitada com a mãe"?
Fiquei curiosa...
Para além deste posicionamento da lua na sua carta natal, também há um aspeto desarmónico da lua com saturno. Todos os locais que leio sugerem coisas que não são boas com a mãe. Que me diz disso?
Muito obrigada pela atenção :)

Anônimo disse...

Bom dia meu filho tbm tem sol, lua, mercurio e saturno em escorpiao. E todos tbm na casa 12! Adoraria saber mais a respeito! Principalmente a relaçao com a mãe. Obrigado!

Anônimo disse...

Bom dia meu filho tbm tem sol, lua, mercurio e saturno em escorpiao. E todos tbm na casa 12! Adoraria saber mais a respeito! Principalmente a relaçao com a mãe. Obrigado!

Anônimo disse...

Costumo dizer jocosamente que minha mãe é um karma. Minha relação com meu pai também é tensa, é disso li que seria pela lua em oposição ao sol.
Quanto mais leio sobre astrologia mais me surpreendo e reaprendo a olhar para minhas qualidades e meus relacionamentos.
Este seu post meu deu nova luz.

Thaylon Hugo disse...

Tenho lua na casa 12 e me identifiquei com o texto, muito bom mesmo, principalmente em relação a estar receptivo pra emoções alheias.
Percebo que isso se extende até mesmo ao ambiente propriamente dito, sentir se o ambiente habutado ou não, possui boas ou más energias.

Unknown disse...

Quando eu era criança eu sonhava em ser um super herói e salvar a humanidade dos terríveis e eventuais desastres. Hoje esse arquétipo mudou e se tornou mais realista, mas ainda sim eu tento fazer de tudo pra ajudar as pessoas de alguma maneira. É uma reação automática, incociente. Eu absorvo e me envolvo em seus problemas até conseguir soluciona-los. Antigamente eu adotava pra mim esses problemas e depois questionava a sensação estranha q estava sentindo. Hoje eu compreendo o pq dessa natureza e posso controlar de forma q eu possa me doar sem me prejudicar... Haha

Unknown disse...

Quando eu era criança eu sonhava em ser um super herói e salvar a humanidade dos terríveis e eventuais desastres. Hoje esse arquétipo mudou e se tornou mais realista, mas ainda sim eu tento fazer de tudo pra ajudar as pessoas de alguma maneira. É uma reação automática, incociente. Eu absorvo e me envolvo em seus problemas até conseguir soluciona-los. Antigamente eu adotava pra mim esses problemas e depois questionava a sensação estranha q estava sentindo. Hoje eu compreendo o pq dessa natureza e posso controlar de forma q eu possa me doar sem me prejudicar... Haha

Unknown disse...

Quando eu era criança eu sonhava em ser um super herói e salvar a humanidade dos terríveis e eventuais desastres. Hoje esse arquétipo mudou e se tornou mais realista, mas ainda sim eu tento fazer de tudo pra ajudar as pessoas de alguma maneira. É uma reação automática, incociente. Eu absorvo e me envolvo em seus problemas até conseguir soluciona-los. Antigamente eu adotava pra mim esses problemas e depois questionava a sensação estranha q estava sentindo. Hoje eu compreendo o pq dessa natureza e posso controlar de forma q eu possa me doar sem me prejudicar... Haha

Lara Moncay Reginato disse...

Muito grata pelos comentários.

Unknown disse...

Putz. Quer dizer q nao estou sozinha no mundo. Existem estranhos como eu kkkk..agradecida pelo post.

Unknown disse...

Texto com muita qualidade, parabéns:"Ensine aos outros o que você aprendeu através de seu próprio sofrimento ou provações." Isso pode significar ajudar as pessoas com sua experiência de vida, se houve superação de seus problemas( em particular, cada um tem a sua história). Fazer filantropia, ter uma missão assistencial nos bastidores, conexão com a arte, são ótimas escolhas.

Anônimo disse...

Nao tem haver com relacionamento ruim com a mãe e sim que na infância pode encontrar adversidades em que a mãe vai ser o porto seguro, exemplo, pai que agride e maltrata a mãe e o filho e apegado na Mae. Pai que é alcoólatra e o filho apegado a mãe por ver a mesma sempre vulnerável, isso é apenas um exemplo

Unknown disse...

Oi, qual é a sua vocação profissional por favor? Obrigada

Anônimo disse...

Sou Terra Terra Terra e por muito tempo, até fazer meu mapa, achei que tinha algo errado. Porque sou completamente esponja. Vivo em outra dimensão. Minha mediunidade está cada vez mais aberta.
Muitos problemas com as mulheres da família e com meu próprio feminino. Até que comecei a receber o chamado para curar e trabalhar com isso.

Descrição perfeita!

Unknown disse...

Olá, gostaria de saber um pouco mais sou de libra com a lua em virgem na 12 casa.
Como mtas coisas aqui me descreveram demais

Anônimo disse...

Sou Canceriana do 2° decanato, dia 10/07, Sol e Vênus em Câncer tbm, ambos na 8° casa.
E ascendente e Lua em Sagitário, só que a Lua tá só 02°, mas na casa 12...
Odeio isso de planeta tá nos primeiros graus ou últimos graus de um signo, como se tivesse dividida, isso quer dizer que Escorpião ainda influencia na minha Lua?
Eu quando era pequena sofri com pai alcoólatra, ele as vezes maltratava minha mãe, não fisicamente, mas verbalmente, palavras tbm machucam, minha mãe é Taurina e minha irmã Pisciana, e meu pai Geminiano, hoje ele e minha mãe estão separados, na época que eu e minha irmã éramos crianças ele era aquele típico Geminiano, desapegado, frio emocionalmente, hoje ele está melhor, mas nossa mãe é nosso porto seguro pra nós.
Tipo se não fosse por ela eu e minha irmã nem sabíamos onde estaríamos.
P.S: sofri abuso sexual aos 21 anos, minha Lua na 12° ou meu Sol e Vênus na 8° casa tem a ver com esse karma, não só de infância difícil, mas de abuso sexual?
Coincidentemente ambas as casas de Sol, Vênus e Lua estão em casas de Água... elemento Água remete a sensibilidade, somos ingênuos demais, infelizmente aguentamos muita coisa e sofremos até aprendermos a sermos mais espertos...

Anônimo disse...

Tenho saturno na casa 3 em touro e lua em aquario na 12. Ascendente em peixes e sol em leon, estou escrevendo muitos poemas e prosas.

Unknown disse...

Muita paciência e amor com ele. Compreenda que ele é diferente da maioria mas vai achar seu caminho. Ele muito abençoado!

Anônimo disse...

Olá gente alguém pode me falar sobre lua na casa 12 em câncer minha filha tem 2 meses e tem essa lua porém muitos planetas na casa 8, que e a casa da morte dizerm isso pode indicar perdas ? Como eu no caso , ela já está crescendo sem o pai poderia ser indicativo de ausência do pai ?

Anônimo disse...

Eu tmbeu filho está na mesma situação