Mercúrio na 5ª Casa

Tentativas criativas, hobbies e recreações significam tomar-se mais consciente do self e do ambiente. Algumas formas de expressão artística podem ser o meio pelo qual essa pessoa vê, pensa, sente e se comunica. O incomparável Mozart, o expressivo poeta simbolista Verlaine e o pintor renascentista Rafael tinham Mercúrio nesta casa. Para quem tem esse posicionamento, a experiência é mais bem entendida e digerida se puder ser descrita em palavras poéticas, desenhos, canções ou danças. O conhecimento é transmitido de geração a geração desta maneira.
Expandir a mente através do conhecimento e desenvolver a habilidade de se comunicar e transmitir idéias contribui para uma auto-realização maior com Mercúrio nesta posição. Divertimentos mentais, como o xadrez, o pôquer e outros jogos de estratégia e astúcia, podem ser tomados como típicos de Mercúrio na 5ª Casa. Ginástica, banias e exercícios de pistas, bem como esportes que requeiram a precisão de todo o time, tais como o basquete (Wilt Chamberlain dos Harlem Globetrotters tinha Mercúrio em Virgem na 5ª) também aparecem.
A impaciência de Mercúrio e sua necessidade de variedade podem manifestar-se numa vida romântica ativa (Virgem aqui vai atrás de qualidade, mas Gêmeos na 5ª Casa, na tradição das grandes farsas francesas, pode enganar meia dúzia de cada vez). A chama do romance provavelmente arderá por mais tempo se a outra pessoa for mentalmente estimulante. Bajular quem tem Mercúrio na 5ª sobre a atualidade e a grandeza de seus conhecimentos ou sua maneira brilhante de apresentar as coisas vai levá-lo longe.
 
Pais com este posicionamento forçam normalmente as habilidades intelectuais de seus filhos e é bem provável que ambos tenham muito que aprender uns com os outros. A relação pais e filhos pode aparecer quando a criança cresce e se torna mais capaz de se comunicar e trocar idéias. Mercúrio na 5ª Casa dá um bom educador ou professor para jovens e já vi muitas vezes este posicionamento em mapas de pessoas que trabalham excepcionalmente bem com adolescentes.
 
Gêmeos na cúspide ou contido na 5ª Casa realça os escritos, as falas e a agilidade mental e física. Virgem nesta posição muitas vezes indica tendências criativas e práticas tais como a carpintaria, a comida refinada, a costura para si mesmos, a cerâmica etc.

2 comentários:

Olga Vasconcelos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Oi Lara, quero dizer que gosto muito do seu blog e aprendi muito sobre os planetas nas casas lendo seus posts (que são muito bem feitos, por sinal).
Bom, tenho Mercúrio em Escorpião na 5° casa e é exatamente como você disse: adoro um jogo que me desafie intelectual e estrategicamente, tipo War e Banco Imobiliário. Minha verdadeira paixão, porém, é ler e escrever. Meus melhores textos são feitos quando eu tenho uma grande inspiração para escrever e neles eu geralmente descarrego toda minha carga emocional. Bom, não sei se é por conta do Mercúrio em Escorpião na casa 5, mas muita gente diz que eu tenho risada de bruxa HAHAHAHA! Falam que há um quê de ironia e sarcasmo nela, mas não me incomodo com isso porque sempre fui assim. Gostaria que você falasse um poquinho sobre essa combinação Mercúrio em Escorpião + casa 5.
Muito obrigado e parabéns pelos ótimos textos!