O Sol na 10ª Casa (Leão no Meio-do-Céu)

Com o Sol na 10ª Casa a identidade volta-se para a carreira e para as conquistas profissionais. A 10ª Casa descreve as qualidades presentes dentro de nós que queremos que os outros notem; neste caso, o Sol se empenha para ser visto emanando poder, força e autoridade com relação ao signo em que se encontra. O Sol em Gêmeos nesta posição, por exemplo, quer o poder de seu intelecto reconhecido; o Sol em Peixes deseja ardentemente o reconhecimento de seu poder de cura, de encantar ou inspirar etc.
O Sol na 10ª Casa tem muita pressa em ser admirado como alguém. Tem que haver um certo grau de ambição e esta deve ser satisfeita se nele alguém pretende realizar seu propósito de vida. Exemplos de pessoas nascidas com este posicionamento incluem o executivo John DeLorean (Sol em Capricórnio) que trabalhou incansavelmente para ser alguém; o ator Mickey Rooney (Sol em Libra), um astro infantil que chegou no topo da carreira e se manteve ali; e o general Rommel (Sol em Escorpião) cuja astúcia como marechal-de-campo lhe valeu o apelido de "raposa do deserto". Mulheres com este posicionamento que não conseguem satisfazer suas próprias necessidades de realização através de uma carreira, podem ser atraídas por homens com muito prestígio ou sucesso como companheiros (a síndrome das esposas de Hollywood). Para ambos os sexos, conflitos entre o lar e a vida pessoal versus realização pública e profissional são mostrados por oposições da 4ª Casa ao Sol na 10ª. O tipo de esforço próprio, dedicação e perseverança necessários para subir a escada do sucesso, muitas vezes limitam a liberdade e a espontaneidade para se movimentar em outras direções. Outro perigo com este posicionamento é que o sentido de identidade ou de valor pessoal pode estar ligado demais a seus títulos ou posição no mundo. Se isso for perdido eles ficarão completamente desolados e aniquilados.
Se a 10ª Casa é tomada como a mãe, o Sol nesta posição a torna muito importante. A criança, com o Sol ali poderia projetar sua própria identidade e poder na mãe; as necessidades e os desejos da mãe se tornariam as necessidades e desejos da criança. Inversamente, este posicionamento indica às vezes uma mãe que requer que a criança seja seu espelho, impondo sua própria individualidade sobre o rebento, como no clássico exemplo dá "mãe      de palco". ("Eu sou uma atriz frustrada, então meu filho vai entrar numa escola para atores”.) Normalmente há uma conspiração ali; a criança idolatra e adora a mãe e oferece o self para ela. "Você me quer para mostrar aos outros e eu quero ser o melhor para você." Em determinado ponto, quem tem o Sol na 10ª Casa precisa examinar quanto está fazendo por ai mesmo e quanto está sendo feito para ganhar o amor de sua mãe. Leão no Meio-do-Céu ou contido dentro da 10ª Casa implica em vários significados iguais ao Sol nesta posição.

10 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Kako disse...

Casa mãe seria a casa em que tenho mais planetas? Se sim, a minha é mesmo a dez. Casa mãe 10, com sol em libra na 10.

Bruna .' disse...

Eu tenho sol em Libra, meio céu em leão, casa IV em aquário.. Meu ascendente é sagitário, e apesar de não saber a hora que a minha mãe nasceu, sei que ela é sagitariana.. li em alguns lugares que eu teria uma relacionamento cármico com a minha mãe, e tenho percebido muito isso.. quando eu era criança, me progetava demais em minha mãe por mais que ela fosse distante pelo trabalho. cresci, e aprendi a viver por mim mesmo, e agora temos conflitos.. porque ela quer que eu aceite as opiniões dela, eu preciso PENSAR como ela, ela não aceita o contrário.. o que é foi muito interessante pra minha evolução.. tudo faz sentido (;

Etienne Blanchsrd disse...

sou mc em leao sol em touro vc tem uma palavrinha amiga p mim ? foco muito em artes-----sou asc escorpiao.

Anônimo disse...

Interessante, tenho Sol em gêmeos na casa dez, e é realmente como dissestes, quero ser reconhecida pelo poder do meu intelecto. E TEM QUE SER PRO MUNDO INTEIRO SABER!! kkkkkkkk nenhum pouco humilde! kkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lua Cléo disse...

Olá! Nasci numa lunaçao em conj. cuspide meio do céu em câncer...gostaria muito de saber...o significado disso td... Obrigada. Lua Nova. Sol conj. c Lua.

Lara Moncay Reginato disse...

Grata pelos comentários. É difícil falar de posicionamentos sem uma análise do todo da carta natal. :(

Dandara disse...

Olá! Eu gostaria de saber se a sra. Pode me dizer mais um pouco sobre o Sol em peixe na casa 10. O que ele deseja ser mais admirado? Tenho o Sol em peixe e às vezes tenho uma grande confusão sobre o que realmente quero - é claro que tenho a plena consciência que o resto do meu mapa me mostra essa "confusão" toda.Mas espero que possa me esclarecer mais sobre isso.
Obrigada,pela atenção seu blog é de grande ajuda.

Dandara disse...
Este comentário foi removido pelo autor.