Marte na 12ª Casa

 
Marte mostra-se muito maníaco e inconsistente na 12ª Casa. Às vezes, como acham os Gauquelin, ele fica girando aí como um pião; e em outras ele não está à vista. Como se isso não fosse o suficiente para confundir você, ele aparece aqui e ali escondido atrás de diversas máscaras. Não é muito de Marte ser evasivo - em alguns pontos ele é enganado por um truque ou dois de Netuno.
Na 12ª Casa, a agressividade natural de Marte por vezes pode ser mascarada como uma vaga e passiva insatisfação em relação à vida: nada parece certo, mas ele não consegue dizer o que está errado. Outras vezes, Marte sai num de seus disfarces favoritos de "incrível chato", queixando-se o tempo todo a respeito de tudo o que está errado, mas não fazendo nada de construtivo para melhorar. Depois de deixar todo mundo meio doido, ele milagrosamente salta fora assim que consegue fazer alguém despejar sua fúria sobre si. Marte na 12ª Casa pode negar conscientemente seu ódio e seu dogmatismo mas, mesmo assim, pode gostar de violência e ter sonhos ou fantasias de natureza destrutiva. Escondido em algum lugar de sua psique existe um dispositivo incendiário que pode se inflamar em súbitos episódios ou num comportamento incontrolável. Para complicar mais um pouco as coisas, Marte na 12ª Casa pode ser o tal a agitar ódios guardados nos que o rodeiam; ele acaba terminando algumas batalhas que nem são suas.
Marte tem necessidade de afirmar seu senso de poder e identidade pessoais: na 12ª isso se realiza às vezes até de forma paradoxal, além de sua vontade, passando a outra pessoa ou a uma causa maior. Embora o estudo de esportistas de sucesso tenha mostrado que é nesta casa que Marte chega na frente e leva o ouro, não existe outro lugar em que Marte consiga se colocar graciosamente de lado pelos outros. A atitude de "primeiro eu" associada a este planeta pode ser substituída por um sentido de "primeiro você e eu te ajudo" ou "em vez de fazer isso só para mim, eu quero que você o faça para todos". Como isso soa nobre e, em geral o é, algumas vezes a abnegação da responsabilidade pessoal para servir a um propósito maior inspira conseqüências desastrosas. Adolf Eichmann, com Marte na 12ª Casa ajudado por Plutão na 1ª, é um desses casos. John DeLorean, o incansável executivo, aparentemente determinado a promover esquemas em grande escala, nasceu com Marte em Áries na 12ª.
O problema de Marte na 12ª Casa não é bem o de falta de briga, mas o fato de que as tropas estão voltadas para o lado errado. Em vez de usar suas energias para encarar a vida "de cabeça erguida", Marte nesta casa freqüentemente inventa estratégias imensamente eficientes para sair de situações através de escapismos ou de comportamentos autodestrutivos. Não importa em que casa Marte se encontra; ele tem necessidade de sair e de ir buscar o que deseja. Na 12ª Casa, a meta desejada pode ser a dissolução e a transcendência dos limites e das fronteiras da vida. E como Vênus na 12ª nunca consegue amar o suficiente, Marte nessa casa sente que nunca consegue fazer o suficiente. De acordo com Lois Rodden no The American Book of Charts ("O livro americano de mapas"), o ator George Sanders (Marte em Câncer na 12ª) apareceu em noventa filmes, no espaço de trinta e seis anos, porém se suicidou porque estava chateado.

Quem tem Marte na 12ª pode beneficiar-se em investigar e interpretar ativamente o significado de seus sonhos. Como Marte na 4ª e na 8ª, há também a habilidade de tomar atitudes de modo meio encoberto ou por razões não muito óbvias para os outros. Algumas vezes, as instituições públicas podem fazer parte importante de suas vidas, embora a raiva e a hostilidade possam ser desencadeadas sobre enfermeiras, guardas de prisões ou sobre algum pobre bibliotecário que não encontra o livro que está sendo procurado.

20 comentários:

Wildeman disse...

Que legal, Lara. Parabéns pelo blog.

Cláudio dos Anjos disse...

:)

tarologo, escritor, astrologo e estudante de cabalah disse...

interessante, porem sempre digo a meus cliente que um pouco de escapismo fara muito bem, principalmente quando o sol estiver na casa dez, ffazendo a pessoa dedicar muito tempo ao trabalho, gerando stresse e rotina exagerada.

parabens a todos os astrologos do Brasil

Anônimo disse...

Esta interpretação de Marte também vale para um mapa temporário de retorno solar?

Unknown disse...

Tenho marte e Júpiter em conjunção na casa 12, em escorpião :) alguma dica? (Obrigada!)

Lara Moncay Reginato disse...

As interpretação aqui colocadas falam mais sobre o posicionamento da carta natal, os trânsitos ou revoluções tem diferentes significados, não que vá mudar significativamente, porém seus efeitos podem não ser sentidos com tanta ênfase quanto os posicionamentos natais, é uma mescla que energia que pode enfatizar uns aspectos e enfraquecer outros, temporariamente.

Lara Moncay Reginato disse...

Grata pelos comentários.

Anônimo disse...

Olá... Fiquei com muito medo da leitura, porque meu marte é em Libra, na casa 12. Meu plutão é em escorpião, na casa 1. Minha mãe tem tendências bipolares e eu tenho tendencias depressivo-maniacas. Não quero acabar como o Adolf Eichmann, mas sim quero poder achar tranquilidade! O que fazer com esses apontamentos tão negativos no mapa?!

Anônimo disse...

Tenho essa mesma posição, e também tenho tendências depressivas e senti muito uma rejeição dá parte dá minha mãe durante a adolescência, tenho Saturno na 4 então o ambiente familiar sempre foi desconfortável, já Pensei muito em suicídio, já tentei, era um escape muito frequente, achava que poderia resolver coisas bobas que considerava enoooorme com isso. O que tem me ajudado é a busca espiritual, entender que karmas são pra ser trabalhados não aguentados para o resto dá vida, crer no propósito maior sobre nossas vidas, e no meu caso uso de Plutão na 1 com escorpião na cúspide para renascer dessas cinzas sempre que preciso.

Cláudio dos Anjos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cláudio dos Anjos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jacque disse...

Tenho Libra em Marte na casa 12, quero ser feliz só isso!!

Anônimo disse...

Tenho marte e sol em conjunção, signo de Leão. Grata.

Unknown disse...

Tenho esse posicionamento.. e tbm Plutao em escorpião na casa 1 ou seja meu ascende é escorpião.. meu saturno está na 4 quatro retrógrado..
Minha infância não foi fácil a relação com a minha mãe é muito ruim é ela me faz muito mal mas tbm me ama mais que tudo no mundo e encontro muita gente que não vai com a minha cara e quer puxar meu tapete..
Apesar de tudo isso eu encontrei abrigo nos amigos e em outros membros da família..
Nem sempre eu estou feliz mas tbm não vivo triste.. adoro conversar e tenho um ótimo senso de humor.. não se apaguem ao aspectos levantem a cabeça que o jogo virá.. ninguém vai vir nos ajudar.. então nós mesmos temos que nos ajudar e não ficar muito tempo chorando.. A vida é boa acredite nela!
As vezes fica difícil.. mas depois melhora

Anônimo disse...

Tenho 64 anos e só muito recentemente "descobri" que a Astrologia - especialmente o mapa natal poderia explicar muitos aspectos, facilidades e dificuldades em nossa existência pessoal. É incrível como tudo se encaixa no mapa natal de modo que observando-me sob este prisma e fazendo um retrospecto desde o nascimento, vejo quão válidas e corretas são as tendências apontadas. Penso que a existência humana é um tremendo desafio a superação - à autotranscendência de nossas limitações. Geralmente, encaramos a vida como um espécie de "feliz acidente" e buscamos "extrair" dela o máximo bem estar físico e emocional - que chamamos de "felicidade" (muitas vezes, a custa da "felicidade" e do bem estar dos demais). Mas, e se o nosso "Destino" for um Mestre e o objetivo for nos tornar aprimorar, corrigir e "santificar" - nos tornar verdadeiramente Humanos - perfeitos - sábios - bondosos - honestos - sinceros - leais - justos e compassivos? Com Marte na Casa 12 - é somente com esta "visão" em mente que tenho conseguido "tocar a vida" com fé e esperança e com o mínimo de alegria e bom humor. Parabéns e gratidão a todos!

Cláudio dos Anjos disse...

A Astrologia é uma ferramenta muito boa para o autoconhecimento.

Boas palavras!

cici disse...

Olá, meu filho tem esse posicionamento, e me assustei um pouco,ele tem Marte em Aquário na casa 12, gostaria de entender mas sobre. Desde já grata.

Cláudio dos Anjos disse...

Marte em ♈ na casa 12 :/

Flor disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
pensador anônimo disse...

Eu com marte em escorpião na 12ª casa e plutão em sagitário na 1ª casa lendo sobre Adolf Eichmann 🤡🤡🤡