Netuno na 1ª Casa


Na 1ª Casa, Netuno difunde os limites entre um sentido do self como entidade separada e outras pessoas. Em casos extremos, os que têm Netuno na 1ª Casa são como espelhos: eles só refletem quem ou o que está à sua frente. Por derivarem suas identidades daquilo que as pessoas querem ou necessitam que elas sejam, os outros podem dirigir-se a elas para a sua salvação: "Enfim, aqui está uma pessoa que realmente me entende e que gosta de mim, e que é naturalmente tudo o que eu preciso em outra pessoa." No entanto, a lua-de-mel acaba quando observam que o Netuno na 1ª Casa se ajusta, se abre e se adapta de maneira semelhante a tudo o que está à sua volta, e não só a elas. Com todo o direito, devemos louvar o Netuno de 1ª Casa por sua notável sensibilidade para com os outros, mas também devemos nos preocupar com sua falta de um claro ou bem-definido sentido de sua própria identidade e direção de vida. Não tendo cristalizado um sentido de self, eles se apropriam do que é dos outros.

Em geral, a 1ª Casa força a perceber o self como indivíduo distinto e único, o que conflitua com a tendência netuniana de dissolver e imergir de volta a um estado de totalidade indiferenciada. Quando eles acabam de construir algo ou de estabelecer um sólido passo à frente, os acontecimentos parecem conspirar para corroer ou minar os alicerces - e toda a estrutura vem abaixo. Não importa por que razões, uma pessoa com Netuno na 1ª Casa está sendo chamada ao sacrifício ou a deixar de lado o sentido de ser um self separado. Esse tipo de falta de self ou estado de falta de ego é a meta de muitos seguidores místicos, e esse posicionamento de Netuno pode ser "natural" a respeito. Mas pode-se perguntar, com todo o direito e antes de mais nada, se Netuno nesta casa teve alguma vez um self para abandonar.

O problema pode originar-se dos primeiros vínculos com a mãe. Não é possível crescer separados e entregues à nossa própria sorte, a menos que alguma outra pessoa nos tenha amado o bastante para fazer-nos sentir que valemos algo para sermos "alguém". Uma intimidade simbiótica com a Mãe é o primeiro estágio deste processo; nos primeiros anos, temos necessidade de uma mãe aconchegante, cuidadosa e boa, a fim de desenvolver a coragem e as forças para crescer e nos transformar num indivíduo autônomo. Se isso não acontece, não só ficamos com medo de sermos nós mesmos, mas tendemos a procurar um "modelo perfeito" em outra pessoa que não tivemos quando crianças, ajustando-nos desproporcionadamente para conseguir isso. O problema, porém, é que: se não somos suficientes, então ninguém mais é suficiente.

No entanto, se quando crianças temos a segurança do amor de nossa mãe, eventualmente começamos a sentir que podemos seguir em frente com um pouco menos. Além disso, queremos explorar mais o ambiente, aventurando-nos e fazendo experiências. Nesse estágio, a Mãe precisa nos deixar ir por nossa própria conta, ou então poderemos nos sentir culpados pela nossa necessidade de isolamento.
Com Netuno na 1ª Casa, algo poderia dar errado em algum desses dois estágios importantes de simbiose e separação. Se não havia um laço bastante seguro com a mãe, então os que têm essa posição tendem a ter receio de desenvolver uma identidade forte e individual. Mas se foram proibidos por ela de se separarem, eles podem nunca ter tido a oportunidade de descobrir se estão em seu próprio direito. Com a ajuda de terapias ou de qualquer das muitas formas de auto-exploração conhecidas hoje em dia, nunca é tarde para começar.

Com Netuno na 1ª Casa, a personalidade ou a classe pode representar qualquer das possíveis conotações de Netuno. Enquanto sua prolixidade os faz parecer misteriosos ou enigmáticos, alguns vagam sem destino pela vida. Outros escolhem para si o papel de mártires e então se ressentem se os demais se aproveitam deles. Alguns são presa fácil de quem se oferece para salvá-los ou resgatá-los. Outros podem voltar-se para drogas fortes e para o álcool, numa tentativa de aliviar as mais duras realidades da vida, e acabam considerando-se ainda piores no fim.

No entanto, há muitas maneiras positivas de expressar Netuno. Por poderem englobar setores além dos limites do ego normal da existência, eles podem ser capazes de expressar sentimentos e imagens coletivas através de uma espécie de mediunidade artística. Suas visões podem verdadeiramente dar inspiração a outras pessoas incapazes de ver tão facilmente nessas dimensões. E esse posicionamento muitas vezes aparece em mapas de excelentes advogados e de pessoas dedicadas à cura; os limites não muito nítidos de Netuno os capacitam a "se sintonizarem" e a ajudarem os outros. Alguns dedicam toda a sua vida a melhorar ou a redimir o planeta.

Se Netuno está próximo do Ascendente, a pessoa talvez possa nunca ter desejado nascer, em primeiro lugar. Ela vai precisar aprender a dizer sim à vida para anular o efeito de uma persistente ansiedade por voltar à totalidade oceânica do útero. Como alternativa esses desejos podem ser projetados para a frente, numa direção espiritual, dando vida à ansiedade mística por estados mais altos de consciência.

Com Netuno na 1ª Casa, é possível que se verifique alguma confusão no nascimento e nos primeiros anos de vida. Tenho visto esse posicionamento em mapas de pessoas cujos nascimentos foram envoltos em mistério ou mantidos em segredo. As primeiras condições podem não contribuir para o seu sentimento de confiança e de segurança na vida, como se elas fossem chamadas a sacrificar o amor e a atenção que normalmente são dispensados à criança recém-nascida. Doenças em tenra idade tendem a acentuar ainda mais o pouco apego à vida que têm em seus corpos.

28 comentários:

Camila disse...

incrível... tenho netuno em capricórino na casa 1, sou filha adotiva, isso explica MUITA coisa.

Unknown disse...

Tenho Netuno em capricornio na casa 1 junto a urano e venus. Isso eh bom? Nao sou filho adotivo mas sempre tive problemas com meu pai e sou o mais diferente dos meus 4 irmaos.

Unknown disse...

Tenho Netuno em capricornio na casa 1 junto a urano e venus. Isso eh bom? Nao sou filho adotivo mas sempre tive problemas com meu pai e sou o mais diferente dos meus 4 irmaos.

Júlia Izé Rodrigues disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Júlia Izé Rodrigues disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Júlia Izé Rodrigues disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Penumbra Animada disse...

Tenho netuno em aquario na casa 1 ,por muito tempo (e até hoje) venho me rebelando por ser filha fora de casamento e ser tão diferente dos meus irmãos

Nayá Katu disse...

gostei do texto!!!

Ana Carolina Garayo disse...

Que coincidência
Também tenho netuno em capricórnio na casa 1 e também sou adotiva.

Unknown disse...

tenho Netuno e Urano na casa um, ascendente em capricórnio. Minha mãe engravidou muito jovem e foi expulsa de casa pelo meu avô, quando criança eu ficava com a vizinha enquanto ela trabalhava. O sentimento de que tenho é que devo me esforçar, trabalhar, consigoGostaria meus anseios de signo sagitário através do meu ascendente, mas as vezes quero me perder no ar, ser mistica, transcender, que a vida é mais que isso e etc, acho que tem a ver com Netuno, total.

Farley disse...

Nossa ótimo texto e ótimos comentários muito bom msm me identifiquei tenho neturno na primeira casa sou de capricórnio, filho adotivo mais amo minha mãe de mais. E tenho muita curiosidade da minha identidade queria saber de tudo e mais um pouco mais minha mãe nunca me conta . Só oke sei e o que me lembro . Mais oque queria saber e de quando eu nn me lembro . 😥❤✌☝ amei o texto

Anônimo disse...

Tenho netuto na casa 1 em peixes, quais aspectos estão mais relacionados comigo?

Unknown disse...

Ola Mariana, sinto exactamente o mesmo, a minha mae tinha 17 anos quando eu nasci e nunca me soube amar. Hoje sou autónoma mas sinto me a vaguear no mundo sem rumo, sinto que não pertenço a nada nem nada me pertence e é dificil, sou toda solidão. Tenho sol em câncer e ascendente em sagitário, Neptuno e Urano na casa 1

Andresa Almeida disse...

Muito esclarecedor. Se encaixa bastante em alguns aspectos essa falta de amor materno . Minha mae faleceu quando eu era bem pequena então sinto muita falta dessa figura materna e do que ela poderia ter passado pra mim. Tendo a buscar isso em outras pessoas. Netuno em capricórnio na casa 1.

Barbara Coimbra disse...

Gostaria de agradecer pelas postagens. extremamente esclarecedoras. Minha avó era astróloga e tive muito contato com astrologia durante toda a vida, mas hoje, lendo os artigos do blog. parece que tudo se encaixou. Obrigada

Unknown disse...

Excelente texto! Curioso que a maioria dos comentários tenham netuno em capricórnio, inclusive eu. Obrigada ao autor pela reflexão abrangente. Maravilhoso!

Mau agouro disse...

Sou Netuno na casa 1 e das coisas mencionadas no texto, a única com que eu me identifico é com essa capacidade de se sintonizar com os outros ou redimir o planeta. Já fui muito sensível e inseguro na infância, mas nunca fui passivo. Pelo contrário! Sempre revidei o mal que me faziam e sempre entrei em confusão com os outros por isso. Uma coisa pela qual eu prezo são os meus limites: Não me envolvo com as pessoas até certo ponto, justamente por não confiar absolutamente em ninguém além da família. Então, posso até ser feito de trouxa, mas não foi por ser inocente a ponto de não ver maldade nos outros! E sobre essa coisa de ser disperso e sonhador, eu só me sinto assim quando estou inspirado com algo. Eu não fico vagando sem rumo, como se estivesse a mercê do destino de jeito nenhum, pois não consigo viver bem sem um propósito estabelecido por mim. Quanto ao resto, de ser apegado a mãe e de ser um espelho para os outros, discordo totalmente. Umas das coisas pelas quais mais prezo é a individualidade. Sou o tipo de pessoa que teme me guiar baseado nos sentimentos dos outros e evito a todo custo abrir mão do meu livre-arbitrio. Porque sou assim tendo Netuno na casa 1? Não faço ideia. O que eu acho é que eu trabalhei esses defeitos de netuno nessa posição desde muito cedo, a ponto de não depender dos outros a menos que eu opte por isso. Desenvolver a racionalidade ajuda! Não sejam emocionais e não se importem tanto com os sentimentos dos outros. Isso ajudará muito. Do contrário servirão mediocrimente a pessoas que não precisam de vocês pra nada de útil.

Jhéssica Capoeirista disse...

Tenho netuno em capricornio na casa 1 e sou adotada,me identifiquei com o texto só esqueceram de destacar que somos sonolentos mais que o normal e parecemos estar drogados por ter o olhar dispersos e fechados pois netuno no ascendente dá essa nebulosidade na visão,mas muita lucides na imaginação rsrsrs

Unknown disse...

Seu comentário me deu um pouco de esperança. Tenho netuno na casa 1,em capricórnio e sou exatamente como diz o texto.

Perla disse...

Tenho Netuno em Sagitário na casa 1 em conjunção com a Lua.

Unknown disse...

Como assim ter o olhar disperso e o olhos fechados ?

Unknown disse...

Como assim ter o olhar dispersos e os olhos fechados vc quis dizer ?

Unknown disse...

Como assim temos o olhar disperso e o olhos fechados e dispersos vc quis dizer ?

Monica disse...

É muito interessante ver que há muitas pessoas com Netuno em Capricórnio na casa 1, inclusive eu rs. No meu caso, fui criada pelos meus avós maternos. Minha mãe me teve com 18 anos, porém se separou do meu pai quando eu tinha 2 anos e me largou com uma vizinha, mas depois minha vó me pegou. Realmente não recebi amor nem dos meus avós, e ainda por cima minha avó fazia questão de mencionar que minha irmã mais velha era a preferida dela. Imaginem o meu psicológico qdo criança. Mas o que eu sinto falta mesmo é de poder chamar a palavra pai. Pois sempre chamei minha vó e minha tia de mãe, e depois minha mãe mesmo, aparecia de vez em qdo, hj em dia somos até bem próximas. Mas nunca chamei ninguém de pai e sinto falta disso. Essa vida é cheia de mistérios rs.

Monica disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Monica disse...

Ah, esqueci de mencionar. Sobre essa questão dos olhos, muitas pessoas já me falaram que não conseguem definir a cor dos meu olhos, e inclusive me fixam de perto pra poder ver qual é a cor. Sendo que a cor deles são castanhos gente, como assim??. Acho engraçado e estranho ao mesmo tempo rs.

Anônimo disse...

Esse texto também se aplica em quem tem netuno retrógrado na casa 1? Obg

@aflaviastro disse...

Lindo texto. Muito obrigada.