Netuno na 12ª Casa

Netuno é forte em sua própria casa, onde as melhores e as piores qualidades deste planeta podem se manifestar. Os que têm este posicionamento vão ser extremamente sensíveis a tendências, movimentos e forças ocultas na atmosfera. Às vezes eles têm mais conhecimento nesses níveis do que sobre o que está acontecendo na vida normal. Fierre Teilhard de Chardin (Netuno na 12ª Casa em Touro), o padre jesuíta que inspirou muitas pessoas com sua visão mística de toda a vida, culminando num ponto "ômega" de união espiritual, escreveu que o saber pode retornar ao ponto "em que as raízes da matéria desaparecem de vista”. Por vezes, suas fantásticas visões podem ser confusas: eles vêem ou lhes é contado algo; no entanto, sentem ou pressentem que alguma coisa muito diferente está acontecendo.

Alguns podem ser vítimas de seu próprio inconsciente, isto é, são periodicamente inundados e sufocados por emoções e sentimentos que outros conseguem manter controlados bem mais facilmente. Montgomery Clift nasceu com Netuno na 12ª Casa. Ele tinha um talento netuniano de ator e todo o glamour que lhe é próprio, mas também sofria de muita culpa e de depressões que não conseguia controlar; em conseqüência disso, voltou-se para a bebida e para as drogas como via de escape. Poucas pessoas que conheço com este posicionamento me contaram experiências nas quais sentiam suas fronteiras do ego se dissolvendo e suas maneiras naturais de encarar a vida safam de foco. Para algumas, isso era bem-vindo como uma experiência mística ou como o máximo; mas para outras a experiência era acompanhada de sensações frustrantes e de medo de invasão e do caos.

Se Netuno não estiver muito mal aspectado, a mente inconsciente pode servir como base para guiar-se e para inspiração, permitindo acesso à "pessoa interior, sábia". Há uma abertura para a memória arcaica ou para formas primitivas de evolução e eles podem chegar a essa reserva de informações com efeitos surpreendentes, como se tivessem a sabedoria e o discernimento em experiências das quais não tiveram conhecimento prévio. Pode haver interesse pela filosofia do carma e da reencarnação e possivelmente acreditam que estejam em contato com algumas de suas vidas anteriores. Devidamente entendido isso poderia ajudá-los a encontrar mais significado na vida presente. No entanto, para alguns com este posicionamento, remexer em vidas passadas poderia ser uma maneira de evitar encarar aquilo que atualmente se encontra à sua frente. Fantasiar sobre quando eram Cleópatra ou Joana D'Are também pode acrescentar um pouco de glamour a esta embotada existência, mas resta ver para que fins construtivos eles expõem tais crenças.

Netuno na 12ª Casa pode mostrar fortes tendências escapistas; sonhar acordado ou fantasiar podem devorá-los inteiramente, e eles tendem a abdicar da vida criando seus próprios pequenos mundos, nos quais vivem. Para a maioria das pessoas com este posicionamento, tempos de reclusão e de afastamento serão necessários a fim de se recentrarem e se limparem da "poeira psíquica", absorvida e acumulada pelo contato com os outros.

Um dos extremos de Netuno na 12ª Casa pode ser sentir que não têm controle sobre não importa o que aconteça a eles (o que alguns psicólogos chamam de "falta exterior de controle"). Enquanto Netuno nos pede para tomar conhecimento de uma autoridade maior do que nós mesmos, uma total negação de poder e responsabilidade pessoais não é uma situação saudável, e o melhor a fazer é conferir onde este planeta está posicionado. Estudos ligam as depressões e várias outras formas de psicopatologia com pessoas que sentem terem perdido a influência para dirigir as próprias vidas.

Semelhante a Vênus na 12ª Casa, quem tem Netuno aqui sofre porque o mundo nem sempre vive suas expectativas do que poderia ser. Como ficam magoados pela falta de beleza no mundo, é também possível que suas sensibilidades para com a beleza possam significar sua própria cura. A beleza tem um efeito regenerador sobre a psique. Se eles conseguem arrumar tempo para assistir calmamente a um pôr-do-sol, para estar numa praia à noite olhando as estrelas, para meditar numa capela quando a luz começa a entrar pelos vitrais ou para ir a uma galeria de arte ver sua pintura favorita, então eles muitas vezes podem revitalizar suas próprias psiques cansadas deste mundo. Como escreveu Piero Ferrucci em What We May Be ("O que podemos ser"), nesses momentos acontece uma vitória "sobre a falta de coragem, uma positiva afirmação contra o resignarmo-nos ao processo de cristalização e de morte". Fm outras palavras, as pessoas com Netuno na 12ª Casa têm uma escolha: Ver ou não ver a beleza.

A beleza é também um poder de autotranscendência e de importância, abrindo o Netuno de 12ª Casa para novos mundos e possibilidades que outros não são capazes de perceber. Responsabilizar-se em colocar mais beleza na vida não vai apagar miraculosamente todos os seus problemas, mas pode aliviar seus pesos e equilibrar a tendência de cair para o lado da insatisfação. Teilhard de Chardin (Netuno em Touro na 12ª Casa) também escreveu que a busca de evolução "tem olhos cada vez mais perfeitas num mundo onde há sempre mais para ver".

Prestar serviços é outra maneira de liberar a self da dor e da infelicidade, dando sentido à vida. Novamente, o senso comum é solicitado; alguns com este posicionamento podem atirar-se totalmente na vida de outras pessoas como meio de evitar suas próprias vidas. No entanto, Netuno na 12ª Casa poderia ser muito eficiente trabalhando em hospitais e instituições públicas. Outros podem ser encontrados como empregados de museus, bibliotecas e galerias de arte, que protegem e preservam a sabedoria, a beleza e as riquezas do passado e do presente.


Quem tem Netuno na 12ª Casa tende a meditar sobre a ideia de Jung de que certos problemas na vida "nunca podem ser resolvidos, mas somente ultrapassados". Algum novo interesse ou visão nasce e, ampliando-se a visão, os problemas insolúveis perdem sua urgência. Num certo plano, somos envolvidos por uma tempestade, mas, visto de outro plano, nossa perspectiva muda; é como estar no alto de uma montanha e ver a tempestade no vale. O vendaval ainda existe e ainda tem importância, porém agora estamos acima deles Quem tem Netuno na 12ª Casa precisa aprender a aceitar o bom com o ruim, o perfeito com o imperfeito e a beleza com a feiura. Vale lembrar e refletir sobre o que é conhecido como o ditado de Wittgenstein: "A solução para o problema da vida é vista com o desaparecimento do problema”.

19 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Tenho Netuno em Aquário na casa 12, como isso pode ser interpretado?

Mi Lee Fernandes disse...

eu tbm lol

Lara Moncay Reginato disse...

Olá Rehem e Mi Lee,
Isso pode significar muitas coisas, dependendo do restante da carta natal, mas a princípio é provável que vocês busquem em grupos, comunidades, ou em amigos as caraterísticas de Netuno nessa casa. Ou ainda participem de grupos ocultistas ou mediúnicos nessa vida ou em vidas passadas com os quais vocês se identificam e podem acionar a energia desse posicionamento.
Grata pelos comentários.

Anônimo disse...

Olá! Muito obrigada pelo post. Me identifiquei muito com a casa 12, tenho Netuno no signo de Capricórnio nessa casa. O que mais isso pode significar? Desde já agradeço pela ajuda.

Unknown disse...

Prezado Unknown, Netuno em casa regente, a 12ª, tende a acompanhar o seu ritmo natural, e em capricórnio, ele idealiza, reflete, medita e filosofa sobre a posição espiritual e fluida para o destino final. Neste caso, Capricórnio, está representando que sua busca gira em torno da figura do pai, de autoridade, de chefias e de imposição de limites e de como lidar com perdas e responsabilidades para a assunção de responsabilidades. Significa que você deve fazer o seu melhor para perdoar seu pai, seja qual for a ligação, mesmo que você não conviva com ele, ore por ele. Procure fazer isso também com todas as outras pessoas que se importam com você e exercem papel de autoridade na sua vida. Você assim como aqueles que tem esse posicionamento podem achar muito difícil crescer nas atribuições do signo de Capricórnio, por isso a cura para esse problema se aplica em você desistir de se entregar à culpa e ao escapismo para não aceitar a realidade saturnina da vida. Aprenda que limites podem ser bons. Que pessoas de autoridade não são sempre más. Que o poder, mesmo absoluto, não corrompe sempre. Lembre-se de Jesus Cristo. Quando os discípulos perguntaram a ele sobre o cego de nascença, sobre quem havia pecado para que ele nascesse assim, Cristo respondeu que ninguém havia pecado para ele ser assim. Pois dessa forma ele gloriaria o Pai. Não existe autoridade maior do que aquele que sabe servir. Jesus disse que o maior entre vós, deve ser o que serve ao seu próximo, e ele serviu, mais e lavou os pés dos discípulos, e ensinou a servir. Jesus foi tentado no deserto e venceu Satanás apesar das retrições do jejum de 40 dias. Desculpe se você não queria ler sobre o evangelho, mas é uma questão importantíssima ter exemplos para ilustrar coisas necessárias ao aprendizado, e eu não conheço exemplo melhor do que Jesus, mas você não deve se limitar a um homem de exemplo, ainda que seja o maior de todos. Você poderá através do amor, encarnar todas as caraterísticas que irão prover a cura para qualquer desafio de Netuno Capric. 12ª!!

Unknown disse...

Eu tenho neturno em sagitario e na casa 12 e está retrogrado. o que significa? o meu sol está em leão e na 8a. casa e faz trigono com neturno?

Unknown disse...

Olá! Meu filho tem vários planetas na 12ª casa. Ele tem vênus, urano e netuno, todos em aquário. Ainda não pude pagar a análise completa para ele, e de qualquer forma ele diz que não acredita em nada. Eu, como mãe, gostaria de entender para melhor orientá-lo. Vc pode me dizer o que esses posicionamentos significam? Muito obrigada!

Unknown disse...

Eu também, queria muito entender isso.

Unknown disse...

Olha tbm tenho esse posicionamento e qro saber o significado tbm, mas em mim é tudo isso descrito a cima mas com uma certa necessidade de me fechar e não demostrar a qualquer um pelo receio de não ser compreendida,de parecer vulnerável e frágil, e de certa forma o capricórnio meio que chama de volta pra realidade, tipo assim.. tá pode fantasiar mas guarda só pra você, ninguém quer saber disso.
Por um lado é bom pq da pra dar uma certa ponderada nas viagens mas não qro ficar tão bloqueada e quero usar esse lado pra ajudar quem precisa.

Morena flor disse...

Tenho Netuno e lua na casa 12,Netuno em sagitário e lua em Capricórnio e gostaria de entender um pouco mais esses posicionamento.

Kenia Soares disse...

Tenho netuno retrógrado na casa 12 e sempre vivi mais no mundo etéreo que no real - ego. Tenho muita dificuldade de estar na vida terrena. De ver as coisas terrenas. Vejo a alma das pessoas. E isso doi muifo quando estao deploráveis.

Kenia Soares disse...

NETUNO EM SAGITÁRIO

Aqui o indivíduo experimenta uma elevada consciência do mundo e de seu lugar nele. Ele aprende a viver sem se prender às raízes.

Pelo contrário, vive uma existência mais natural, fluindo com o curso de seu destino.
Ele é um espírito livre que tem poucas ligações que lhe sejam significativas no plano físico. Com um insight quase profético do futuro, ele pode captar a essência das coisas num instante, mas tem dificuldade para estabilizar-se em assuntos práticos do dia a dia. Ele terá um grande papel na propagação da mensagem espiritual da Era de Aquário. Sua vida é construída na expansão dos horizontes sem forma que sente dentro de si mesmo. Ao mesmo tempo, ele é um constante doador de informação e conhecimento para os outros. Através da Fase I do Processo Retrógrado ele pode captar possibilidades distantes como probabilidades muito reais no aqui e no agora. Ele é um sonhador, mas seus sonhos são mais uma visão da humanidade do que a satisfação de desejos pessoais.

Mais do que em outras posições, isto dá um poderoso sentido do todo cósmico acontecendo dentro de nós mesmos. Explodindo de vida, esta pessoa é a autêntica expressão da Alma, finalmente livre.

Carmicamente ele não deve ser limitado por nada que não seja o que percebe como sendo as mais profundas verdades dentro de si mesmo. Ele evitará movimentos de massa, organizações, clubes, a instituição do casamento e qualquer outra estrutura feita pelo homem e que o impeça de experimentar tudo o que sente interiormente

, Letícia disse...

Tenho esse posicionamento e foi a coisa mais linda que já li! Depois que comecei a estudar constelação familiar a minha vida ressignificou e aprendi a amar e respeitar questões de hierarquia e a entender meu pai. Fica essa dica pra quem tem esse posicionamento.

Bella disse...

Ei tbm tenho muito interesse em estudar esses assuntos, poderia me indicar algum grupo ou livros?

Anônimo disse...

Olá, gostaria de uma ajuda para interpretar o seguinte: tenho netuno em sagitário na casa 12 e tenho a Lilith em Escorpião na casa 12, esses 2 na casa 12 me influenciam de que forma?

Mari disse...

Boa noite,gratidão pelo blog. Indentifiquei-me mt com algumas coisas,eu tenho Neptuno na 12a. casa em Sagitário ( 18° 4' ). Se puder dizer-me o que significa agradeço mt.

Caprice Jacewicz disse...

Tenho Netuno em sagitário na 12 em oposição ao meu Sol em Gêmeos na 6. Uma vez que encontrei meu caminho como psicóloga e também no Yoga e Meditação, consegui direcionar melhor e aprender com meu sofrimento, e hoje respeito minha necessidade de reclusão e tempo para mim mesma.

Anônimo disse...

Netuno na 12ª Casa, por Howard Sasportas