Netuno na 9ª Casa


Netuno na 9ª Casa busca redenção e salvação através de uma crença. Quem tem este posicionamento anseia por juntar-se a algo maior que o self através de uma adesão devotada a uma filosofia, a uma religião, a um culto ou à figura de um guru. Há também uma atração irresistível por qualquer pessoa ou qualquer coisa que prometa as chaves do paraíso. Normalmente, sua filosofia ou religião requer alguma forma de sacrifício e de renúncia do ego, de suas posses ou de outros vínculos. Muitos com este posicionamento se beneficiarão enormemente ao seguir tais doutrinas. Outros podem juntar-se a grupos muito estranhos, ligados a algum culto ou esotéricos, e se perderem através desses envolvimentos. Alguns podem acreditar que conseguirão a iluminação ao imitarem perfeitamente um goro, e tornam-se vítimas do que é conhecido como "a doença de Buda" - vestir, comer e pensar exatamente como o mestre, e esquecer a importância de serem eles mesmos. Erroneamente, eles acreditam que se se comportarem como um ser iluminado também serão iluminados, esquecidos de que o comportamento é um subproduto da consciência, e não o contrário. Em outras palavras, seu "estado de espírito” os faz acreditar que estão realizados. Maus aspectos de Netuno na 9ª Casa (especialmente da 12ª) sugerem a possibilidade de "inflação espiritual": alguém que acredita ser o mensageiro de Deus ou que o culto que adotou é aquele que monopoliza a verdade.

Com Netuno nesta posição, existe a possibilidade de desapontamentos com sistemas filosóficos. Se eles estão procurando aquela única coisa que será a resposta para tudo, então podem ficar bastante desapontados. Numa certa sociedade de meditação para cujos discípulos fiz mapas, muitos deles tinham Netuno na 9ª Casa: seu goro era um alcoólatra. Geralmente, com Netuno, colocar a esperança em algo exterior para nos salvar, mesmo que seja um sistema filosófico ou uma crença muito inspirada, pode ser uma falha até que aquilo que é pensado externamente seja encontrado dentro do self.

Netuno na 9ª Casa é indicio de uma mente muito aberta e impressionável, de uma imaginação vívida e de um interesse naquilo que Maslow chamou de "os mais remotos limites da natureza humana". Eles sentem que poderiam ser bem mais do que são se apenas conseguissem encontrar um ceio de expandir mais e de utilizar plenamente suas faculdades e potenciais.

Os que têm Netuno na 9ª Casa podem ficar confusos sobre qual direção tomar na educação superior. Em muitos casos que observei, havia indecisão e dúvida sobre a que assunto dar maior relevância. Alguns podem acreditar que a educação é a resposta para tudo, ou encontrar um professor que seja seu goro "especial". Outros podem se desiludir com a Universidade ou o curso que frequentam, ou se considerarem de algum modo vítimas do sistema. Poucas pessoas que conheço com este posicionamento tiveram problemas com drogas ou álcool enquanto cursavam a Universidade.

Keats escreveu que ele "nunca se sentiu seguro de qualquer verdade a não ser pela clara percepção de sua beleza". A ideia de que "beleza é verdade, verdade é beleza" é uma descrição bastante apropriada de um dos sentidos de Netuno na 9ª Casa. Da mesma maneira, para quem tem este posicionamento, a expressão criativa pode ser inspirada por imagens religiosas ou transcendentais, ou por sutis dimensões de experiência, e poderiam servir como canais para despertar outros para isso. O filosófico escritor Goethe nasceu com Netuno na 9ª Casa. Bob Dylan, cujas canções inspiraram toda uma geração, nasceu com Netuno nessa casa regente de Peixes na 3ª Casa (a da comunicação). Netuno aí pode também indicar fama internacional como ator, artista ou músico, como no caso de Marlon Brando, de Henri Matisse e de Jimmy Hendrix.

Netuno expressa-se com relação a viagens e a grandes jornadas. Para alguns, viajar significa fugir para evitar algo no seu meio ambiente. Outros podem fazer peregrinações para encontrar a iluminação e são atraídos por certos países dotados de algum encanto, como se fosse a Meca dos muçulmanos. Podem conjecturar sobre um lugar, ir lá e achar que é muito diferente do que imaginavam. Alguns podem sentir um laço espiritual com um país que não o deles. Deve-se ter cuidado para não ser decepcionado por outros quando em países estrangeiros.


Se Netuno está mal aspectado, pode haver complicações com parentes ou por alguém que de algum modo é considerado como uma responsabilidade da pessoa.

7 comentários:

Ricardo Medeiros disse...

parabéns pelo trabalho, excelentes textos. já virei fã rs. no caso de Netuno conjunção saturno (regente do MC), ambos em capricórnio, na casa 9 (regida por sagitário) e estes 2 planetas em oposição Júpiter em câncer na casa 3 (regida por gêmeos). _/\_

Anextiomarus disse...

tipo eu, quando segui um caminho oculto de espiritualidade que da pra relacionar de uma certa forma com o caminho da mão esquerda, eu resolvi viajar pro interior em busca de algo mistico, e eu realmente vi muita coisa, andando num lugar deserto e escuro de madrugada, inverno, julho, vi um anjo, mas diferente dos espiritas, eu não vi esse anjo com bons olhos, eu isolei minha consciencia da dele, e apenas passei no sentido contrario, duas pessoas que acreditam em coisas opostas passando em sentido contrario, ele cantava sempre coisas relacionadas a deus, mas na minha visão ele era um desses senhores do karma. isolei minha consciencia(self) e pensei comigo mesmo ''esse mundo é só um sonho'' e passei reto pra finalizar minha caminhada obscura.

Anônimo disse...

Tenho Netuno na casa 9 e gosto de assuntos esotéricos. Cansei das religiões, mas busco a espiritualidade. Gosto de viajar pelo Brasil e para o exterior, indo a lugares místicos, como Egito, Turquia, etc.

Kitty disse...

Oi, tudo bem? Mo doideira, não sei se você vai ver essa mensagem, porem me chamo letícia, estava lendo sobre Netuno na casa nove por que to passando por uns momentos barras em questão a misticidade, estou começando a "afetar a situação ao meu redor" não só em questão das pessoas, porem em questão ate mesmo de objetos e eletricidade em especifico, resumindo eu nasci em julho, sou canceriana, ascendente em gêmeos e lua em aries, acredito muito na justiça e no karma do divino, só um comentário. nada é atoa.
Qualquer coisa quem ver isso aqui e se interessar, chama no insta @leticiacroft_

DENISE EXCURSÕES BAIXADA SANTISTA disse...

Tenho Netuno em conjunção com júpiter na casa 9 .. tenho muitos devaneios em trabalhar e ajudar as pessoas a se encontrarem espirualmente ou me ligar a alguma "comunidade" , porém sou funcionária pública e tenho medo de perder minha instabilidade

Debora disse...

Eu tmb . Vc decidiu o q vai fazer?

Cláudio dos Anjos disse...

Ótimo texto ! 👏🏾😃