Plutão na 7ª Casa

O soberano grego do mundo subterrâneo só foi visto deixando seu reino para dirigir-se ao mundo superior duas vezes; uma, para curar uma ferida provocada por Hércules, e outra para trazer Perséfone para seu reino. Similarmente, os trabalhos de Plutão podem ser observados de maneira mais clara na doença e na esfera dos relacionamentos íntimos.

Plutão na 7ª casa significa que ele pode ser encontrado na área dos relacionamentos. Em vez de ver o casamento ou as uniões íntimas apenas como um caso "feliz enquanto dura", é aconselhável para quem tem este posicionamento entender os relacionamentos como catalisadores ou agentes de transformação pessoal, de crescimento e mudança.

Liz Greene diz de Plutão nesta casa que "a entrada no mundo inferior vem através de outra pessoa". Em outras palavras, o relacionamento vai mergulhá-los em profundos complexos emocionais que ficaram retidos na psique desde a mais tenra infância (ou até antes, se se acredita em carena e reencarnação). Através do relacionamento, partes da natureza que foram queimadas, reprimidas ou muito controladas pelo ego vão irromper desordenadamente na vida diária. Depois da explosão, vem a tarefa da recomposição, felizmente com maior sabedoria e mais conhecimento de sua própria complexidade.

Se essas pessoas não estão inteiramente em contato com seus lados sombrios e indiferenciados, elas podem projetar essas qualidades nos companheiros. Se não tomaram conhecimento de seu potencial de rudeza, de trapaça, de maus-tratos, de ciúmes, de inveja e de possessividade, elas parecem atrair esses traços em outras pessoas. Novamente a natureza da vida volta-se para a totalidade; se não estamos vivendo essa totalidade, o exterior a traz até nós.

Onde quer que Plutão caia no mapa é onde o deus da morte e da destruição pode ser encontrado. Alguns com esse posicionamento sentem a própria inclinação para a destruição na área dos relacionamentos e, conseqüentemente, vivem com medo de que os outros sejam capazes do mesmo tipo de comportamento. Ou podem rejeitar completamente sua própria energia destrutiva, atribuindo-a a outra pessoa. Por negar a apreensão de que mais cedo ou mais tarde o outro vai romper com o relacionamento, eles têm dificuldades em confiar no parceiro ou em se sentirem seguros num relacionamento. Tentando evitar essa catástrofe, podem tentar dominar, possuir e controlar o parceiro. Infelizmente, tal comportamento muitas vezes serve para afastar a outra pessoa, com isso fazendo acontecer aquilo que mais temiam. Como no caso de Plutão em qualquer casa, a divindade que traz a doença é também aquela que traz a cura. Para limpar toda a sujeira em que nossos próprios complexos inconscientes nos atiram, Plutão oferece-nos uma pá e diz: "Comece a cavar”. Neste processo, podemos também desenterrar algumas boas razões pelas quais tudo teve de acontecer assim.

Vi muitos casos em que Plutão na 7ª Casa queria terminar um relacionamento mas temia faze-lo por várias razões. Invariavelmente, de algum modo eles provocavam a outra pessoa a fazê-lo por eles.

Alguns podem encontrar Plutão na 7ª Casa através da morte de um companheiro. Se o relacionamento era íntimo e bom, catar os pedaços após semelhante infortúnio é um vagaroso e gradual processo com muitas fases. Mas onde quer que Plutão se encontre, sua capacidade de se reerguer, como a Fênix, das cinzas, também está presente; embora Plutão os ensine a serem mais cuidadosos da próxima vez, ao desviarem inteiramente suas identidades de algo exterior para o self. Mesmo que o relacionamento fosse repleto de brigas e amarguras, a perda de um parceiro por morte pode ter um efeito devastador, sobretudo se a pessoa se sente parcialmente responsável pelo ocorrido, ou se o parceiro morreu antes que problemas interpessoais prementes pudessem ser resolvidos. Será importante para o parceiro sobrevivente fazer o que puder para trabalhar esses sentimentos; de outro modo, qualquer relação posterior poderá sofrer com esses problemas. A casa de Plutão pode ser facilmente assombrada.

Plutão é um planeta de extremos e, neste sentido, está estranhamente localizado na casa preocupada com equilíbrio, compartilhamento e preocupação em cooperar. O caso de quem tem o poder no relacionamento é bem focalizado aqui. Alguns vão transferir todo o seu poder para a outra pessoa, como se quisessem ser engolidas pelo relacionamento; outros não vão se sentir seguros se não forem os tais. Em qualquer dos casos, o equilíbrio de poder é desigualmente compartilhado e ainda há que se aprender lições sobre a verdadeira reciprocidade, Mais cedo ou mais tarde, um dos parceiros pode sentir a necessidade de se libertar a fim de crescer para além dos limites de tal arranjo.

Em muitos casos por mim analisados, quem tem Plutão na 7ª Casa sente muita dificuldade em eliminar ou deixar um relacionamento acabar. Para alguns, isso evidencia um tipo de lealdade determinado a continuar trabalhando nele. Para outros, suas identidades podem estar tão ligadas no relacionamento que deixá-lo seria como morrer. Na mitologia, comparado aos outros deuses, Plutão era um marido relativamente constante para Perséfone, e só foi infiel duas vezes. No primeiro caso, ele teve uma louca paixão pela ninfa Minte, mas em sua furiosa perseguição a ela, esmagou-a acidentalmente. (É possível que quem tem Plutão na 7ª Casa possa destruir uma relação pela sua própria intensidade.) No segundo caso, ele raptou uma das filhas de Oceano e levou-a para o seu reino, onde ela viveu até morrer de morte natural.

Plutão pode requerer a completa falência e eliminação de um relacionamento existente para permitir a continuidade da individuação de cada parte. Por outro lado, no entanto, Plutão também sugere que um relacionamento pode resistir a um sem-número de minimortes e renascimentos, tornando-se cada vez mais forte e durando muitos e muitos anos.


Quem tem Plutão na 7ª casa conta com a habilidade de ajudar aos outros em tempos de dor, de crise e de transição. Alguns podem ter uma enorme influência sobre a sociedade em geral. Dois exemplos ilustram a face social de Plutão na 7ª Casa. O ditador fascista Mussolini, que tinha Plutão regente da 12ª Casa, a casa dos movimentos coletivos. Em contraste, Betty Friedan, a infatigável líder da liberação das mulheres, tem Plutão na 7ª Casa regendo Escorpião na cúspide da 11ª e da 12ª casas.

 Esta posição de Plutão por casa também é útil em mapas de advogados, de pessoas dedicadas à cura, de conselheiros e psicólogos.

30 comentários:

Ricardo Medeiros disse...

Tenho plutão em escorpião na 7(em libra) e quero ser psicólogo especialista em Jung. ^^

Unknown disse...

Eu tenho plutão R, plutão meio do céu quadratura e urano R na casa 7, minha vida amorosa é um desafio constante para mim. E tenho sofrido muito nessa área. tive um relacionamento longo de 7 anos, mas fiquei viúva.

Unknown disse...

Tenho plutão em escorpião, você poderia fazer "plutão em casa signo"?

Unknown disse...

Vixi... Eu tb, tudo isso!

Cláudio dos Anjos disse...

Gostei!👌

Megg disse...

Meu relacionamento de quase 5 anos terminou recentemente. Já vinha estando difícil desde o segundo ano de namoro, muitos altos e baixos, muitas brigas e muito descontrole emocional (da minha parte). Meu ex sempre tentando dar um jeito para as coisas darem certo, mas eu sempre tinha esse "sentimento" de autodestruição e, consequentemente, destruindo quem ativa do meu lado tb. Sem querer, acabei descobrindo hoje que tenho plutão na casa 7. O que explica muito do inferno que passei nesses últimos anos, e na dor maior ainda que venho sentido após o término.

Anônimo disse...

EITA. !! Tenho Plutao Em Virgem. Na. Casa 7. Sou. Terapeuta Fiquei. Viuva Muito nova , antes perdemos um filho. Foi .um Esfoliamento.

Unknown disse...

Tenho Plutao em escorpião na casa 7 e sou muito desconfiada com namorado.Sou paranoia.

Cláudio dos Anjos disse...

Tenho
Plutão a 9°40' de ♏ na 🏠 7 。

Obs: Marte ascendendo e ♓ na 12a casa.

Unknown disse...

Meu namorado tem plutao na casa 7 e sinto que é eu que sou paranoica com ele rss

Georgia disse...

Que blog é esse?????? Gente, favoritos já!!!!!! Que achado!

Cláudio dos Anjos disse...

Hehehe
Realmente, a interpretação deste blog sobre Plutao na casa 7 é incrível.
Até favoritei e fiz download da pagina 👍😉

Anônimo disse...

Eu tenho plutão na 7 e acho melhor ficar sozinha, relacionamentos íntimos são complicados demais.

Cláudio dos Anjos disse...

: (

Scheila disse...

Maravilhoso

Unknown disse...

Tenho Plutão em Libra na casa 7 ! Tenho muita dificuldade tbm com relacionamento,preciso urgentemente melhorar isso ,pois meu "namorido" é um grande homem!

Anônimo disse...

Eu sou uma plutão na 7 em escorpiao. Meus relacionamentos são longos, mas confesso que o "mosquitinho do término" sempre me morde. Eu já entendi essa tendencia, então, hoje, lido bem com isso, mas antes era do tipo "todos os problemas se resolvem terminando".
tenho a impressão de causar grande impacto nos meus relacionamentos mais longos e sempre recebo confissões da abertura à intimidade que ofereço. Consigo, de alguma forma ainda desconhecida, acolher as pessoas de uma forma que elas se sentem envolvidas, íntimas e livres para serem elas mesmas.
Estudei direito e embora sempre tenha ouvido sobre o talento natural para a área sinto que minha missão envolve a cura emocional das pessoas. Amo e vivo flertando com a psicologia analitica de Jung. Cogito como profissão atualmente.
Nunca me senti paranoica sobre meus relacionamentos, embora tenha me sentido insegura em vários momentos. Não por medo de ser traída, mas como se eu nunca pudesse realmente contar com ninguém. É difícil pra mim e não entendo o conceito de "confiar de olhos fechados". Eu confio, mas sempre espero por um bote, que graças a Deus, nunca veio hahahaha. Ou seja, não tenho nenhuma razão racional pra me sentir assim.
Realmente tenho muita dificuldade de terminar relacionamentos, pois sempre acho que tem algo mais a aprender ali. Até que chega a certeza que tem mais a aprender fora dali e finalmente termino.
Lealdade é fundamental pra mim, e embora minha venus ariana sempre me impulsione para o desejo de novas aventuras amorosas, meu plutão na 7, fortalecido pelo meu sol em touro, consegue me manter nos trilhos e ser leal e constante nos meus relacionamentos.
Os relacionamentos, definitivamente, são lugares de muito aprendizado sobre a natureza humana e eu sinto muito forte a potencia transformadora deles

Cláudio dos Anjos disse...

♏💣💔

Cláudio dos Anjos disse...

🥺😢

Cláudio dos Anjos disse...

O lado sombra de um 1 dos 2 acaba vindo à tona, e não necessariamente o da pessoa com Plutão na 7ª .

Anônimo disse...

Tenho Plutão em Libra na 7 e descreveu exatamente minha vida amorosa. Tenho uma impulsividade extrema de terminar meus relacionamentos, todos meus relacionamentos no início da relação, no processo de adaptação inicial, qdo algo não ainda está sendo conhecido, se não me agrada eu termino, é algo inconsciente que só recentemente consegui aprender a lidar, a ver o padrão. Tenho uma tendência a atrair tb pessoas com traumas psicológicos, como país bêbados, mães dominadoras, meu último relacionamento a mãe do meu companheiro o espancava quando era criança, tudo isso acaba gerando relacionamentos conflituosos com pessoas controladoras e que tentam controlar a relação. Engraçado que a maioria dos meus relacionamentos foram com escorpianos, talvez pelo meu Saturno em Escorpião na cúspide da 8. Términos é outro fator que me identifiquei demais. Passado esse primeiro impulso de fugir, a pessoa sempre acaba voltando e eu dou uma segunda chance e nunca consigo sair a relação. Meu último relacionamento durou 2 anos e meio, um relacionamento cheio de idas e vindas e brigas e só terminou porque eu cansei de ser mal tratada. Outros tb foram assim, anos com pessoas que me destruiam emocionante e eu a elas. Relacionamentos que parece tranquilo e normal eu tendo a fugir mesmo, não consigo me apegar, é como se o conflito e a dor tivessem que existir para me alimentar. Muito tenso esse posicionamento.

Unknown disse...

Eu tenho plutão na casa 7 em sagitário e sou libra alguém poderia dizer o que significa?

Anônimo disse...

Eu tenho Plutão em sagitário na casa 7 e agora fiquei com receio ����

Cláudio dos Anjos disse...

Plutão em Escorpião na 7ª casa é uma 💣 quando se casa !!

Anônimo disse...

Ter Plutão na casa 7 é como ter na casa 1, projetamos nossa sombra, nosso poder nos relacionamentos, nas pessoas da casa 7. Então temos o poder de manipular ou sermos manipulados. Bem direcionado poder orientar pessoas com respeito e consciência. Trabalhar as nossas sombras ajuda no processo de cura para poder tomar o lado positivo de Plutão..Com este posicionamento, relacionar-se em uma parceria é um desafio. Gratidão pela publicação!

Cláudio dos Anjos disse...

🤟🏾😎

Anônimo disse...

Pode ser que essa relação de 'opressor/oprimido' seja exercida na área do trabalho e em relação ao seu corpo, pois Plutão rege sua casa 6.
Pelo jeito, você tem muitos planetas desse lado do mapa, evidenciando a importância dos outros na sua missão de vida.

Carlos del rey disse...

Plutão de sétima casa,regente da minha lua escorpiana, sendo dispositor de Júpiter exaltado ( câncer ), exacerbadamente intendo e emocional. Sem contar que Marte está exaltado e na oitava casa... olha, me falta o fôlego.

Unknown disse...

Texto maravilhoso! Tenho Plutão na casa 7 e sou uma ceifadora de relacionamentos.
Como tenho muitos aspectos em Aquário, gosto de romper apesar de sofrer muito. Tenho longos relacionamentos, muito transformadores, mas sempre sou eu a romper com esses. Nunca mais sou a mesma quando acaba uma relação!

Ana disse...

Tenho plutão na 7. Só me interesso por homens emocionalmente frágeis (eu tbm sou de algum modo, mas consigo levar) como se eu quisesse fazer a diferença na vida deles. Eu também tenho saturno na 11, então sempre fui socialmente solitária e meus relacionamentos representam uma importante base social na minha vida.