Quíron e as Casas


Quíron na 1ª Casa

Com Quíron na 1ª Casa, as feridas podem ocorrer bem cedo na vida. Por exemplo: uma mulher que conheci com este posicionamento, nasceu com uma doença comumente chamada de "osteomielite", ou ossos quebradiços e frágeis. Pela delicadeza de estado, os médicos avisaram à mãe que a criança não deveria ser levantada nem carregada e, assim, enquanto bebê, ela foi privada de conforto físico e de carinho. Outros posicionamentos em seu mapa mostram uma vontade férrea e ela bravamente trabalhou, dentro de suas limitações, para se tornar forte e auto-suficiente. Na época em que fizemos a leitura de seu mapa, Urano em trânsito estava em conjunção com o seu Quíron na 1ª Casa e ela estava esperando para começar um treinamento como fisioterapeuta.

Outro exemplo é o de um artista nascido com Quíron em Sagitário na 1ª Casa em conjunção com o Ascendente. Muito afetado por uma doença atrofiante do sistema nervoso, nem por isso deixou de ensinar pintura para jovens usando as forças que lhe restavam. Embora Quíron tenha escolhido morrer, ele foi recompensado pelos deuses por seu bom trabalho, fazendo parte de uma constelação nos céus para que todos o vejam por toda a eternidade. Da mesma maneira, embora esse homem tenha morrido por volta dos trinta anos, como, o imortal Quíron, sua memória e influência continuam vivas através de suas pinturas e das posteriores obras de arte de seus alunos.

Ambos personificam a natureza de curador/ferido/mestre de Quíron e servem como fonte de inspiração, não só para pessoas incapacitadas como também para as pessoas capazes que os conheceram.

Em seu estudo de sessenta e nove mapas de curadores/terapeutas, Eve Jackson achou que onze deles tinham Quíron na 1ª Casa.


 Quíron na 2ª Casa

A habilidade que Quíron precisou aplicar às intuições espirituais, filosóficas e éticas na vida de todos os dias e nos assuntos práticos é enaltecida com Quíron na 2ª Casa. Elisabeth Kübler-Ross, cujo trabalho pioneiro no campo da morte e do morrer tem sido usado na prática, tanto para as pessoas que estão morrendo como para suas famílias, nasceu com Quíron em Touro na 2ª Casa. Seu trabalho apareceu justamente quando Quíron estava retornando à mesma posição natal (Quíron tem um ciclo aproximado de cinqüenta anos).

Também tenho visto Quíron na 2ª Casa, por exemplo, no mapa de pessoas que sofreram muito por falência bancária e colapso financeiro, e que usaram essa experiência para ampliar seus conhecimentos filosóficos e psicológicos acerca da vida e de si mesmas.


 Quíron na 3ª Casa

Uma mulher que se curou de um câncer fazendo uso de dietas especiais e de técnicas de visualização está atualmente escrevendo e distribuindo informações sobre como combater doenças dessa maneira; ela tem Quíron em Sagitário na 3ª Casa, a casa da comunicação. Observei este posicionamento nos mapas de outras pessoas que escrevem sobre medicina e sobre curas.

Suas feridas podem aparecer durante a adolescência e durante os anos de crescimento. Alguns com este posicionamento podem ter dificuldades de adaptação nos primeiros anos de escola ou ter dificuldades de aprendizado ou de fala. Em poucos casos os que têm Quíron nesta casa tinham irmãos ou irmãs doentes ou angustiados (aflitos) por algum coisa, e seus anos de formação foram marcados pela necessidade de serem sensíveis à condição de irmãos.


Quíron na 4ª Casa

Se a 4ª Casa é considerada como a do pai, então ele pode tomar a projeção de Quíron. A criança com esse posicionamento tende a ser excepcionalmente sensível a seus ferimentos, ou a ver o pai como uma espécie de mestre ou mentor. Uma mulher que conheço que tem Sol em conjunção com Quíron na 4ª Casa, quando menina foi abandonada pelo pai logo depois da morte da mãe. Essas rejeições na primeira infância contribuíram para a sua receptividade em relação à dor, às necessidades e aos sentimentos de outras pessoas.

É possível que nos últimos anos de vida, quem tem este posicionamento desenvolva um latente interesse por várias formas de curas.


Quíron na 5ª Casa

A 5ª Casa é associada a crianças e a jovens, e quem tem este posicionamento pode servir de professor para os jovens. Uma mulher com Quíron nesta posição conseguiu livrar-se da heroína e trabalha agora ajudando adolescentes com problemas de drogas.

Já foi mencionado que o posicionamento de Quíron na casa pode mostrar onde nossos desejos e ansiedades físicas de primeira infância poderiam entrar em conflito com impulsos em direção a algo transcendente, puro e divino. Fiz o mapa de um homem muito religioso com Quíron na 5ª Casa que se torturava com desejos sexuais por meninos e meninas pubescentes. Através de psicoterapia e orações, ele transmutou de forma construtiva esses impulsos, exprimindo seu amor às crianças trabalhando como tutor e conselheiro para adolescentes-problema.

O príncipe Charles nasceu com Quíron em conjunção com o Sol na 5ª Casa, a casa da auto-expressão criativa. Eve Jackson cita parte de uma entrevista por ela concedida: "Desde que eu era criança, interessei-me por assuntos médicos e trabalhos de cura; eu sempre desejei poder curar”. Nos últimos anos, ela tem expressado um sincero e entusiasmado apoio (5ª Casa) pela medicina holística.

  
Quíron na 6ª Casa

De certo modo, Quíron sofria por estar num corpo de que não gostava. Vi esse posicionamento nos mapas de poucas pessoas que se sentiam mal ou limitadas em seu corpo físico. Uma era uma mulher bastante alta, outra era um homem pequeno. No entanto, o tipo de ajuste psicológico que tiveram de fazer contribuiu para a compreensão e a sensibilidade de ambos em relação ao sofrimento alheio. O homem em questão trabalhou muito e produtivamente com pessoas de qualquer idade portadoras de problemas.

Relembrando o enfoque holístico de Quíron com a medicina, este posicionamento aparece freqüentemente nos mapas que vi de terapeutas que trabalham com o corpo - os que usam as técnicas neoreichianas, a massagem e os remédios feitos com ervas etc.

Uma vez que Quíron era tão ligado à arte da sobrevivência, é provável que os que possuem Quíron na 6ª Casa tenham potencial para dominar artes como a de cozinhar, a de costurar ou outro tipo de trabalhos manuais.


 Quíron na 7ª Casa

Com este posicionamento, é possível que a natureza de Quíron possa ser projetada no parceiro, que pode ser encarado como obviamente ferido, tanto física como psicologicamente. Ou pode ser o parceiro que é visto como um tipo de mestre ou de sábio mentor. Inversamente, quem tem Quíron nesta casa poderia agir como professor de outra pessoa.

Os sentimentos de rejeição de Quíron tendem a manifestar-se através de um relacionamento, quando esse planeta está posicionado na 7ª Casa. A dor da separação de uma pessoa amada pode trazer à tona profundas feridas que tocam, sensibilizam e transformam até as pessoas com coração mais duro, ou podem sentir frustrações pela discrepância entre uma noção idealizada do amor e a realidade que se apresenta diante delas.


 Quíron na 8ª Casa

Quem tem Quíron na 8ª Casa pode ser sensível à rejeição sexual ou se sentir deslocado ou confuso a respeito da própria identidade sexual. Fortes desejos libidinosos podem entrar em conflito com suas inclinações mais espirituais e religiosas.

É possível também que eles sejam extremamente receptivos a qualquer dor que paire no ar, e possuam habilidades de cura latentes que deveriam ser encorajados a desenvolver. Alguns são capazes de ensinar aos outros os mais profundos mistérios ou as mais sutis dimensões da vida. A 8ª Casa é associada à morte e quem tem este posicionamento pode querer seguir o exemplo do famoso centauro e escolher a morte de modo pacífico e equânime.


 Quíron na 9ª Casa

A 9ª Casa realça a habilidade de Quíron em aplicar idéias intuitivas e inovadoras de maneira prática. Pessoas com Quíron nessa posição são capazes de se tornar bons professores. O respeitado pensador e astrólogo John Addey nasceu com Quíron em Áries na 9ª Casa em conjunção com o Meio-do-Céu. Deformado por uma espécie de reumatismo incurável, ele trabalhou como professor para deficientes. Mais tarde, em certa ocasião, ele disse que provavelmente não teria sido tão feliz - caso passasse os dias entre o golfe e os cavalos - não fosse por sua doença, que o forçou a ficar parado por um momento e a refletir sobre a vida. Suas feridas impeliram-no a voltar sua atenção para os assuntos da 9ª Casa, como filosofia e astrologia. Com a clareza e a finesse do Quíron mitológico, Addey relacionou os conceitos abstratos e teóricos dos harmônicos de uma maneira prática para a análise de mapas.


 Quíron na 10ª Casa

Qualquer planeta na 10ª Casa estará ligado à carreira e à profissão. Dos sessenta e nove mapas de curadores/terapeutas que Eve Jackson estudou, quinze tinham Quíron na 10ª Casa. Enfim, a função da pessoa no mundo poderia refletir muito bem as qualidades terapêuticas do grego Quíron. No entanto, Quíron era muito inseguro sobre o grupo a que pertencia; ele era meio divino e meio animal, e quem tem Quíron nessa casa pode não ter muita certeza de onde ficar na sociedade e do papel que deve desempenhar no esquema das coisas.

Um Quíron de 10ª Casa também pode indicar um sentimento de rejeição pela mãe e a conseqüente dor psicológica e o crescimento que nasce com essa experiência. É também possível que a mãe tenha levado esta projeção de Quíron; ela é vista como sofredora ou aflita, espelhando de algum modo ou inversamente a natureza filosófica e terapêutica de Quíron.

  
Quíron na 11ª Casa

Os que têm Quíron na 11ª Casa podem estar envolvidos em diversos tipos de correntes de terapias ou centros de cura. Podem ser sensíveis ao sofrimento na sociedade e, talvez, preocupados em ajudar ou ensinar os que são oprimidos e os pobres. Pode haver um medo contínuo de rejeição ou menosprezo dentro de grupos ou amizades, ou algum abalo sofrido com esses envolvimentos. No fim das contas, essa dor poderia agir como catalisador para o melhor conhecimento e compreensão de si mesmo.

Os amigos representam algumas das conotações de Quíron - tanto as pessoas envolvidas em profissão de cura ou ensino, como as que são obviamente vulneráveis psíquica ou fisicamente. Os que têm Quíron nessa casa podem servir de mentor para amigos ou procurar seus sócios em busca de ajuda, de orientação e de apoio.


Quíron na 12ª Casa

No estudo feito por Eve Jackson, a terceira posição mais freqüente de Quíron em mapas de curadores e terapeutas é a 12ª Casa. Destes, notam-se dois grupos distintos: os que praticam a "cura espiritual", como o toque das mãos ou mesmo a cura à distância, e os que primeiro trabalhavam com sonhos e imagens dirigidas. Fiz o mapa de uma pessoa deficiente de nascença com o Sol em conjunção com Quíron na 12ª Casa; agora ela trabalha como psicóloga num hospital (a 12ª Casa é a casa das instituições).

Para os que têm Quíron na 12ª Casa, feridas não curadas podem marcar fundo o inconsciente ou advirem de difíceis experiências pré-natais. O psicólogo Arthur Janov, autor de The Primal Scream ("O grito primitivo") nasceu com Quíron na 12ª em Áries; ele acredita que o modo de religar-se à sua verdadeira força e vitalidade (Áries) é através da liberação de traumas antigos profundamente ameigados.

Os reencarnacionistas podem afirmar que quem tem um Quíron de 12ª Casa teve ligação com curas ou ensinamentos em vidas anteriores. Seja como for, quem possui este posicionamento tem o potencial para abrir a enorme fonte de sabedoria prática que está estocada no íntimo de sua psique.

10 comentários:

Anônimo disse...

Olá, já li várias postagens do seu blog e curti bastante. Foram os textos das luas (a minha em aquário) que me despertaram o interesse em astrologia. Ainda sim, eles continuam sendo os meus preferidos, por exporem mais a área psicológica e de forma mais detalhada. Gostaria de saber se existem outros textos na mesma tonalidade. Att. Thiago

Andresa Almeida disse...

Agora sei um dos motivis que gosto tanto de astrologia , Quiron em virgem na casa 9 .
Quiron está num signo domiciliado, e ainda em uma casa de exaltação acidental ou isso ainda não está bem claro na astrologia?

Anônimo disse...

ORAÇÃO DO AMOR . LEIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas? funciona mesmo!!! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS? Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)? Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes). Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre frr) de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que (frr) venha para MIM , afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele (frr) não pense mais nas outras? mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém?). Publique esta simpatia por três vezes , basta copiar e colar por três vezes em in forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas da manhã esteja preparada para o maior choque de sua vid
20 de maio

Rubens Oliveira disse...

O seu blog é simplismente maravilhoso!
Sua análise sobre as casas astrológicas é para mim uma das melhores feitas até agora: filosófica, arquétipica e somente Relacionada com os nossas valores culturais ao invés de baseados neles.
Parabéns!

Darren Criss disse...

Há alguma forma de descobrir o Quiron ja? Me identifiquei com a descriçao de 3, porem, a mais forte foi a da casa 8...

Lara Moncay disse...

Grata por todos os comentários. Darren tem que ver na carta natal o posicionamento de Quiron.

Anônimo disse...

E o aspecto de Quiron em oposição a Venus?
Tenho Quiron em Gemeos na 7 (sinto exatamente como voce falou) e Venus em Sagitario na 1.

Obrigada!
Adorooo o seu blog!

Aquariana com Asc em Leão disse...

Amei seu texto como um todo.
Eu me vi descrição.
Porém,analisando Meu Retorno Solar 2016/2017 Kíron casa1em ♓.

Márvores disse...

Adoro seu blog!
Tb tenho Quíron na 12° em Áries como no exemplo citado...gostaria de um maior aprofundamento neste estudo. Vc poderia me indicar algum livro?

Juli disse...

Tenho Quiron na X em câncer à 1º de ir para casa XI, é possível eu sentir a influências de ambas as casas por estar em cúspide?