O Jovem Herói Solar

O jovem futuro herói pode ter contado com a proteção de sua mãe ou do pai durante algum tempo, mas terá de aprender a lidar com as dificuldades representadas por outras pessoas, mais cedo ou mais tarde.

Precisa desenvolver o realismo, pois a inveja é um fato da vida e uma parte indelével da natureza humana. Nem sempre poderá ir correndo para casa berrando por ter sido atacado por causa de sua natureza especial ou por ter sido questionado. Além disso, precisa adquirir firmeza, auto-suficiência, “Insight”, inteligência e amigos leais para sobreviver como indivíduo. Do contrário, pode ser que sacie sua sede de luz solar e regresse rastejante para o ventre materno. Na verdade é isso que muitos fazem, pois encontram mães verdadeiras ou substitutas, que os protegem, tais como empregos insatisfatórios ou relacionamentos paralisantes e reprimem seus próprios potenciais individuais para evitar o mundo competitivo lá fora.

Em algum ponto de seu processo de crescimento, o herói recebe aquilo que Campbell se refere como “a chamada para a aventura”. Ela pode surgir sob diversas formas. O pai/mãe divino pode aparecer em um sonho ou visão. De qualquer maneira, a chamada pode vir de dentro de nós – nosso significado e destino numa intuição repentina – o que costuma acontecer sob ciclos de planetas pesados, tal como o retorno de Saturno aos 30 anos, ou na meia-idade, coincidindo com o semiciclo de Urano ou com o segundo semiciclo de Saturno. No mito, a chamada do herói também pode se dar através de uma aparente perturbação ou desastre exterior, o rei idoso está morrendo e não tem herdeiros conhecidos.

O momento da chamada do herói para a aventura tem um quê de predeterminação nos mitos e folclores, como um despertador programado para tocar em certo horário.
A hora costuma ser determinada no nascimento do herói, bem como no início da história. Isso sugere o ritmo intrínseco do mapa astrológico.

Os relacionamentos podem nos oferecer nosso despertar, especialmente se eles começam e terminam sob situações astrológicas significativas envolvendo o Sol. A intervenção de outra pessoa em nossas vidas seja um namorado, um filho ou um professor, ou mesmo um inimigo ou rival, pode transformar nossa consciência e fazer com que o herói solar inicie sua jornada.

Nenhum comentário: