B - A Forma

A segunda tendência fundamental da Lua que aqui podemos distinguir em sua enorme plasticidade - dado sua diferenciação - e sua docilidade para responder a uma ordem impressa na substância, a fim de tomar determinada forma ou outra. Neste caso, a inteligência do código genético que ficou constituído a partir da união dos gametas, irá determinando as características específicas que a massa celular deverá tomar - através de “instruções”- até transformar-se em órgãos definitivos: fígados, rins, unhas, pernas... A partir daí a vitalidade celular já não responderá a novos impulsos de formação e só se renovará periodicamente, movendo-se dentro de um padrão estável e definitivo.

Neste exemplo de nível biológico podemos visualizar várias características lunares que mais tarde reconheceremos em outros planos: sociais, psíquicos, mentais etc. Estas são:

1 - a relativa e indiferenciada que possibilita sucessivas transformações até dar lugar a uma forma final;

2 - a plasticidade e receptividade aos métodos de formação com os quais incorporam a forma, para logo ater-se a ela;

3 - a alta vitalidade do lunar, até que se reproduza continuamente em si mesma, mantendo a forma incorporada;

4 - a capacidade de renovação em resposta a uma ordem determinada, que a leva a incorporar uma diferença sobre a base do padrão anterior. No exemplo, isso ocorre ao passar do endodermo às células do futuro sistema digestivo e, mais tarde, destas a cada um dos órgãos específicos.

Nenhum comentário: