A - Substância

A Lua se refere sempre a substância de certo nível de existência - física, biológica, psíquica, social, mental - isto é, ao substrato indiferenciado do qual surgirão às formas desse nível de realidade. É a matéria prima, disponível para adotar as formas necessárias que expressam uma determinada dimensão. Em tantas substâncias vitais e anéis de reprodução de si mesma, entregando-se as estruturações e princípios formativos que atuam sobre ela, expressa sua analogia com Touro, daí sua exaltação nesse espaço zodiacal.

Podemos exemplificar com maior clareza este conceito e suas ramificações descrevendo o desenvolvimento de um embrião, onde ali começa a vida está particularmente presente o acionar da Lua.

Na união entre mamíferos, uma vez reunidos os gametas no útero começa uma rápida segmentação de células praticamente indiferenciadas. Estas possuem uma enorme vitalidade e proliferam até dar lugar a uma primeira diferenciação entre elas, com o surgimento de três tipos de tecidos diferentes entre si, ectoderma, endoderma e mesoderma. As células de cada um desses tecidos terá um destino específico em cada tipo de órgão, ao final de uma série de transformações que partem de uma origem comum. O aparelho respiratório e o digestivo surgirão do endoderma através de sucessivos passos, o sistema nervoso se constitui a partir do mesoderma e assim o resto, de maneira semelhante. O importante para nós é perceber como as futuras formas finais (órgãos) são transformações progressivas de tecidos básicos que ministram a substância, primeiramente a sistemas inteiros (respiratório, digestivo, nervoso, estrutura óssea, etc.) e mais tarde se diferenciam em órgãos particulares (pulmões, traquéia, estômago, fígado, pâncreas, etc.).

Nesse sentido, aqui a Lua é uma proliferação de tecido (relativamente) indiferenciado no qual se enfatiza a tendência a repetir-se, até o momento de uma nova formação complexa da substância (o tecido) a fim de produzir um útero diferenciado.

Uma reprodução de tal intensidade e velocidade - podemos falar de um frenesi de auto-reprodução - responde a necessidade do sistema global de substância, de contar com materiais primários em abundância para sua posterior complexidade, até alcançar as formas finais.

Nenhum comentário: