A hiper-racionalização defensiva.


Podem deduzir o quanto complexo é fazer uma análise da carta natal de uma pessoa com esta Lua. No princípio a leitura de uma carta é sempre uma situação atemorizante e existe a fantasia que pode descobrir algo que preferia não saber. Isto acontece a quase todas as pessoas e por isso é conveniente não cair no jogo do mecanismo lunar do consultante, que se verá quase que inevitavelmente ativado. No caso da Lua em Virgem, é possível que uma consulta astrológica ponha a pessoa em uma situação que ela irá catalogar como irracional. Quem sabe seu ascendente em Aquário tenha levado esta pessoa a um astrólogo, mas uma vez ali, sua Lua em Virgem perguntará “que é isto?”, como posso estar escutando esta irracionalidade?”, e a partir dali, se ativará o personagem crítico e cético que começará a censurar e a desvalorizar a situação em que se encontra, isto é , por certo muito comum. Quem sabe se trate de um duplo Peixes com a Lua em Virgem que tenha passado à vida consultando videntes e tarólogas: de qualquer maneira, podemos imaginá-lo em todas as sessões com uma “fenda mental” na frente, filtrando tudo que lhe dizem e deixando ingressar só o que manifesta uma extrema coerência lógica: todo demais é deixado de lado por ser perigoso. Assim, adotará uma posição distante e questionadora, na qual será muito difícil instalar uma boa conversação. É o contrário de uma Lua em Gêmeos, que não deixará de perguntar todos os detalhes e estará finalmente interessada em que o astrólogo lhe ensine sua técnica, antes de escutar a interpretação. Para as Luas em Virgem, encontrar-se com algo inexplicável e que não entre na ordem do conhecido, é enfrentar-se com a irracionalidade e o caos, e isto lhes gera uma grande insegurança emocional. Necessitam muito tempo para elaborar uma informação que tenha essas características, pelo qual não é fácil que reconheçam que encontram algo novo e transformador, preferindo esconder-se em seu defensivo “já o sabia”. Geralmente, não é fácil dar-se conta que uma pessoa atenta e séria, com gestos controlados e um discurso medido e racional, na realidade está muito atemorizada.

São pessoa obsessivas com a limpeza.

Sim, é uma modalidade muito típica desta Lua, ainda que, por suposição, haverá variantes de acordo com cada carta. Poderemos encontrar alguém que tenha essa Lua, mas que, por outros indicadores, lhe encante estar sujo porque ainda está “brigando com a mãe”. É dizer, posso ter quarenta anos, esse aspecto meticuloso, ordenado e higiênico é vivido por um lado uraniano ou netuniano como próprio de minha mãe. Ou seja, que podemos ver essas Luas em comportamentos muito polares.

De acordo com tudo que temos visto, me parece que discutir com uma Lua em Virgem deve ser terrível...

Quando a pessoa está atemorizada ou se encontra diante de um ponto de vista que a questiona particularmente, ou a perturba inconscientemente, é muito difícil que escute. Resultam nesses casos extremamente argumentadoras e, durante todo o tempo que lhes seja necessário impor o mecanismo, levantam uma barreira lógica quase impossível de ultrapassar. Uma coisa é quando - com o Sol em Virgem - a pessoa percebe o detalhe desajustado ou a incoerência de um argumento que não respeita à lógica. Mas outra muito distinta é o que faz uma Lua em Virgem; exigir coerência lógica e sustentar que não a há, diante de uma situação que a leva sentir-se insegura.

Nenhum comentário: