Do ponto de vista seqüencial, a energia de Capricórnio expressa o momento em que os processos culminam. Ali se produz a extraordinária concentração de energia destinada a dar forma final a uma longa série de transformações precedentes, no desenvolvimento do zodíaco. Nesta fase ficam necessariamente inibidas as tendências as variações, ao desenvolvimento de diferenças e as possibilidades latentes - a energia se concentra no objetivo de manifestar aquilo que, para um ciclo determinado, será sua forma definitiva. Esta contração obriga a despojar-se de tudo o que não coincide com o essencial e força a cada um dos elementos constitutivos desta fase a obedecer requerimentos da estrutura que nela se manifesta.
É evidente então, que esta energia resulta contraditória com os estágios iniciais de um processo. Aqui estamos em outro pólo daquilo que - integrado ao crescimento que lhe é próprio - se apresenta como indeterminado e cheio de possibilidades, mas ao mesmo tempo, vulnerável e necessitando de proteção. Algo termina em Capricórnio e, portanto, adquire definição extrema, durabilidade, estruturação e capacidade de sustentar-se. Nesta fase o crescimento é terminado.
Como vimos na introdução, este tipo de qualidade cumpre ao mesmo tempo a função de sustentar aquilo que não pode fazê-lo por si mesmo. Em conseqüência, é complementaria da Lua, configurando-se como o lado extremo da proteção, o aspecto que dá proteção, que deve interagir constantemente com as energias potencialmente destrutivas do resto do sistema e que, por isso mesmo, deve ter a capacidade de resistir em forma consistente.
6 comentários:
Olá! Tenho a lua em capricórnio e me vi por inteira nesta descriçao. Tão compatível o seu texto com minhas sensaçoes mais profundas que chega a ser perturbador! Mas onde está a chave para a lua em Capricórnio encontrar a sua realização afetiva? Existe um caminho para se libertar destes sentimentos de rejeição?
A chave está em transformar as dificuldades em talentos... dá uma lida no post sobre o talento da lua em Capricórnio...
Obrigada por participar.
É um tanto impressionante o meio que você achou para ajudar as pessoas a se ajudarem.
Que bom que está funcionando!
Abraços.
Estou apaixonada por seu blog. :)
Tenho alguém muito especial com essa configuração de lua. Quando me afasto é quando mais expressa carinho, quando eu estou presente e ofereço carinho em abundância, se torna ausente, como que em busca de motivos para que seja "rejeitado". E eu, lua em escorpião, não conheço limite de emoção, é difícil compreender, e saber como agir.
Grata por seu comentário.
Postar um comentário