Outras considerações

No caso da Lua em Gêmeos, “acomodar-se na lua” não parece tão horrível como nos outros casos...

Temos uma valorização coletiva da racionalidade e a comunicação que escamoteia os possíveis problemas que estão associados. Devemos pensar que a pessoa identificada com o mecanismo lunar geminiano tem uma forte dissociação entre a mente e a emoção, do qual não é consciente. Esta hipertrofia de habilidades intelectuais e sua aparente versatilidade fala de um nível emocional muito imaturo, que está tencionando todo o sistema mas que é muito fácil de desmascarar. Não me parece um tema sensível em absoluto. O código subjetivo desta pessoa em relação a emoção e ao afeto, ao estar tão mediado, tem que gerar problemas necessariamente em muitas ordens da vida.

Podem projetar sua Lua?

Eventualmente sim, mas na realidade depende de como olhamos a cena. Com o tempo aprende a ver que a pessoa, ainda que pareça projetá-la em outros, de qualquer maneira está jogando sua energia lunar, por exemplo, pode ter supervalorizada a inteligência e ao mesmo tempo sentir-se um tonto. O circuito é o mesmo porque o afetivizado é a inteligência, mas não se sente merecedora dela.

Quem sabe em sua experiência inicial e mensagem afetiva tomou a forma de que o inteligente era o outro, então, ao não querer a inteligência, não se sente querida. É um padrão desvalorizante que à leva a buscar afeto em outros, gerando aquilo que não acredita possuir. Produz-se um absolutismo, uma unilateralização de afetividade, porque só para seu contexto inconsciente é certo que para ser querido há de ser inteligente.

Mas, porque uma Lua em Gêmeos pode sentir que lhe falta inteligência?

Em todo o caso, por outros aspectos de sua carta natal. É quase uma regra que estas pessoas possam ter uma parte mais “madura” que outra e que apresentem um amadurecimento psicológico muito desigual. O habitual é um grande crescimento mental e um escasso desenvolver emocional. Neste caso reside a tensão e também o paradoxo, porque são seres mentalmente infantis. Ser a pessoa rápida, inteligente, clara, adaptável, é como seguir sendo uma criança. O círculo vicioso consiste em que são aparentemente adultos - com esta rápida e brilhante mente - e por outro lado isso não é totalmente certo, porque o mental neles é mais um jogo que um verdadeiro modo de abrir-se a compreensão da realidade.

Nenhum comentário: