Traços polarizados em que persiste o mecanismo

Como vimos no princípio, podemos observar com esta Lua, pessoas que se comunicam muito e cujo comportamento aparente é, em conseqüência, o contrário do que acabamos de descrever.

Em geral, é muito comum escutar uma mãe de uma Lua em Virgem dizer “isto não é certo... meu filho é um desastre em organização”, confirmando que o filho tem a Lua em Virgem, já que sua mãe o mede através de um desejo de ordem extrema. No fundo, o traço afetivo da mãe que lhe “toca” é que o filho jamais escreva nas paredes, que não suje as roupas, que não se machuque brincando. Imaginem um filho homem, por exemplo, voltando de uma partida de futebol todo sujo e machucado. Apesar da possível dor física, este filho experimentará uma forte sensação de estar em falta e de não ser amado por ter errado, quando na realidade, isto é completamente normal para alguém de sua idade. Em geral, ver este fato - em que perdem o afeto se compartilha das condutas normais das demais crianças - faz com que a pessoa se anule, se retraia e se desenvolva muito mais a nível intelectual, o que permanece quando adulto evitando no possível, o contato com seus parceiros, que o levariam a essa zona de perigo: “se me comporto igual à eles perco o carinho da mãe”.

Também encontraremos crianças com a Lua em Virgem tão travessas como qualquer outra e que deixam louca suas mães, as quais enlouquecem por essa razão muito antes que qualquer outra, diante dos comportamentos infantis. Se observarmos bem, a criança se sente muito mais culpada do que o normal, porque não se sente livre em ser criança. Neste ponto não importa se a criança é desorganizada, ou não, e sim que esta desorganização a faz sentir culpada em demasia. É muito provável que em uma carta com muito Marte, Urano ou Netuno produza uma forte polarização com a Lua em Virgem, expressando a tensão interna de alguém que terá que aprender a integrar aspectos vitais e espontâneos, ou uma sensibilidade que sua mente considera irracional e delirante, com o estreitamento de seu mecanismo lunar. É muito comum que com a Lua em Virgem desenvolva uma verdadeira batalha interior que pode apresentar resultados castrantes, dependendo do momento, ou área da vida que esteja tratando. O importante é registrar esta tensão interna e o desgaste de energia que isso implica. “Que eu esteja brigando toda a vida com a minha “mãe”, não significa precisamente que não esteja atuando em mim o mecanismo lunar ou que tenha resolvido o vínculo com ela”. Verão em muitas pessoas com esta Lua uma vida caótica ou imersa na desordem, mesmo assim, é muito fácil reconhecer nelas o acúmulo de rituais, pequenas restrições, economias, atividades de extremo detalhe e servidão, que operam como islotes dentro dos quais se refugiam para criar a sensação de segurança em meio as confusões e as dificuldades de uma vida que não podem organizar. De resto, inclusive quando durante muitos anos se tenha imposto o mecanismo de adaptação, isto pode provocar a conformação de um núcleo de energias na carta que, permanecendo nas sombras, o leve em um dado momento - através de uma briga interna - a transgredir violentamente esse padrão que lhe indica desde pequeno que tem que ser muito racional, ordenado e maduro.

Nenhum comentário: