As Casas e os Campos de Experiência

Em muitos livros, a cada casa geralmente se atribui um campo de experiência que descreve uma certa disposição de circunstâncias na vida de uma pessoa. Por exemplo, um significado tradicional da 4ª Casa é "o lar", da 9ª Casa é "viagens longas" e uma das áreas cobertas pela 12ª Casa são as "instituições". Os textos nos dizem que se queremos saber como é a vida de uma pessoa em seu lar, temos de examinar a 4ª Casa desta pessoa. Se queremos saber o que vai acontecer a uma pessoa numa viagem longa precisamos analisar a 9ª Casa e se quisermos descobrir como uma pessoa vai passar em hospitais ou prisões temos de considerar os posicionamentos na 12ª Casa. Embora muitas vezes correta, esta maneira de interpretar as casas é simplória, aborrecida e não ajuda em nada. O significado primordial de uma casa tem de ser compreendido - o significado mais profundo do qual saltam todas as inumeráveis associações e possibilidades ligadas a esta casa. A referência à 4ª Casa como casa "do lar" tem uma razão e esta razão deve ser entendida. A 9ª Casa é associada a "grandes viagens" porque o fato de viajar é um dos processos mais comuns associados à vivência da 9ª Casa. "Hospitais e prisões" marcam pouco a superfície da 12ª Casa.

Planetas e signos numa casa revelam bem mais do que "o que nos aguarda lá fora". Posicionamentos numa casa descrevem uma paisagem interior - as imagens inatas que carregamos e que são então "projetadas" nesta esfera. Nós filtramos o que está acontecendo no exterior através das lentes subjetivas do(s) signo(s) ou planeta(s) numa casa. Se Plutão está na 4ª Casa, mesmo que alguém faça algo "bacana" para nós em nosso lar isto pode ser sentido como perigoso, clandestino e ameaçador. Porém, o mais importante é que os signos e planetas nas casas sugerem a melhor maneira e a forma mais natural pela qual "deveríamos" conhecer esta área da vida a fim de desdobrar e realizar nossas potencialidades inerentes. Como escreve Dane Rudhyar, "cada casa de nosso mapa simboliza um aspecto especial de (nosso) dharma".

5 comentários:

Jorge Silva disse...

Boa tarde!

Acho muito interessante a abordagem efectuada pelo blog neste matéria astrológica!

Tendo em conta que os planetas representam as funções, os signos nos planetas representam o modo como se expressam as funções dos planetas e as casas a àrea onde se materializam toda a expressão de um dado planeta, como descreveria Lua em aquário na casa 8?

Muito obrigado!

Lara Moncay Reginato disse...

Boa Tarde Jorge,
Bem aparentemente são situações antagônicas, Lua em Aquário na casa 8 de escorpião, mas na realidade não chega a configurar um conflito. A Lua aquariana de casa 8 torna-se tão pronfunda quanto a própria Lua em Escorpião, porém, quanto escorpião vive intensamente todo o complexo da 8 (lidar com a percepção do oculto, a magia, o que se esconde por trás das atitudes, a intensidade emocional mais obscura) aquário distancia-se desses processos para melhor compreendê-los, podem criar novas teorias esotéricas, trabalhar como excelente terapêutas... como diz Carutti, escorpião mergulha na lama da 8 para compreendê-la, e aquário identifica as mesmas questões através de uma lente muito cristalina.
Espero ter respondido tua questão.
Abraço.

Lara

Lara Moncay Reginato disse...

Mais um ponto... fiz apenas um esboço... há outros fatores que em uma análise tem de ser levado em consideração, como os aspectos que essa Lua forma com os demais planetas e a relação dela com o restante das configurações astrológicas, como a posição e aspectos de Urano.

Lara.

Jorge Silva disse...

Ou seja, a lua em aquário não expressa as mesmas qualidades emocionais de uma lua em escorpião, mas estando o planeta na casa 8 significa que tem um interesse especial pelos assuntos da casa 8?

A lua neste caso faz trígono com Vénus na casa 12, quadratura com Marte na casa 11, e trígono com Plutão na casa 4.

Lara Moncay Reginato disse...

Sim, ela vai trabalhar nos mesmos assuntos (casa) sob perspectivas diferentes (signo).
É uma Lua muito intensa pelos aspectos que falastes e plutão, regente da 8 na 4, mostra que a transformação acontece nas raízes, e/ou dentro de casa. Lua com trígono com plutão demonstra uma sensibilidade extrema e potencializa tudo que foi mencionado antes.