Casas Angulares

No sistema quadrante de divisão de casas, as casas angulares são as que ficam imediatamente após os quatro ângulos: a 1ª Casa começa com o Ascendente, a 4ª Casa com o Fundo-do-Céu, a 7ª com o Descendente e a 10ª com o Meio-do-Céu. No zodíaco natural, as casas angulares correspondem aos signos cardeais de Áries (equinócio de outono), de Câncer (solstício de inverno), de Libra (equinócio de primavera) e de Capricórnio (solstício de verão).* Os signos cardeais geram e desencadeiam novas energias. Do mesmo modo, as casas angulares nos estimulam para a ação e representam quatro áreas básicas de vida que têm forte impacto em nossa individualidade: identidade pessoal (1ª Casa), o lar e o ambiente familiar (4ª Casa), relacionamentos pessoais (7ª Casa) e a carreira (10ª Casa).

Os signos da cruz cardeal quadram ou se opõem figurativamente uns aos outros. Do mesmo modo, as quatro casas angulares representam quatro esferas da vida que estão potencialmente em conflito uma com a outra. A compreensão dos paradoxos e dos dilemas apresentados pelas diferentes casas angulares vai ajudar na interpretação de possíveis quadraturas e oposições que os planetas podem fazer uns aos outros nestas casas.**

______________________

* Ocorrências no hemisfério sul.

** Quadratura é um ângulo de 90° entre dois planetas. Oposição é um ângulo de 180°. Um planeta na 1ª Casa pode ou não estar oposto a um planeta na 7ª. No entanto, se estão em oposição aparece uma tensão entre estas duas áreas de vida. Mesmo que não formem um aspecto de oposição, a resistência de uma casa pela casa oposta ainda assim pode representar um problema. O mesmo se aplica a planetas nestas casas que, figurativamente falando, quadram um com outro.




Nenhum comentário: