Vênus na 12ª Casa



Conforme o mito grego, Afrodite teve um começo de vida inusitado. Saturno castrou seu pai, Urano, e arremessou o falo ao mar. Os genitais decepados flutuaram nas águas e produziram uma espuma branca da qual surgiu Afrodite. Primeiro parece-nos muito estranho que a deusa da beleza e do amor tenha nascido do resultado de tão macabro e vil conflito, mas esta é a face de Vênus que se evidencia na 12ª Casa. Muitas vezes é através da dor, dos ferimentos, do sofrimento e da perda que crescemos e nos tornamos mais bonitos, ternos, ponderados e amorosos.
Navegando pela 12ª Casa está a necessidade de transcender a separação e de emergir com algo maior que o self. Vênus nesta casa sugere um amor abandonado, um self deixado à mercê de algo ilimitado e divino (Platão disse que "o amor é a procura do todo"). Vênus, na 12ª Casa anseia por um imensurável e indefinível tipo de beleza, algo que ofereça realização total ou talvez a lembrança de uma bem-aventurança distante, no passado.
Tentando acalmar esta sede pela procura de um tipo de amor e beleza com outras pessoas, quem tem Vênus na 12ª anseia por entregar-se a um amante como se fosse um deus ou uma deusa. Além de ter muito a solicitar dos outros, algo muito profundo dentro deles ainda insiste em que a adoração de uma só pessoa não é o suficiente. Com Vênus na 12ª Casa, é necessário um amor que não conheça limites. Roberto Assagioli, o fundador da Psicossíntese, disse algo que poderia fazer uma Vênus na 12ª sair deste dilema: "Se você gosta de tudo, você continua livre". Neste caso, se você perde alguém ou não é a oportunidade certa para ter aquilo que ama, existe sempre outra coisa qualquer com que possa se alegrar. Talvez seja esta a tarefa de Vênus na casa natural de Netuno e Peixes - amar tudo.
Vênus na 12ª também sugere o amor a tudo o que é sutil, oculto, intangível ou difícil de conseguir. Passar uma tarde chuvosa ouvindo Debussy (Vênus em Leão na 12ª) lhe dará uma idéia de algo da natureza deste posicionamento. Alguns literalmente se apaixonam por uma pessoa que não é livre e, na verdadeira acepção da 12ª Casa, esse relacionamento deverá ser mantido em segredo, vivido com restrições ou, no pior dos casos, abandonado. (Na 12ª Casa, Vênus adora fazer sacrifícios por amor). Vênus na 12ª também mostra amor por aquilo que as pessoas rejeitam; amor pelos desabrigados e menos favorecidos, pelos aleijados e os criminosos que, na verdade, têm um coração de ouro e são pessoas que ninguém entende etc.
Em nível mais mundano, Vênus nesta casa favorece a associação com instituições. Alguns podem trabalhar em galerias de arte ou museus, enquanto outros administram os menos afortunados em hospitais. Em dois casos de Vênus na 12ª que verifiquei, um deles trabalhava com terapia artística e outro com terapia dramática (um com as mãos e outro com o corpo todo) ajudando pessoas a se recuperarem de profundos abalos nervosos. Em outro caso, fiz o mapa de uma mulher com Vênus na 12ª Casa que disse que os três anos que passou se recuperando numa instituição para doentes mentais foram os mais felizes de sua vida. Por vezes, dentro do confinamento das paredes de uma prisão, as pessoas descobrem seu talento para pintar, escrever ou esculpir. Vênus na 12ª também pode trabalhar "atrás dos panos", desenhando figurinos ou cenários, ou então fazendo a maquilagem dos personagens.
Qualquer energia na 12ª Casa está em equilíbrio - a forma pela qual usamos este principio pode determinar o grau de alegria ou de tristeza que vamos ter na vida. Se Touro se encontra na cúspide da 12ª Casa, ser materialista ou teimoso demais pode causar problemas, mas falta de praticidade ou um senso comum muito terra a terra também poderia ser um defeito trágico. Libra na 12ª Casa sugere que uma supersensibilidade para com outras pessoas pode trazer aborrecimentos, porém não tomar em consideração as necessidades e os pontos de vista dos outros também é um perigo. Se Touro na 12ª Casa pode aprender rapidamente quando segurar e quando largar no momento exato, uma importante lição de vida pode ser aprendida. Da mesma maneira, Libra na 12ª Casa tem necessidade de aprender a amar e de incluir os outros e ao mesmo tempo manter suas emoções equilibradas e um pouco de espaço para si mesmos.

52 comentários:

Vancourt disse...

Fiz, recentemente, o mapa de um amigo e deu Vênus em Libra na 12.

Adivinha o que ele é? - Fisioterapeuta.

É uma pessoa com muito calor humano (e, como você mencionou, também já teve as suas "escapadinhas necessitadas", haha).

Ele esconde a sensibilidade (asc escorpião), mas essa Vênus em trigono com a Lua aquariana na 4 simplesmente não o permitem ter "insensibilidade" perante à gestos humanitários.

Conheço outros "espécimes" com vênus similares, são todos assim mesmo, nenhum escapa (mas só esse que comentei é fisio) haha.

Muito bom o texto. Parabéns. :)

Anônimo disse...

Quem tem Vênus, Marte e Urano em Leão na casa 12 ? Será um monge?

Anônimo disse...

Sol e Vênus em áries na casa 12 é muita complicação?

Anônimo disse...

Como descreve alguém com Vênus retrógrado em Gêmeos na casa doze?

Nathália disse...

Eu tenho vênus em virgem na casa 12 e é meio complicado. Eu gosto de ajudar as pessoas e tal, mas costumo me sentir invisível para as pessoas. Tirando uns três familiares não tenho amigos.Só relações superficiais e não, não gosto disso, procuro algo profundo, real, verdadeiro mas nunca encontrei, só encontrei gente superficial e interesseira na minha vida. Gostei muito de um cara e queria ajudá-lo mas ele não estava nem aí para mim, muito frio e egoísta ( sol em aries, venus em aquário ). Só nos falávamos por e-mail, nunca teve 15 minutos para conversar comigo. Depois de quase dois anos tentando me "comunicar" com ele, desisti. Antes tarde do que nunca, só me arrependo de não ter cortado pela raiz muito antes, tipo uma semana depois de nos encontrar, teria me poupado lágrimas e sofrimento desnecessário por uma pessoa que nunca valeu a pena.

Jujuba disse...

Desculpe discordar, mas tenho Vênus na casa 12 e não tenho nada a ver com isso aí. Jamais trabalharia com terapias ou coisa parecida, aliás, eu nem ligo e nem gosto de nada parecido. Muito menos tenho apreço por minorias rejeitadas - muito embora eu seja bastante humanista, dada minha lua em aquário.
Em suma, quanto a este ponto do seu texto, achei bem descabido.
Espero ter colaborado de alguma forma.

Unknown disse...

Nossa, to chocada!!!! Hoje choveu, eu ACABEI de tocar Debussy na flauta transversal, e vim ler isso. Tenho Vênus em Leão na 12ª. hahahah que absurdo isso... hahah

Eris disse...

Tbm tenho venus em libra na 12 e ASC escorpião. Sou massoterapeuta

Eris disse...

Tbm tenho venus em libra na 12 e ASC escorpião. Sou massoterapeuta

Gabriel Pinheiro Rocha disse...

tenho venus em libra na casa 12 e ja transei com idosas kkkk, tenho a tendência de ver qualidades em todos não desprezando ninguém

Unknown disse...

Tenho vênus em Libra na casa 12 e realmente o que você disse me descreveu bastante a respeito de ter um amor abandonado. Amo calado e geralmente pessoas que sofrem ou não tem a liberdade de viver... é como se eu sentisse que pudesse mudar isso e me doar completamente. Ler isso ouvindo Debussy fez todo o sentido pra mim!

Lara Moncay Reginato disse...

Sou muito grata pelos comentários.
Jujuba acho muito pertinente a tua colocação. Essas interpretações sobre posicionamento planetário nas casas são muito gerais, algumas pessoas irão se identificar muito, outras como tu não, porque como disse, tratam de características gerais, tua vênus pode ser sentida de outra forma quando aspectada por outros planetas e até mesmo se for isolada ser mais predominante ainda. Obrigada.

N Portoseguro disse...

Nossa, estou chocado com o texto.
Tenho Vênus em Áries na 12ª casa (aliás é o único planeta que tem o Signo diferente da Casa no meu mapa), curioso que sobre esta combinação você não mencionou, mas eu realmente só me apaixonei por pessoas "impossíveis" na minha vida e estou solteiro até hoje. Tem como eu me livrar disso? Achava até que era problema piscológico, mas estudando meu mapa como eu estou atualmente fico chocado como algumas coisas já estavam "escritas nas estrelas"!!

Anônimo disse...

Alguém com Vênus em Capricórnio 12° casa?

PaPi CHuLiNo disse...

Tenho Venus em capricórnio na casa 12!gosto de relacionamentos bem claros e conversar sobre todos os assuntos! Sou bem insistente no amor! Mas não sei quando parar de dar chances!

PaPi CHuLiNo disse...

Tenho Venus em capricórnio na casa 12!gosto de relacionamentos bem claros e conversar sobre todos os assuntos! Sou bem insistente no amor! Mas não sei quando parar de dar chances!

Anônimo disse...

Olá,tenho venus em virgem na casa 12. Sol em Leão/asc em libra e lua em escorpião. Concordo na parte do texto que fala de ajudar os menos favorecidos. Eu ajudo ONGs, ajudo pessoas de rua, meu coração sempre está pronto pra ajudar. Nos meus relacionamentos nem se fala, sempre fui mais mãe dos meus ex do que namorada. Até porque tbm meu meio do céu é em cancer, que tem como missão o cuidado a ajuda. Mas nunca me vi por trás dos bastidores e nunca me vi trabalhando na área da saúde. Escolhi o Direito, a justiça pra minha vida. Sou designer de acessórios tbm, amo a parte de criação, mas nunca me vi cuidando de pessoas nesse aspecto. ( Trabalho) espero ter ajudado.

Anônimo disse...

Tenho Sol em libra na casa 11, Vênus em escorpião na 12, ascendente em sagitário. Não participo de ONGs, não sou enfermeira ou algo do tipo. Minha satisfação é compartilhar conhecimento e conectar pessoas, sabe? Dialogar pra trocar ideias. Sou musicista e meu gosto pende mais pro popular do que pro erudito. Nunca assumi um namoro (lua em capricórnio é um problema) mas quando me apaixono sou devota e xameguenta. Não sou a pessoa mais meiga. Sou sensível às pessoas e isso pode ser bom (num relacionamento por exemplo) ou ruim (numa discussão). Astrologia é um aprendizado e tanto!

Anônimo disse...

Tenho Vênus em escorpião na casa 12 , cancer e saturno na casa 8 e aquario na casa 4 , socorro alguem me ajude por favor .

Unknown disse...

Ai que legal descobrir que a astrologia explica tão bem explicado situações da nossa vida!
Antes eu culpava minha mãe,as pessoas,o mundo e eu mesma por tantos sofrimentos.Agora sei que "a culpa é das estrelas"..hahaha
Tenho vênus em aquário na casa 12.Quando soube,chorei,fiquei triste,ainda mais porque minha casa 5 e 7 estão vazias..rsrsrsr
Pensando em criar um grupo de auto-ajuda pra quem tem vênus na 12!..hahaha

Anônimo disse...

Eu tenho vênus em virgem na 12 e eu sou bem assim mesmo, nem vou negar.

Bruna disse...

Adoro seu blog!!!

Posso sugerir uma coisa? Não sei se é no meu computador, mas as letrinhas são muito pequenas, tenho muita dificuldade pra ler assim. Pode ser que seja só no meu computador, não sei... Espero que não entenda mal, eu gosto muito do conteúdo! :)

Beijos.

Barbara disse...

Amo esse blog!!!
Tenho Vênus na 12 em conjunção com ascendente, ambos em escorpião. Dureza, viu?!! Intensidade até além dos limites, mas a parte boa é a capacidade em recomeçar das cinzas. O sol em capricórnio nunca conseguiu dar a frieza necessária p frear a energia de escorpião, mas parece q a idade ajuda bastante nesse equilíbrio. Sempre fui cética, na astrologia estou descobrindo um lado místico q jamais imaginei possuir!! Tbm tenho Urano em escorpião na 12.

Mourning Bride disse...

Esse texto foi retirado de um livro da astrologa Liz Greene. Deveria ter sido mencionado o livro, parece plagio!

O tecto e integralmente da LIZ GREENE!!

Mourning Bride disse...

O texto e da LIZ GREENE!!

D. Orsini disse...

Como sempre, temos que analisar o mapa astral por completo.

D. Orsini disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Heloisa disse...

O que vc diria de alguém com marte e plutão em sagitário na casa 12 que está na cuspide do signo de escorpião? Kkkk estou lendo aqui de vênus por causa do mapa de uma colega que nasceu apenas 1:15 de diferença de mim kkkk mas de vênus na casa 12 não ama o suficiente, pois está na casa 12, uma casa que busca além, então marte nunca faz o suficiente e plutão nunca transforma o suficiente?

Heloisa disse...

E mais uma coisa, que se vênus na 12 ama muito além, marte odeia ou faz muito além? Justo eu que tenho vênus em conjunção ao ascendente ambos em capricórnio kkkk eu quase tive plutão em conjunção tbm mas Deus foi generoso dessa vez kkkk

Danielle Moscatelli disse...

Estou apaixonada de forma platônica por um médico que tem Vênus em capricórnio na casa 12. No começo ele foi uma pessoa muito interessante mas se fechou como uma ostra quando viu meu lado briguento, ainda sim ele não fechou a porta, apenas calou-se. Não consigo tirar essa pessoa da minha mente. Tenho Vênus em peixes na 6. Alguma sugestão de como lidar com essa situação ?

Anônimo disse...

Tenho Vênus em touro na Casa 12 e meu Signo Solar e em Peixes e uma Divina e brilhante mistura??

Fer disse...

Sou Vênus em aquário na 12°casa e tô interessada em alguem q é Vênus em peixes na 6°casa.
Achei coincidência.. :)
Vc é ciumenta? Pq briguenta?

Unknown disse...

Nossa, você descreveu tudo que passo. Também tenho Vênus em virgem na casa 12 e não possuo amigos,somente relações superficiais (detesto)sinto que não recebo o devido valor. Na questão amorosa só gostei de duas pessoas e custei a notar que ambos não queriam nada sério comigo,apenas passar o tempo. Fiquei muito mal!cheguei fica uns 4 anos na bad, horrível. Parece que as pessoas que se aproximam só querem tirar proveito de alguma coisa, não valorizam as coisas que faço e me desprezam na primeira oportunidade. Por esse motivo prefiro me isolar, na questão amorosa sou extremamente exigente uso isso como filtro para que só pessoas que estejam realmente afim de aproximem.

Unknown disse...

Venus, mercurio e jupiter na casa 12. Sou libriano, isso é mto ruim?

Kali Alef disse...

Tenho Vênus e Sol em Câncer na 12 casa, sou bombeira kkk

Anônimo disse...

Eu tbm meu amigo, :(

Anônimo disse...

Também tenho Vênus em aquário/casa 12, e casas 5(gêmeos/cancer) e 7(leão/virgem) "vazias". ♑♒♓

Anônimo disse...

Alguém aí disse q tem Vênus em escorpião na 12??Saturno em câncer na 8??Eu tbm!!!Socorro!!

Vera moniz disse...

Tenho a minha Vénus em gémeos casa 12 e me identifiquei com muuta coisa desse texto. Obrigado.

Anônimo disse...

Estamos no mesmo barco, venus em aquario na casa 12 e urano em capricornio tbm na casa 12, casa 5(gemeos/cancer) só tem a minha lilith em cancer ☹☹ e casa 7(leão/virgem) vazia. e pra ajudar no sofrimento vem minha lua na 1 em peixes ����

Anônimo disse...

Pensei que tivesse sido eu quem escreveu isso, exatamente minha configuração natal. Tbm faço Direito. Mas minha paixão é psicologia. A parte amorosa é meio platônica.

Anônimo disse...

TB tenho a Vênus em aquário na casa 12. Já existe esse grupo de ajuda pra nós? Hahahah

Gianna disse...

Eita, essa tbm é minha Vênus, em aquário, casa 12

Kenia Soares disse...

Seu Vênus pode ser retrógrado e com complicações com outros planetas

Unknown disse...

Eu tenho sol mercurio venus na casa 12 em gemoos alguem me explica o que significar

RITA disse...

É exatamente a mesma situação minha! Eu tenho Vênus em aquário, na Casa 12. Passei a minha vida sofrendo por amores impossíveis também...Eu acreditava estar "presa" nas influências de um passado familiar sofrido e por isso atrair relacionamentos impossíveis de se consolidar...Mas agora vejo esta explicação astrológica... Sinto muita frustração por não estar vivendo um grande amor... agora o tempo passou...

Guilherme disse...

Meu mapa também está desse jeito. Tenho os mesmos sentimentos que a moça aí. Também fui pra área do direito. Deixa eu ver uma coisa: vocês nasceram em agosto de94?

Eliana Rocha disse...

Tenho Vênus em Peixes na 12 e é meio bizarro isso.
Sempre tive amores platônicos a vida toda, minha única relação séria foi a distância e impossível, pois ela morava em outro país e nem falávamos o mesmo idioma. Até hoje não sei como tive essa relação que tenho dificuldade de desapegar até hoje. Talvez eu morra sozinha sem nunca ter tido a experiência de afeto na vida real e a cada ano que passa a vida me mostra isso.

Realmente eu me atraio por relações escondidas. Até brinco que meu sonho é me casar numa praia ou campo somente eu e minha amada, em segredo e morarmos longe da civilização felizes para sempre rs.

Acho legal quem ajuda essas instituições, no fundo eu até gostaria de ter uma ONG pra resgatar animais ou ajudar as crianças desamparadas, mas tenho medo de me fundir demais com o problema das pessoas, até pq tenho a lua em câncer. Admiro quem faz parte de ONGs e coisas mais, porém me acho meio egoísta pra isso, pq as pessoas são muito ingratas e não daria bem com isso, sou muito sensível.

Apesar de não ter tido uma consulta séria com um astrólogo, meu mapa inclina mesmo pra ter uma missão de ajudar as pessoas. Porém me sinto completamente perdida e repleta de problemas psicológicos como a depressão e esquizoidia.

Lidiane Morais disse...

Eu tenho vênus em virgem na 12. Asc em Libra, sol em câncer, meio do céu em câncer TB, sou exatamente o que vc falou, só q escolhi engenharia pq gosto MT dessa área, gosto de criar TB, mas aí eu me interesso por roupas, essas coisas hahah. Meu sonho é participar de uma ong, tá na lista dos meus projetos pra esse ano, mas sempre ajudei quem precisa, faço com gosto mesmo. E nasci em 20 julho de 94.

Unknown disse...

Que lindo,vou ouvir agr,nunca ouvi,t tenho vênus na casa ,12 em Leão ...

Anônimo disse...

Olá! Lara fala de Vênus na Casa 12 sem aspecto. Por isso tem gente não se identificando. É só buscar o aspecto que a Vênus está fazendo com outros planetas no Mapa, e vai encontrar a reposta.

Anônimo disse...

tenho vênus, sol e júpiter em leão na 12, além de lua e marte em peixes. ressoou bastante pra mim o texto e a parte que mais gostei, que geralmente não vejo em outros textos, foi sobre o amor em uma esfera que transcende o material e a vontade de amar todos. penso muito sobre isso e é uma das minhas metas como pessoa, me tornar cada dia mais capaz de amar tudo e todos incondicionalmente. o maior problema que sinto com esse posicionamento é a sensação de não me conhecer, sinto que não sei quem sou, não sei reconhecer meu valor ou entender nada sobre mim. bem difícil pq tenho mt leão no mapa, uma energia bem antagônica a casa 12 e a peixes.