Marte na 11ª Casa

Na 11ª Casa, uma ativa participação com amigos, grupos e organizações cria vazão para a paixão, a energia e afirmação de Marte. Os aspectos a Marte nesta casa, portanto, revelarão somente o tanto que esses envolvimentos são bem-vindos.
Marte, a essência da iniciativa pessoal fica curiosamente posicionado na 11ª Casa, a casa do pensamento grupai. Enquanto um Marte na 11ª Casa pode enaltecer a retórica do trabalho em equipe e a cooperação até ficar com a cara vermelha, muitas vezes ele tem sérias dificuldades em ajustar ou compromissar suas próprias idéias fortes com a opinião dos outros. Enquanto a amistosa Vênus une e harmoniza sem maiores problemas em nome da paz e do amor, Marte preocupa-se em impor seus modos a despeito de tudo. Bom velho Marte, doido por uma briga, como sempre, e, neste caso, escolhendo uma das casas mais apropriadas para encontrá-la.
Marte na 11ª Casa representa um dilema inerente a todos nós. Por natureza, somos seres sociais (11ª) e ainda assim temos um forte sentimento que tem necessidade de impor nossa identidade como indivíduos autônomos (Marte). Formamos grupos com base em interesses, ideais e ansiedades comuns, mas é justamente nesses grupos, em que há uma maior identificação entre seus membros, que aparecem as mais amargas disputas. (A Igreja cristã em seus primórdios, por exemplo.) Tão logo ficamos intimamente identificados, nossa autonomia é ameaçada e temos necessidade de saltar fora, de nos diferenciarmos e quebrar os vínculos naturalmente. E Marte, escolado na arte da agressão e da auto-afirmação, é justamente o homem certo para essa finalidade. Afinal, o truque de Marte na 11ª é unir-se aos outros num propósito comum, sem perder sua individualidade.
Marte na 11ª Casa sabe também interpretar outros papéis. Quem tem este posicionamento, muitas vezes tem habilidade para levar um grupo à ação. Inversamente, sendo membro de um grupo ou de uma multidão, isso pode dar a Marte a justificativa exata e necessária para fazer algo que nunca se permitiria fazer por si só. Nesse sentido, Marte na 11ª pode deslocar a responsabilidade pessoal para o grupo. Quem tem Marte nesta casa pode abraçar uma causa que, julga, vai melhorar a sociedade de alguma maneira ou defender os pobres. É preciso tomar cuidado para que esta cruzada não seja feita de modo tão beligerante que faça mais mal do que bem.
As possíveis interpretações de Marte em relação a grupos também se aplicam a amizades pessoais. Marte pode ser o primeiro a correr em defesa de um amigo, mas em nome da autonomia ele também pode ser o primeiro a atacar ou a romper com essa mesma pessoa. Algumas pessoas com esse posicionamento podem tentar dirigir e acompanhar exageradamente a vida de seus amigos, enquanto outras acusarão os amigos de tentar manipulá-las e comandá-las. Outros exemplos parecidos aos efeitos de Marte nesta casa foram vistos na discussão geral da 11ª Casa, na 2ª Parte deste livro; o leitor pode rever este trecho na pág. 88.
Se bem aspectado, Marte na 11ª é normalmente bastante claro em realizar suas metas e objetivos de vida. Ocorrerão problemas se Júpiter ou particularmente Netuno obscurecerem o julgamento, influenciando Marte a anseios irreais ou desperdiçando suas energias improdutivamente. Saturno e Plutão fazendo aspecto com Marte na 11ª Casa podem também colocar obstáculos que Marte terá de vencer à sua maneira.

4 comentários:

Anônimo disse...

É o meu marte na casa 11 em libra.

Hadassa

Unknown disse...

Tenho Marte em Aquário na 11 isso pode intensificar os efeitos.

Lu disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lu disse...

Tenho Marte e Vênus na casa 11 em Leão