Saturno na 11ª Casa

Saturno é por natureza ambivalente quanto à principal verdade da 11ª Casa: a necessidade de nos tomarmos mais do que já somos. Por um lado, Saturno é atraído pela tentação de qualquer coisa que ofereça maior segurança e prestígio; mas por outro fica muito atemorizado com o pensamento de ter de abrir e expandir suas bem-guardadas fronteiras.
Quando os que têm Saturno na 11ª Casa sentem uma necessidade permanente de se unir a outros ou fazer parte de um grupo ou de um círculo de amigos, eles muitas vezes se sentem sem direito ou retraídos em tais situações. Alguns reagem corretamente, evitando esse tipo de contatos sociais, mas mesmo assim perdem a oportunidade de crescer e aprender algo nesta importante área da vida.
Mesmo que apenas tenham algumas amizades cuidadosamente selecionadas, de algum modo vão surgir problemas. Os amigos podem ser os catalisadores através dos quais terão de encarar soluções muito desafiadoras para eles. Por exemplo, um homem que eu conheço, com Saturno na 11ª Casa, adora flertar com qualquer mulher que encontre e invariavelmente escolhe amigos muito possessivos com relação às suas mulheres. Como um amigo após o outro rompeu a amizade com ele, o homem em questão viu-se forçado a refletir sobre as causas e as razões de seu comportamento compulsivo. Ele podia culpar os amigos por serem tipos tão ciumentos; mas por que ele repetidamente armava as mesmas situações, e o que significava aquela fascinação fatal por mulheres casadas?
Pessoas com Saturno na 11ª Casa normalmente têm de dar um duro danado para desenvolver as qualidades que conferem à pessoa o rótulo de "bom amigo". Ao contrário do exemplo acima, algumas podem ser demasiadamente rígidas e formais com um amigo, como se tivessem medo de dar um passo em falso ou que um sócio tirasse vantagem dele. Algumas vezes amigos tendem a ser sentidos como um fardo, uma restrição ou uma responsabilidade. Elas podem preocupar-se pelo fato de um amigo as rejeitar ou as criticar; ou, então, às vezes, elas mesmas tendem a se sentir frias e criticas, em relação aos outros. Eventualmente, escolhem sócios mais velhos e maduros, que tenham tido mais experiência nesta área e que possam servir de modelo ou de professores a respeito de como se comportar. Saturno na 11ª Casa também pode sofrer de solidão e isolamento por falta de companhia. No entanto, se as dificuldades são encaradas e examinadas, Saturno nesta casa tem capacidade para amizades leais e duradouras.
Experiências semelhantes podem ocorrer em grupos, clubes ou organizações. Embora os que têm Saturno na 11ª Casa nem sempre se sintam à vontade em situações grupais, este é precisamente o lugar onde mais podem aprender sobre si mesmos e sobre os outros. É possível que pertençam a um grupo que limita ou restringe de algum modo sua liberdade ou assume pesados deveres e responsabilidades administrativas dentro de um clube ou organização. Como Saturno na 5ª Casa precisa de permissão para ser diferente, um Saturno com aspectos difíceis na 11ª Casa precisa de lições de como trabalhar junto com outras pessoas. Qual é o seu propósito na família humana? Como podem promover o crescimento e a evolução da sociedade?
Alguns com este posicionamento podem ser surpreendidos por seus próprios ideais, mais rígidos do que deveriam ser. Outros podem ficar temerosos em confiar em alguma meta que queiram alcançar, achando que isso seria prender-se e limitar-se demais. Por vezes, frustrados por bloqueios ao seu progresso, eles querem abandonar tudo. Uma vez que é aconselhável periodicamente rever, reavaliar e mesmo escolher de novo nossos objetivos na vida, Saturno na 11ª Casa não deveria nunca esquecer seu mascote, a cabra, que alcança sua meta paciente e persistentemente dando um passo após o outro. Ele não vira um sucesso do dia para a noite, mas, no fim, chega lá.

9 comentários:

Cat Woman disse...

Eu nunca vi uma explicação tão certeira, me vi em quase tudo

Vancourt disse...

Digno! haha

O meu na 11 em capricórnio aplaude! :)

Sou exatamente todo assim. Seleciono os meus amigos a dedo, e não me importo em ficar sozinho, muitas vezes. =)
Tenho amor pela solidão (mas isso já abrange mais o trigono com a Lua, sextil a plutão e conjunção a netuno).

Lara Moncay Reginato disse...

Grata pelos comentários.

Valéria disse...

Muito interessante, sofro bastatnte tudo que disse pelo meu Saturno principalmente por ele estar na casa 11 em Sagitário e retrógrado.

Anônimo disse...

Eu acho que faço parte do grupos dos "Alguns com este posicionamento podem ser surpreendidos por seus próprios ideais, mais rígidos do que deveriam ser". Meu mercúrio em peixes faz quadratura com saturno. O pior de tudo é o que acontece comigo na maioria das vezes, é a pessoa ficar com raiva de algo que falei e no final é so um mal entendido. As vezes o q falo soa contraditório eu acho mas é pq não me expressei direito, mas dai a meed@ já ta feita.

Unknown disse...

Tenho saturno em escorpiao me sinto oprimida com doe d cabeca em lugares cheios

Unknown disse...

Impressionante como explica a solidão em meio aos grupos e tb como se opõe a Casa 5 explica a ausência de filhos nessa existência

Olga Vasconcelos disse...

Tenho Saturno na casa 11 e lua em Capricórnio. ☺️

Iran Ferreira Moura disse...

"Elas podem preocupar-se pelo fato de um amigo as rejeitar ou as criticar; ou, então, às vezes, elas mesmas tendem a se sentir frias e criticas, em relação aos outros. Eventualmente, escolhem sócios mais velhos e maduros, que tenham tido mais experiência nesta área e que possam servir de modelo ou de professores a respeito de como se comportar. Saturno na 11ª Casa também pode sofrer de solidão e isolamento por falta de companhia."

Essa parte ai acertou!. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Eu sinto um fardo ter amizades, as vezes eu as termino lkkkkkkkk.

Saturno em Touro Casa 11