Saturno na 6ª Casa

Esta posição geralmente confere habilidade de organização e administração, bem como a capacidade de prestar atenção aos detalhes. Ao mesmo tempo, uma necessidade compulsiva de arrumar tudo à sua volta de uma determinada maneira pode indicar algum medo mais profundo e uma desconfiança em relação à vida, que deveria ser conhecida e examinada.
Com este posicionamento, a vida diária e sua rotina pode ser sentida como opressiva e excessivamente pesada. Administrar assuntos mundanos, tais como pagar a conta da luz, dirigir um automóvel e deixar a casa limpa e arrumada pode tornar-se tão complicado e premente quanto planejar a execução de uma alta estratégia militar. Essas pessoas precisam de rotina e de ritual, mas ainda assim correm o perigo de se sentirem frustradas e presas às estruturas que elas mesmas criaram.
Então manifestam-se problemas na área da saúde e do bom funcionamento do corpo. Para alguns, problemas de saúde restringem ou limitam a liberdade individual; por exemplo, seguir dietas especiais ou praticar certos esforços físicos que devem ser limitados para não causar maiores consequências. Com Saturno na 6ª Casa, os sintomas de doenças devem ser examinados como símbolos ou mensagens que forçam ao conhecimento do si mesmo, oferecendo um despertar e uma mudança. O corpo concretiza o sistema de equilíbrio na forma de doença, numa tentativa de mostrar onde está acontecendo algo deslocado em todo o modelo de vida. Problemas específicos de doenças podem aparecer através de áreas saturninas - a pele, os ossos, os joelhos e as juntas. Alguns médicos ou curadores observaram que essas pessoas que sempre querem fazer alguma coisa mas que se controlam (Saturno) são as mais propensas a ter artrites e reumatismos. Em alguns casos, a doença de Parkinson foi detectada como medo guardado, outro traço saturnino. Quem tem Saturno nesta casa pode participar da própria saúde não s6 de maneira direta, com dietas e exercícios, mas também ajustando e examinando atitudes psicológicas rígidas ou temerosas demais. Ao encarar esses desafios, não apenas essas pessoas vão ficar mais fortes, mas também mais sábias. Este posicionamento pode descrever "saúde excêntrica" e levá-las a ter um cuidado especial com tudo o que comem ou colocam em seus corpos. Algumas fazem carreira em profissões ligadas à saúde e à cura (médicos e massagistas).
Com Saturno mal aspectado, pode haver problemas na área do trabalho. É possível que se manifeste um sentido crítico demais em relação àqueles com quem trabalham, ou o temor de não serem aceitos ou de serem inadequados aos olhos de colegas e de chefes. Partes obscuras ou não integradas de suas próprias psiques podem ser projetadas naqueles que encontram no ambiente de trabalho ou nas pessoas que empregam para lhes prestar serviços. Quem tem Saturno na 6ª Casa acha seu lugar num esquema de coisas desenvolvendo e sintonizando suas habilidades. Isso não virá necessariamente sem dedicação e esforço, ou sem um servil e humilde aprendizado.
Embora possa parecer trivial, seu relacionamento com cachorrinhos e pequenos animais pode ter importância com este posicionamento. A morte ou a perda de um cão amigo ou de um gato amado pode abrir a caixinha de Pandora de discussões de níveis psicológico e filosófico.