Netuno na 7ª Casa



Quem tem Netuno na 7ª Casa encontra dificuldades na área dos relacionamentos pessoais, dificuldades essas que podem servir para mudar ou transformar sua consciência e entendimento da vida. Através das alegrias da intimidade e do conforto íntimo, ou através de qualquer dor, desilusão ou perda ocorrida no relacionamento, eles podem renascer para um novo nível de conhecimento.

Há muitas manifestações diversas desse posicionamento. Algumas pessoas procuram um deus ou uma deusa para adorar, reverenciar ou que as salve. Para amenizar sentimentos de solidão e isolamento elas muitas vezes anseiam pelo perdão de outra pessoa. Em vez de assumir a responsabilidade de se tornar uma pessoa completa, dona de si, o parceiro pode ser tomado por alguém que melhor as complemente. Nesse sentido, elas amam os outros por precisarem deles para algo. Levada a extremos, a outra pessoa passa a ser como uma roupa que se veste ou uma parte do equipamento que usam, aquilo que Martin Buber chama de relacionamento Eu-Coisa. Netuno não fica muito feliz com essa situação - o nobre ideal de amor deste planeta é apenas amar e não pedir algo em troca. Se os que têm Netuno na 7ª Casa se tornam demasiado dependentes de outra pessoa, podem achar que, de uma maneira ou de outra, o parceiro vai deixá-los ou que o relacionamento será rompido. Conseqüentemente, precisam desenvolver para si mesmos aquilo que procuravam na outra pessoa e aprendem um tipo de amor abnegado em troca. O domínio onde Netuno está no mapa é onde mais nos é solicitado.

A outra variedade de Netuno na 7ª Casa são aqueles que estão procurando alguém para quem possam bancar os salvadores. Sua idéia de relacionamento é resgatar e redimir a outra pessoa. Dai a reputação desse posicionamento de atrair tipos de vítimas como alcoólatras, drogados, viciados, criminosos, pessoas instáveis com um passado difícil e suspeito etc. Alguns serão atraídos por artistas ou tipos inspirados, tais como gênios musicais ou profetas religiosos, que necessitam de grande quantidade de amor materno e de faxineiras atrás deles. Muitas vezes, aquele que cuidou e salvou acaba se sentindo martirizado e desgostoso.

Inconscientemente, algumas pessoas com Netuno na 7ª Casa acreditam que, deixando de fazer algo, elas conseguem se limpar e purificar. Como no caso da agenda secreta, podem apaixonar-se por alguém que não é livre ou que é completamente inatingível, como uma pessoa casada, por exemplo. Obviamente, isso envolve ajustes para a pessoa que tem este Netuno ou, talvez, uma renúncia total a esse relacionamento. Em alguns casos que vi, quem tem Netuno na 7ª Casa tem preferência por relacionamentos platônicos, nos quais os desejos da carne são "transcendidos".

Quem tem este posicionamento muitas vezes é chamado a dar muito nos relacionamentos, a fazer sacrifícios pelo parceiro e a aceitar as limitações que a outra pessoa não consegue resolver facilmente. Às vezes, mostram um tipo de amor altruísta que é puro e digno de verdadeiro respeito. No entanto, outras vezes eles podem se permitir serem massacrados como se não tivessem nenhum direito no relacionamento. A linha divisória de Netuno entre abnegação autêntica e tolerância, ou em ser apenas um capacho, é muito difícil de se definir.

Não é surpresa, com Netuno na 7ª Casa, uma noção muito romântica e idealizada do que o relacionamento deveria ser, que não combina bem com o duro trabalho envolvido. Uma ânsia de perfeição no parceiro e no próprio relacionamento significa que os que têm Netuno na 7ª Casa podem ser pessoas muito difíceis de. se conviver. Inconscientemente, eles tendem a ser extremamente críticos quanto aos defeitos da outra pessoa que não combinam com seu conceito de como o parceiro deveria ser ou com suas noções sobre o Amor. Alguns mostram a fachada de um casal perfeito em público quando, na verdade, estão muito longe de ser o ideal. Pensando positivamente, pode haver um encontro espiritual e a união de duas pessoas, além de uma fantástica harmonia psíquica entre elas. No entanto, não importa quão divinamente equilibrada a união possa parecer, há sempre a necessidade de ajustes para com as diferenças trazidas à tona por idiossincrasias pessoais. Duas almas gêmeas também podem discutir sobre o modo como a outra espreme o tubo de pasta de dentes.

Depois de varrermos a fantasia, o glamour, 0 êxtase e as românticas noções de amor, o que Netuno nos deixa? Afinal, este planeta representa um tipo de amor livre, um amor não pegajoso ou que engole as pessoas envolvidas. Não se trata de uma união baseada em convenções sociais, mas, em reciprocidade, uma união que respeita as necessidades do outro por aceitação, não por aprovação. Como Marilyn Ferguson escreve em The Aquarian Conspirancy ("A Conspiração Aquariana"), o amor é um contexto, não um comportamento. Num meio termo, quer pedindo que a outra pessoa se ajuste a nós, quer nós sempre nos ajustemos à outra pessoa, está o tipo de amor que Netuno pressente.


Além de se referir somente ao casamento e a relacionamentos íntimos, a 7ª Casa é a maneira como estamos na sociedade em geral. Netuno na 7ª Casa encontra os outros a partir do amor, da sensibilidade e da abertura, ou apresenta um falso rosto bom para qualquer ocasião. Grande número de artistas e músicos, cujos mapas tive a oportunidade de elaborar, têm este posicionamento, bem como pessoas que aconselham e ajudam os outros de alguma maneira. Se Netuno está mal aspectado, pode haver o perigo de escândalos ou problemas com ações judiciais. A pessoa pode ser um "bode expiatório", isto é, ser abertamente punida e abominada por aquilo de que os outros secretamente se acham culpados.

3 comentários:

Ceucaminhante disse...

Obrigado pelo maravilhoso texto!

Farley disse...

Gostei meu ex estar nas letras de neturno na casa 7 !

Farley disse...

Gostei meu ex estar nas letras de neturno na casa 7 !