Carta Natal

A carta natal é um mapa do céu no momento exato do nascimento. Cálculo feio através das coordenadas geográficas do local (latitude e longitude), horário e data do nascimento. A partir destes dados com a tabela de efemérides (posições planetárias de acordo com o meridiano de Greenwich) começa-se a traçar as linhas da carta natal de uma determinada pessoa.
A carta natal pode ser aplicada tanto as pessoas, quanto as cidades, países e regiões específicas, de acordo com o que se deseja conhecer sobre as mesmas.


Nos termos simbólicos da astrologia, o pequeno círculo no centro da carta representa a Terra. É ponto de início natural do mapa, já que a Terra é o lugar onde nascemos e vivemos. Em torno da Terra, os doze signos do zodíaco formam um elo circular acompanhando a eclíptica, cada signo ocupando um campo de 30º. Contra esses campos da eclíptica movem-se as forças essenciais da astrologia: os planetas. Passam, a velocidades diferentes (suas próprias revoluções), de um signo do zodíaco para o seguinte, num circulo interminável.


Como os planetas se movem, os ângulos que formam com a Terra podem ser medidos em qualquer momento, fornecendo então a tabela de aspectos que formam entre si. Em astrologia o momento de nascimento é tomada como a hora decisiva na vida individual e os cálculos de graus que aparecem na carta registram exatamente como os planetas apareceram no céu naquele momento.


A Terra é considerada como um ponto fixo onde todos os outros corpos celestes giram ao seu redor. A carta natal é dividida em doze seguimentos, que são calculados a partir do signo ascendente, as casas. Essas casas equivalem, cada uma, há 2h, sendo os planetas distribuídos na carta natal de acordo com a constelação zodiacal em que se encontram no momento do nascimento ou do que desejamos conhecer.



As estrelas fixas são normalmente excluídas dessa análise, isso no âmbito tradicional ocidental. Ao analisarmos um mapa de acordo com as interpretações e métodos orientais, as estrelas fixas são adicionadas à interpretação, ou como Dane Rudhyar denomina - astrologia galáctica - que vai levar em conta a proximidade das principais estrelas fixas às cúspides dos planetas e casas.
Os ingredientes básicos que se combinam para formar uma carta astrológica são três: os planetas, os signos e as casas. Os planetas representam impulsos, induções e motivações psicológicas peculiares. Os signos representam doze qualidades de ser ou doze atitudes perante a vida. O impulso de um planeta se expressa através do signo em que está colocado. As casas, no entanto, mostram áreas específicas da vida de cada dia ou em que campo de experiência tudo isso está acontecendo.

Nenhum comentário: