O Herói de Mil Faces

O Sol e o desenvolvimento da Consciência.



Uma das mais antigas e profundas representações míticas do Sol é o antigo símbolo da realeza. Os reis eram tidos como a incorporação terrena da divindade, o veículo mortal pelo qual a vontade do divino se manifestava no mundo. Há uma camada arcaica em todos nós que, até hoje, ainda reage ao símbolo mágico da realeza. O símbolo da realeza congrega as diversas figuras solares míticas.

O Sol é progressivo. É um princípio dinâmico que se desenvolve ao longo de uma existência. Na verdade, nunca acabamos de desenvolver o Sol, pois esse aspecto da personalidade está sempre em um processo de vir-a-ser (devir), de rumar para alguma meta ou visão futura.

Joseph Campbell chama de “monomito”, a história do herói presente na mitologia de todos os povos. O mito do herói é um mito solar, pois o herói está sempre prestes a se tornar algo. Ele não nasce automaticamente como herói. Ele deve conquistar o direito de se tornar um herói e rei, bem como um veículo adequado para os deuses que são seus pais.

Há em nossa natureza uma dimensão lunar e outra solar. A evolução do mito do herói através do desenvolvimento do seu EU é importante para ambos os sexos. A representação masculina e feminina refere-se apenas a uma qualidade da energia, receptiva e dinâmica, para as quais as divindades míticas são as imagens mais apropriadas.

Joseph Campbell em seu livro “O Herói de Mil Faces, é uma das melhores explorações psicológicas do Mito.

Nenhum comentário: