Sol - Características Básicas

Sol rege Leão e é exaltado em Áries.
Está em detrimento em Aquário e em queda em Libra.


Significa que na regência, em Leão, as características solares – o sentido do Eu, a consciência – estão equilibradas, em Áries existe uma tendência ao egocentrismo, é a exaltação do aspecto Eu, em Aquário o Eu está mais enfraquecido, figurando a presença do “nós” e do coletivo. Em Libra o Eu sofre uma queda, uma perda de identidade, misturando-se o tempo todo com as demais consciências e o meio em que vive.

Não podemos esquecer que os signos de dividem aos pares, assim o Sol adquire um sentido de Eu em Leão e em seu oposto, Aquário, abre mão do Eu para o Nós. Em Áries o Eu é extremamente exaltado e forte e perde força e intensidade no momento em que polariza com Libra.

A Casa que o Sol ocupar será fortemente realçada e os assuntos dessa casa tentem a ter importância por toda a vida do indivíduo. O Sol é associado ao coração e a coluna vertebral.

Significa em termos psicológicos: A emergência do Ego e representa a figura animus e do Pai.

O Sol é o coração do mapa. Fornece direta ou indiretamente, toda a energia que sustenta nossa existência terrena. Para nos sentirmos completos e realizados precisamos expressar nosso signo solar, tentar desenvolver na esfera da vida associada com a casa em que o sol está colocado em nosso mapa, buscar maneiras construtivas de personificar, integrar e utilizar qualquer planeta que forma aspecto com o sol natal.

A astrologia psicológica em suas interpretação, trabalha de maneira que as energias expressas pelo Sol são qualidades que precisam ser desenvolvidas, não são automáticas. Adquirimos consciência e uma individualização – Ego – através da integração dessa energia em nossas vidas. O signo solar representa, então, qualidades que precisam ser trabalhadas e desenvolvidas de modo construtivo a fim de nos tornarmos a pessoa única que somos.

Exemplo: Em vez de dizer, “Você é de Áries, logo é assertivo”, deveria dizer, “O seu Sol está em Áries, e isso indica que um dos seus principais propósitos na vida é desenvolver a coragem, o dinamismo e a capacidade de se afirmar de maneira viável e funcional”. Isso faz toda a diferença.

O Sol representa um tipo de racionalidade, a maneira pela qual conseguimos entender e trabalhar os acontecimentos de forma racional/consciente e não emocional (Lua).

É claro que as características do signo de Áries – como no exemplo – estarão mais evidentes em sua personalidade, mesmo que ele jamais procure um astrólogo, porém o que vamos encontrar são essas qualidades em seu estado primitivo, respondendo ao instinto sem qualquer consciência e direção, o que dá a esses indivíduos características de agressividade e um egocentrismo exagerado.

Nenhum comentário: