Diferenças entre o Sol e a Lua em Áries.

Podemos distinguir o quanto diferente são as condutas de uma Lua em Áries das de um Sol em Áries. Um ariano é alguém naturalmente voluntário e agressivo, no bom sentido, alguém que lança e atua, não para buscar afeto e segurança, e sim porque estas são as modalidades que expressa naturalmente.

A conduta solar não surge de um mecanismo estabelecido em forma reflexiva, não se constitui como imaginário e algo que mostre reações defensivas - semelhantes às da lua em Áries - esta não se origina de uma percepção de invasão. O sol em Áries marca seu espaço de maneira espontânea, não depende de preservar sua independência, é independente e basta. Ou seja, não necessita Áries porque o é. Na Lua o contato aparece na qualidade zodiacal como necessária, como algo extremamente familiar que, se não está presente, produz uma sensação de indefesa, por isso a pessoa depende dela e a receia inconscientemente. Essa necessidade foi congruente na infância porque entramos na vida através dela. Mas com o passar dos anos, persistiu na identificação com ela e limitar-se a suas qualidades se constitui numa apreciação incorreta dos recursos e necessidades profundas.

A Lua em Áries faz a pessoa muito dinâmica, prática e capaz de resolver coisas sobre a marcha, mais eficaz - se assim quizer - que um Sol em Áries. Se nasceu com essa Lua, se és um “esperto” em Áries e, uma vez que o lunar se faz integrado ao resto do sistema - se dispõe de talento para fazer as coisas num instante, para resolver situações e tomar decisões velozmente. Mas uma coisa é ter esse talento e outra é depender da atividade para sentir-se seguro. O tema é descobrir se atrás de tanta praticidade, iniciativa, liberdade e definição, não está vivendo na superfície de si mesmo, temendo que emerjam outros aspectos da verdadeira identidade. O erro é que muitas vezes, o reverso desse talento faz com que a pessoa se expresse perigosamente, ou com um silêncio claramente agressivo e distante porque, quanto mais coloca os demais à distância, mais se assegura de que nada a invadirá, crendo ao mesmo tempo que o afeto ficou garantido.

Mas, há na pessoa consciência de não saber realmente que é seu desejo?

A princípio não, e esta é precisamente a maior dificuldade desta lua. É possível que a pessoa diga “eu sempre faço o que quero...”, mas o problema reside na afetividade disso que parece querer. Com freqüência faz ou decide coisas que não expressam realmente seu desejo profundo, mas sim o que rapidamente gera a sensação de que é livre, ativa e potente. Com estas sensações estão associadas a segurança, se confunde e crê que isto é o que deseja. Mas ao ser basicamente impaciente, o querer parece ser superficial, porque surge muito rápido.

Por certo, estas características podem estar mais ou menos marcadas. O mecanismo lunar não está continuamente presente, mas aparece de forma súbita, quando surge o registro de perigo. Enquanto passa pelo umbral da segurança é muito provável que o mecanismo lunar comece a ativar-se e quem sabe os aspectos mais integrados não sejam capazes de inibi-lo. Ter o Sol em Câncer com Ascendente em Touro pode permitir a pessoa ser muito tranqüila, mas se tiver a Lua em Áries, só será tranqüila quando as coisas não se complicarem emocionalmente.

É necessário distinguir uma qualidade daquilo que constitui refúgio, que esconde da pessoa a complexidade de si mesma. Também é importante perceber a linha de raciocínio que sustenta toda a descrição. A Lua é um talento básico e natural, mas a identificação da consciência com ela na infância, é absoluta e impede o encontro com o resto das energias. Necessariamente terá que não se identificará para poder descobrir em toda a complexidade da própria estrutura.

13 comentários:

Mezenga disse...

Lara, isso aqui eu entendi: "O sol em Áries marca seu espaço de maneira espontânea, não depende de preservar sua independência, é independente e basta. Ou seja, não necessita Áries porque o é."

Mas essa parte aqui, não muito bem: "Na Lua o contato aparece na qualidade zodiacal como necessária, como algo extremamente familiar que, se não está presente, produz uma sensação de indefesa, por isso a pessoa depende dela e a receia inconscientemente."

Como fica para alguém que, além de ter sol e lua em áries, tem ascendente em áries?

Lara Moncay Reginato disse...

A Lua traz a sensação de dependência e de defesa de sua própria sensibilidade nos primeiros anos de vida. Conforme vamos crescendo e nos desenvolvendo essa dependência e necessidade de segurança já não tem porque existir, mas na maioria dos casos continuamos repetindo padrões e é isso que o Carutti chama de mecanismo regressivo de uma certa qualidade lunar, pois cada uma das luas nos signos vai ter a sua particularidade. A Lua em Áries precisa se sentir o centro, precisa sentir que está segura, como as outras, porém o Sol é a nossa consciência, a janela pela qual nos apropriamos do mundo e Áries o interpreta a partir de si mesmo e de suas próprias necessidades. Os dois trechos que citastes falam nas duas luminares, Sol e Lua, que embora no mesmo signo possuem maneiras diferentes de se manifestar.

Esse aspecto (Sol - Lua - Ascendente em Áries) signfica que vc nasceu em uma Lua Nova demanhã cedo, o que mostra que sentimentos, consciência e maneira de ver o mundo estão em acordo, em coesão, e que o mundo é seu, ou seja, vc vê, sente e se relaciona a partir de si mesmo, é muito independente e deve cuidar com o egocentrismo, que pode ser uma característica invertida da tua força pessoal.
Espero ter ajudado.
Obrigada por participar.

Lara Moncay Reginato disse...

Em tempo: O Sol é por si, a Lua precisa sentir que é, e isso se dá através da relação com o outro, principalmente com a mãe, ao mesmo tempo que precisa se sentir segura, almeja ser independente, sem ser esquecida, uma vez que a Lua em Áries precisa se sentir o centro das atenções e do mundo (da mãe) e ao mesmo tempo ter autonomia para ser ela mesma. Acho que assim ficou melhor.
Abraço.

Nelsinho disse...

Ficou bem melhor assim. Ahazou na explicação. HAHAHA Lá vem mais um com Lua/Sol em Áries.

Lara Moncay Reginato disse...

Grata.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Mas eu tenho a lua e o sol em áries o que isso quer dizer ?

Unknown disse...

Mas eu tenho a lua e o sol em áries o que isso quer dizer ?

Unknown disse...

vc é uma ariana!

Unknown disse...

Não entendi nada .. :/
Poderia ser mais clara e objetiva ao escrever

Carllosmaciel disse...

Ótima explicação bem melhor gostaria de saber da minha lua em escorpião? ? Alguém sabe me dizer sol em peixes lua em escorpião asc aquário

Carllosmaciel disse...

Obg

Rodrigo disse...

Eu tenho sol em peixes e lua em áries , me ajuda