A “mãe” da Lua em Peixes.


De um ponto de vista psicológico - as coisas são muito mais complexas. A extrema sensibilidade faz com que a energia lunar, própria desta posição, possa capturar a consciência na absolutização de sua qualidade, inibindo por muito tempo o amadurecimento do conjunto do sistema.

A criança que nasce através desta energia se sente envolvido em uma qualidade maternal onipresente, que vai muito além do vínculo com sua mãe real. Através dela toma contato com a energia de todas as mães que a precederam e se sente cobiçado por uma ternura e um cuidado infinito, dentro do qual não é necessário realizar nenhum esforço para sobreviver: tudo lhe é dado e é possível. Dentro deste confinamento deste “mundo das mães” em que sua psique habita não existem a violência, nem a luta, nem a escassez. Tudo é suavidade e cuidado e se dispõe do tempo necessário para crescer sem apreensões nem restrições. As vozes das mães contam ao redor da cama os relatos sobre as mágicas possibilidades com as quais a vida satisfaz prodigiosamente os desejos de seu filho é o arrulho que com ele dorme todas as noites.

Não é fácil neste caso, determinar um cenário externo que reflita as características afetivas da qualidade lunar da criança. O meio “objetivo” não apresenta aqui as constantes que temos visto em outros. O limite entre o “externo” e o “interno” se dissolve realmente e o que configura a psique da criança não são as modalidades manifestadas no contorno familiar - que podem variar muito uma da outra - e sim correntes inconscientes.

Em outros termos, poderíamos dizer que sua matriz afetiva está configurada pelo arquétipo da “mãe universal”. Esta imensa sensibilidade sobre a vida, que traz a energia da Lua em Peixes, faz com que o psiquismo da criança se nutra e responda de modo não usual com o mundo interno de sua mãe, o qual está fortemente ligado a cadeia de mães de sua estirpe.

A constante mais visível, no contorno familiar correspondente a esta Lua, é o vínculo muito estreito com o inconsciente de sua mãe. Quem sabe a pessoa não recorde de um excessivo contato emocional nem corporal com ela, mas em sua memória inconsciente habita uma “imensa mãe doadora”, cujo primeiro rosto é o de sua mãe real.

Em geral, a pessoa com esta Lua nasceu em uma família de fortes figuras femininas e a mãe concreta pode ser, em um nível, o extremo final de um mundo de infinitas avós, bisavós e tias, que constituem o verdadeiro e protetor personagem materno. Mais profundamente ainda, incalculáveis formas femininas aparecem em seus sonhos, com rostos mais antigos e universais de proteção e maternidade.

Se observarmos com atenção, se verá que a mãe não conseguiu cortar o cordão umbilical que a unia a sua mãe e avós. E como ela, o filho ou filha também não conseguirá cortá-lo. Um laço que une gerações de mulheres e mães está ativo no inconsciente da criança e através da dele correm as mensagens da “mãe universal”.

De outro ponto de vista, poderíamos dizer que a sensação da Lua em Peixes se corresponde com a de um feto flutuando no líquido amniótico. Ali em um estado praticamente indiferenciado com o meio que o envolve, todas as suas necessidades são satisfeitas. Algo o prove sem esforço e não é preciso experimentar tensão alguma. É essa absoluta relação que permite infinitas sensações e vivencias, está tudo. É um mundo perfeito.

2 comentários:

Anything but ordinary disse...

Que lindas palavras, sou mãe com lua em peixes na casa 1 , minha mãe verdadeira também tem lua em peixes, mas nunca moramos juntas, mas sempre quando a vejo é como se á conhecesse há anos, é muito estranho, eu sempre quis ter morado com ela só pra conhecê-la melhor rs.
Minha filha tem lua em escorpião e também me conecto bem com ela, ela me olha de uma maneira tão fixa e leve ao mesmo tempo, como se ela me conhecesse há bastante tempo também.

Unknown disse...

Seus textos são incríveis, profundos, pontuais... Minha filha tem lua em peixes eeztou levando ela em uma psicóloga e, depois de ler o acima, eu começo a me aliviar pq compreendi as raízes do apego dela a mim e os conflitos dela entre querer proteger os mais fracos e de repente ela ter tantas fragilidades. Gratidão por divulgar