Talentos da Lua em Capricórnio.

Chegado esse ponto e ter dissolvido as distintas capas do mecanismo, a qualidade capricorniana já não opera como refúgio e sim que é uma disponibilidade do sistema em seu conjunto. Aqui a concentração, a responsabilidade, a capacidade para sustentar a energia quando é necessário - deixam de ser respostas emocionais para se converterem em autênticos talentos. Seguramente a pessoa descobrirá em si uma grande capacidade de solidão, que nada tem a ver com isolamento e sim, como permanecer só consigo mesma, não dependendo dos outros - reais ou imaginários - em níveis emocionais e mentais - assim, deseja dar forma a sua própria vida, de acordo com seu ser mais profundo.

Se realmente, se abriu uma nova circulação de energia, dissipara as dores e a veia de tristeza que muitas vezes refletem-se no rosto destas pessoas. Aparece uma solidez emocional que permite um contato muito profundo com o humano, em suas limitações e necessidades. O fundo melancólico que era próprio das fases anteriores dá lugar a um profundo realismo, capaz de encontrar as melhores formas possíveis para o desenvolvimento da criatividade. Nada melhor que a Lua em Capricórnio para compreender a esterilidade do isolamento e a cristalização do passado. Construir formas que respondam as necessidades reais, articulá-la com os demais e ser capaz de renová-las com um ajustado sentido de tempo, são expressões naturais de uma Lua em Capricórnio integrada a totalidade da estrutura.

Quando perder o medo a frustração e poder pedir, abrir-se e jogar com liberdade no mundo dos afetos, é o momento em que aparece o talento da Lua em Capricórnio. Recém aqui, descobre que tem uma tendência a simbiose e a dependência emocional muito menor que os demais e que, portanto, seu talento é esse: a capacidade de solidão, porque realmente não necessita “que os outros lhe preencham a vida”. Neste ponto aparece a expressão de uma emoção madura, capaz de sustentar-se sem dependência, com real aprumo e de resistir a situações que seriam muito difíceis para outros.

A expressão deste talento é posterior a resolução do hábito, porque do contrário, é novamente o sintoma de seu mecanismo de auto-suficiência.

Desse talento, as experiências onde há muito afeto amplificarão aquilo que, para não sofrer, havia fechado o “coraçãozinho do bebê” e que havia ficado registrado, mascarado.

A medida que recebe, vai abrindo e voltando ao volume natural, recordando que esse “volume natural” sempre será menor que o que necessita qualquer outra Lua, porque esse é precisamente seu talento : poder contar realmente consigo mesma.

Para chegar a essa fase de integração é necessário sintetizar aspectos contraditórios de outros lugares da carta natal?

Sim, isto é central na aprendizagem da astrologia, é preciso registrar matizes e aprender a ver contradições. Com a Lua em Capricórnio temos aprofundado algo que, na realidade é válido para todas as demais Luas e para toda a astrologia, como tema de reflexão. O Céu diz: “Lua em Capricórnio”, o que quer dizer - estruturalmente - que Saturno está junto à Lua. Agora bem, isto que está no Céu deve plasmar-se com o que há na Terra e, que capacidade temos hoje os seres humanos de integrar Saturno à Lua? Na verdade, muito pouco, é algo que para nós está desintegrado, escondido. Tudo isso faz que algo que em si mesmo aparece profundamente integrado - a autonomia, a solidez emocional - desde a história construtiva de uma cisão entre afeto e solidez, e sim que essa fragmentação se dá nas estruturas psíquicas, a raiz de Saturno e a Lua disponíveis na Terra. Isto se verá com mais clareza na próxima Lua: a de Aquário.

17 comentários:

Néia disse...

Querida Lara!
Pela primeira vez leio algo que traduz em palavras o que sinto em meu mundo interior e que se reflete no meu mundo exterior....já que tenho a Lua em Capricórnio.Toda a gratidão e alento por trazer mais luz a minha consciência para reunir todas as partes de meu "quebra-cabeça" pessoal.Que a sabedoria iluminada te inspire sempre para trazer essas preciosas informações a todos que tem olhos de ver e ouvidos de escutar.Um grande e terno abraço.Néia

Gabriel disse...

ótimo artigo!
grato.

Satsiko Tengan disse...

Vc escreve muito bem !!! Uma das melhores descriçoes sobre minha lua capricorniana. Aliás, tenho lua, marte e venus em caprica...
Vc faz mapas astrológicos ?

Parabens
Gratissima
Satsiko de Sampa...

Tayná disse...

Sou Lua em Capricórnio. Muito obrigada pelo texto...

Lara Moncay Reginato disse...

Obrigada pela participação de vocês. Atualmente não estou fazendo mapa astral, já fiz muitos, mas ando sem tempo para me dedicar como deveria... no futuro próximo quem sabe?!
Abraços

Anônimo disse...

GRATIDÃO IMENSA.

Creio estar verdadeiramente fazendo as pazes com essa tão preciosa terra, que às vezes me parece um pouco desajeitada tal qual alocada na pujante sensibilidade lunar.

Estou mudando minha percepção em relação a isso, e te agradeço.

"PERCEPÇÃO FUNDA REALIDADE"

Anônimo disse...

Olá Lara!
Sou uma curiosa sobre astrologia, leio muitas publicações, mas através de seus textos tive não só as respostas para indagações pessoais. Você proporcionou a oportunidade única e indescritível de descrever o meu passado, traduzir os meus sentimentos e responder o porquê de minhas atitudes. A suas postagens não é apenas textos informativos e explicativos sobre astrologia (muito bem escrito e argumentado diga-se por passagem), mas dependendo da abertura do olhar é um viabilizador do processo do autoconhecimento onde convida o leitor a experiência única de introspecção auto referente à subjetividade pessoal e humana. Sou uma aquariana, com ascendente em escorpião e a lua em capricórnio, que até o dado momento de ler o seu texto, sempre me acharam um iceberg e a minha auto-suficiência chega a incomodar os que me cercam e eu não entendia. Meu muito obrigado por você compartilhar tais conhecimento. Att, Viviane Mendes. .

lucas disse...

não sei se sou louco ou isso diz todo que estou pensando ou pretendo fazer. lara vc poderia dar um resposta para mim ? o porque eu sou muito pensativo mais mesmo assim confuso? se puder agradeço obrigada

Unknown disse...

Esse texto pra mim foi emocionante e esclarecedor. Muito dificil encontrar textos sobre astrologia tao completos e explicativos. Agradeco imensamente pela oportunidade.

Unknown disse...

Esse texto pra mim foi emocionante e esclarecedor. Muito dificil encontrar textos sobre astrologia tao completos e explicativos. Agradeco imensamente pela oportunidade.

Livia Souza disse...

Como os demais comentaram.... você, nessa internet inteira foi a única que conseguiu traduzir o que é uma Lua em Capricórnio, você por acaso também tem esse posicionamento no seu mapa? rs Gratidão!

Anônimo disse...

nunca tive afeto, sempre tive nojo disso, com familiares que digo

Lara Moncay Reginato disse...

Grata pelas postagens.

P disse...

👌👍👏

Klaic. disse...

Esse é um dos meus textos preferidos de astrologia

Klaic. disse...

Lara, você poderia diferenciar brevemente para mim uma Lua em Capricórnio na 4 de uma Lua em Capricórnio na 5? Considerando Sagitário na cúspide da 4 e a relação com a família.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.