Um mundo pequeno e ordenado.

Como o afetivo se relaciona com a hipertrofia de uma mente ordenada, é importante observar os hábitos de uma Lua em Virgem. A consciência se manifesta como uma memória de computador, na qual constantemente aparecem sinais e dados que pretendam dar conta dos mínimos detalhes acerca do funcionamento perfeito de um sistema. Qualquer desvio deve ser imediatamente corrigido e toda a desordem resolvida.

A Lua em Virgem deveria sempre “saber tudo” nisso consiste sua segurança, mas é importante que isto seja distinto da Lua em Gêmeos. O “saber tudo” dessa última se refere a ter toda a informação possível e realizar com elas associações mentais rápidas e brilhantes, mas de modo algum estas requerem ser validadas na prática. Na Lua em Virgem, o contato está ligado a uma inteligência mais lenta, mas que deve dar sempre respostas sensatas sobre a realidade, pois a sobrecarga é muito maior. A uma necessidade de vergonha, ponderação e madura reflexão, que deveria ser capaz de antecipar-se aos problemas. Por ser assim - e as respostas adequadas para resolvê-lo - deveriam conhecer-se de antemão. Este é o sentido de “saber tudo”.

Haverá então muita obsessão...

Por certo, há uma tendência muito forte a ter tudo sobre controle, tudo previsto. A atenção está posta na observação dos mínimos detalhes e isto é que dá segurança. Se uma variável sai do controle, surge a insegurança e a sensação de caos eminente, ativando-se o mecanismo.

É evidente, que o que se vê nesta Lua é um talento para o detalhe e para a ordem, não se trata do Sol em Virgem, no qual esses traços expressam profundamente a pessoa. Aqui são basicamente defensivos e o mecanismo não outorga o talento de pôr em ordem o desconhecido, nem a necessidade de que exista a ordem para sentir-se seguro. Em toda a Lua damos inconscientemente por certo que deveriam estar presentes - sem que às gerassem - aquela capacidade que no Sol somos capazes de irradiar por nós mesmos. Daí que o movimento mais provável, quando o mecanismo da Lua me Virgem se ativa, seja o de se refugiar em um hábito, tarefa ou situações suficientemente pequena e enraizada que permita dar conta de todos os detalhes e estabelecer uma ordem minuciosa. Essa sensação tranqüiliza a pessoa, mas a um só passo da situação - refúgio na que se esconde, o mundo poderá estar desabando e ele não se dará conta.

Todo o mecanismo lunar nos faz atuar como crianças que se tapam os olhos, acreditam que ninguém às está vendo. A dependência da sensação de segurança que nos dá a pauta lunar faz com que recordemos dramaticamente a realidade para gerar essa sensação. Assim como a Lua em Gêmeos “desfruta” a ilusão de que entender uma situação garante que suas conseqüências desagradáveis não se manifestem, podemos ver uma Lua em Virgem ordenando placares, corrigindo erros em um escrito, trabalhando sobre objetos pequenos durante horas ou realizando todo o tipo de rituais. Isto cria nela a sensação de que nada mais poderá acontecer, por isso age com minunciosidade e concentração e inclusive com verdadeiro talento e entrega aos outros. Nesse empequenamento do campo, em que pode desempenhar o talento ordenador lunar, o que gera a sensação de “mãe” - que a sua vez recria a vibração conhecida - mas que geralmente dá respaldo à problemas mais profundos que não podem ser ordenados desta maneira.

Nenhum comentário: