Ascendente Escorpião - Descendente Touro

No oitavo trabalho de Hércules, o herói tem que achar e destruir a Hidra, um monstro de nove cabeças que vive numa caverna no fundo de um pântano tenebroso. Primeiro ele tenta matar a besta enquanto ela ainda está na água, mas toda vez que lhe corta uma cabeça aparecem mais três em seu lugar. Finalmente Hércules lembra dos conselhos de seu mestre: "Nós nos elevamos ajoelhando-nos, conquistamos nos rendendo e ganhamos, desistindo". Hércules então ajoelhou no pântano e levantou a Hidra por uma de suas cabeças tirando-a da água para o ar. Afastada da água, a Hidra imediatamente começa a perder seu poder e sua agressividade. Hércules corta todas as cabeças, mas aí aparece uma décima, na forma de uma jóia preciosa que ele enterra debaixo de uma rocha.

Essa história liga-se estritamente com a dinâmica de Escorpião ascendente. De alguma maneira, quem tem Escorpião ascendente tem de confrontar e combater o que é obscuro, tabu, oculto ou destrutivo. Alguns enxergarão a besta externamente e lutarão com o que é obscuro e maligno "lá fora". O doutor Tom Dooley, humanista dedicado a eliminar o sofrimento no mundo, tinha Escorpião ascendente e Plutão, seu regente, na 8ª Casa. Para outros, a Hidra se esconde no fundo de suas próprias psiques, simbolizando emoções destruidoras tais como ciúme, inveja, avareza, luxúria ou ânsia de poder. Sigmund Freud, com Sol em Touro e Escorpião ascendente, via a Hidra no id - o lado primário, primitivo e instintivo da nossa natureza.

Hércules teve sucesso ao destruir a Hidra tirando-a do pântano e levantando-a no ar. Da mesma maneira, Escorpião ascendente precisa levar para a luz da consciência aquilo que é o obscuro e oculto dentro de si. Se a energia de Escorpião é reprimida, ela fervilha por baixo, envenenando a psique e produzindo um mau cheiro que impregna a atmosfera entre as pessoas. No entanto, quando a força total dessas emoções é liberada de forma desregrada, seu poder de destruição pode não ser suportado.

Existe uma terceira alternativa: em vez de reprimir o lado Escorpião da natureza, ou soltá-lo integralmente, é possível reconhecer os sentimentos envolvidos e depois transformá-los ou canalizá-los de maneira mais construtiva. Como a jóia que aparece quando a Hidra é destruída, os complexos negativos podem ser transformados em algo precioso. Muitos artistas produziram seus melhores trabalhos reestruturando suas paixões, iras ou desacertos em alternativas criativas. Goethe, o grande escritor alemão que tentou Fausto com o demônio, tinha Escorpião ascendente.

A cobra muda de pele quando, crescida, a pressão interior torna a pele velha pequena demais. O vulcânico Escorpião ascendente acumula a pressão interior até ocorrer uma explosão liberante e renovadora. Seja por livre escolha ou por coerção, este signo no Ascendente derruba e remove velhas formas e estruturas, de modo que as novas possam ser edificadas. Gandhi, Lênin, Mussolini, Stálin e Margaret Thatcher, todos nasceram com este ascendente.

Existe uma profundidade no Escorpião ascendente que compele os que têm este posicionamento a ocultar as origens de uma estratégia para tentar camuflar sentidos e motivações. Nada é tomado pelo seu valor aparente. Como a mulher do Barba Azul, existem portas que seria melhor deixar fechadas. Por si só o Escorpião ascendente infere Touro no Descendente. Enquanto Escorpião tem de desafiar, atacar, destruir e modificar, Touro é paciente, estável, terra-a-terra e conservador. Touro está equipado para resistir às investidas de um Escorpião ascendente e replicar com muita calma: "Querido, não esqueça que o jantar é às oito". Os que têm Escorpião ascendente sentem a necessidade de desenvolver estas qualidades taurinas nos relacionamentos como forma de equilibrar os excessos e extremos de seus fortes e turbulentos impulsos passionais.

O mais óbvio sinal físico de Escorpião ascendente manifesta-se sob a forma de um intenso e penetrante olhar por baixo de sobrancelhas que chamam a atenção.

20 comentários:

Lorena Luz Santos disse...

Lara, incrivelmente eu possuo Touro como descendente e Escorpião como Ascendente...
Além disso sigo os versos de Faroeste Caboclo - Legião Urbana: "Nunca brinque com um Peixes de ascendente Escorpião". Sou pisciana...
Será que há um grande destino para mim? Veremos, não é?

Lara Moncay Reginato disse...

Sempre há um grande destino para cada um de nós! E é bom mesmo, nunca brincar com essas pessoas! hahahaha
Obrigada por tua participação.
Abraços.

Anônimo disse...

Legal, adorei :)
sou touro com ascendente em escorpião....

adorei essa parte "O mais óbvio sinal físico de Escorpião ascendente manifesta-se sob a forma de um intenso e penetrante olhar por baixo de sobrancelhas que chamam a atenção"

minhas sobrancelhas sao bem chamativas, e varias vezes pessoas me diziam que tenho um dos olhares mais profundos que elas ja viram...

obrigada, Lara!

Carla

Carina G disse...

Poise, sol em tour e escorpião como ascendente. Acho que por isso sou uma pessoa tão contraditória.

tatti disse...

Assim como Lorena sou peixes com ascendente em escorpião, com direito a Plutão retrógado na casa I.
O que posso dizer...bem, o olhar é mesmo característico, profundo, intenso, inquisidor.

Anônimo disse...

Olá, sou gemeos com ascendente em escorpião e descendente em touro mas fiquei bem intrigada já que eu nunca dei muito certo com os taurinos, pelo sol em gêmeos. Acho meu sol é mais forte que o ascendente, isso pode ocorrer? Muito bom o post :)

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Também sou ascendente em Escorpião, e descendente em Touro!
Sou muito impaciente, ansiosa, explosiva, intensa, tempestiva! Mas há momentos que a calmaria se chega... e a busca pelo equilíbrio, pela luz no meu caminho se faz emergente! É condição primordial para uma boa saúde mental, física e espiritual.

Anônimo disse...

Pois é libra com ascendente em escorpião e lua em touro- detalhe casa I Peixes

Unknown disse...

Sol, lua e DC em touro ... Acompanhado c asc em escorpião hahaha imagine a intensidade da pessoa e as contradições q me encontro. Ótimo texto !!

Just GA disse...

Acabou de ditar meu mapa astral ahdhahdjs

Unknown disse...

Parabens!!!
Otima postagem!!!

Unknown disse...

Parabens!!!
Otima postagem!!!

Anônimo disse...

Incrível bom eu tenho sol em gêmeos e meu ascendente em escorpião e jupiter em escorpião e vênus em touro e lua em capricórnio não sabia que meu descendente no ascendente era touro ual.
Explica muita coisa admiração, atração(não é sexual)a imagem dele toca no meu coração estou apaixonada por um rapaz que é do signo de touro. Antes de saber a data de nascimento dele que foi telepático qual era signo respondeu foi surreal. Sabe quando você vê aquela pessoa que parece que vc conhece anos mais nunca tinha visto uma energia bate com a sua assim que eu me sinto com esse guri. Abraços

Lara Moncay Reginato disse...

Grata pelos comentários.

Anônimo disse...

Sou escorpiana, com ascendente escorpião e descendente touro. Sinceramente, não entendi nada kk

Aectius disse...

Sou aquario com plutao conjunto ao asecendente em escopiao e nodo sul tambem nessa conjunção alem de marte um pouco mais abaixo porem ainda em escorpião... Sou muuto misterioso e desconfiado, aoaixinado e imprevisivel..

BetoCariani disse...

Somos dois então Lorena. Me identifiquei muito com o que li. Algumas coisas já tinha a consciência mas outras nunca tinha parado pra pensar...

BetoCariani disse...

Perfeita essa análise. Sou Pisciano com Ascendente Escorpião e Descendente Touro. Algumas coisas já tinha consciência e outras nunca tinha parado pra pensar a respeito... mas faz todo sentido. Parabéns Lara!

Unknown disse...

Meu ascendente escorpião 🦂 😍😍🤔ciumento mais muito aquário gemeos 😘😘🙂🙂