Saturno na 3ª Casa

Uma das principais ocupações dos que têm Saturno na 3ª Casa é expressar-se de maneira a poderem ser entendidos. O ambiente da primeira infância pode ter sido sentido como pouco amigável ou perigoso em termos de segurança pessoal, e por este motivo não conduz a intercâmbios fáceis e abertos com os outros. Como resultado, eles podem ficar remoendo a crença de que ninguém entende o que dizem, ou escondem sentimentos e pensamentos por medo de que sejam mal-interpretados ou usados contra eles. Podem parecer tímidos, distantes, arrogantes ou bobos quando, na verdade, apenas não conseguem se comunicar.
Tais inseguranças a respeito de sua dificuldade de expressão e inteligência têm várias repercussões. Compensando um sentimento de inadequação nesta área, eles podem querer testar a si próprios desenvolvendo um preciso e exato estilo, verbal ou mental. Saturno na 3ª Casa muitas vezes manifesta um tipo de processo de raciocínio sério e ordenado ligado ao lado esquerdo do cérebro, que é lógico e racional. Para disfarçar essa falta de jeito nos assuntos da 3ª Casa, tornam-se ani-intelectuais e menosprezam os que ‘se acham o máximo’ ou os ‘pseudo-intelectuais’. Eles podem ter grande dificuldade para "conversas jogadas fora", ou ficam tagarelando sem parar a fim de evitarem revelar aquilo que realmente está se passando em suas cabeças.
Enquanto os que têm Júpiter na 3ª Casa vivem feliz e calmamente no seu meio ambiente, ansiosos para ver o que os espera na próxima esquina, Saturno na 3ª Casa limita a livre-expressão do movimento de uma pessoa. Isso pode provir de uma experiência da primeira infância num ambiente em que a pessoa não se sentia segura ou que não lhe permitia qualquer flexibilidade. Às vezes, em decorrência de um malfadado sentido de restrição ou solidão durante o crescimento. Se as crianças são afastadas demais de tarefas normais durante certos estágios do desenvolvimento (a fase primata), sua curiosidade natural e o desejo de explorar, de imitar e de treinar a habilidade das mãos vai diminuir gradualmente. Quem tem Saturno na 3ª pode beneficiar-se de terapias ou de técnicas que os capacitem a reexperimentar os tipos de movimentos e a mobilidade a eles negada na infância por alguma razão.
Tenho visto muitos exemplos de Saturno na 3ª Casa em que a falta de irmãos menores causou sentimentos de privação ou isolamento na infância. Ao mesmo tempo, algumas pessoas com esse posicionamento contam que consideravam seus irmãos e irmãs como opressores e restringentes. No caso de quem tem Saturno na 3ª Casa ser o irmão mais velho, ele deve ter sido sufocado com a responsabilidade de tomar conta dos irmãos mais novos ou de servir de bom exemplo para eles.
Com base em quaisquer das razões descritas acima, quem tem Saturno na 3ª Casa pode ter problemas no inicio de sua educação e um difícil ajuste ao período escolar em geral. Para alguns, o colégio pode ser sentido como uma espécie de exílio ou banimento. Pode também haver atrasos, obstáculos e desafios em pequenos passeios ou viagens em geral. Enquanto Júpiter apenas "pega seu chapéu e vai andando", Saturno quer ter a certeza de que tudo foi reservado com antecedência. Júpiter chega à casa de um amigo para passar o fim de semana e descobre que há uma festa em andamento. Saturno chega na mesma casa no fim de semana seguinte para descobrir que o pai de seu amigo acaba de ficar doente.
Novamente, a ênfase de Saturno na 3ª Casa não é a de se estar condenado a uma vida de misérias, claudicando por aí com muletas e perdendo o trem. Este posicionamento é, antes de mais nada, um convite para desenvolver as potencialidades de uma mente profunda e estável, para melhorar a capacidade de se comunicar mais claramente com os outros e descobrir o tipo de alegria que o aprendizado de alguma coisa pode trazer. Quem tem Saturno bem aspectado na 3ª Casa pode naturalmente exibir esses traços ou ter menos problemas chegando mais a bons termos com Saturno do que outros com este mesmo posicionamento.

16 comentários:

Anônimo disse...

Eu tenho o saturno nessa casa e tenho sérios problemas para me adaptar aos ambientes com muitas pessoas. :(

Andresa disse...

Não sou ani-intelectual só porque saturno dificulta as comunicações na casa 3 ,ao contrário,temos que nos tornar mais articulados para conseguir o que saturno pede nesse qui...só não gosto das dificuldades de se adaptar aos ambientes e as pessoas..mas agente se esforça mais do que outras pessoas para nos fazer ser entendidos.

Olívia disse...

Infelizmente ou felizmente, a comunicação é a grande chave para o meu sucesso profissional e pessoal. Preciso aprender com Saturno a livrar-me dessa insegurança irrefreável de que nunca consigo expressar as minhas ideias tão bem quanto eu gostaria. :(

Anônimo disse...

Senão fosse Venus mercúrio e sol na casa nove do meu mapa astral eu estaria lascado, da um equilíbrio e tanto neste Saturno ..,,, Gosto da inteligência de Saturno na casa 3,e prefiro ser um intelectual introspectivo do que qualquer comunicador tagarela que fala pelos cotovelos.

Lara Moncay Reginato disse...

Grata pelos comentários.

Anônimo disse...

Tenho saturno na casa 3. Sofri muitas dificuldades para iniciar na escola. Sempre penso q não consigo me fazer entender, então as vezes fico repetindo a mesma coisa de diversas maneiras diferentes, prá me certificar q a criatura entendeu mais ou menos! Gostei muito! Eli

Unknown disse...

Eu também possuo esse posicionamento, sou anti-social e possuo dificuldades em me relacionar com pessoas.

Unknown disse...

Eu também possuo esse posicionamento, sou anti-social e possuo dificuldades em me relacionar com pessoas.

tatti disse...

Tenho esse posicionamento. Realmente não tive uma infância feliz, meu pai era exigente e castrador. Ele nunca permitiu que crianças se comportem como crianças porque isso o irritava. Exigia de crianças comportamento de adulto. Me lembro perfeitamente de quando tinha uns 6 anos e estava brincando com um brinquedo que possuía pequenas peças de montar. As peças estavam espalhadas pelo tapete. Meu pai odiava coisas fora do lugar, ele disse que era para que eu guardasse tudo e saísse dali ou ele iria pisar sobre as peças esmagando o brinquedo. Fiquei em pânico, não sei porque, mas quando lembro ainda sinto como se fosse pisar sobre mim, esmagando - me.

I'm Rebelde disse...

dai eu tenho saturno na casa tres e me apaixono por outra pessoa com saturno na casa 3. Os dois se gostam, nenhum consegue expressar o que quer.

Unknown disse...

Tenho saturno na 3ª casa (em escorpião) e sou extremamente simpática, sociável e comunicativa.
O que bateu com essa descrição foi eu ser a irmã mais velha (e, portanto, a "responsável" pela segurança e bem estar da mais nova)e, ter sido cobrada quando criança atitudes e pensamentos de pessoa mais velha.
Também me vejo constantemente tendo que explicar a mesma coisa pelo menos 2 vezes para me fazer ser entendida (o que me frusta constantemente).
Me comunicar não é problema (ao menos, não agora). Mas preciso manter atenção contantes para não ser mal interpretada (o que eu acontece mais vezes do que eu gostaria)
E meu mercúrio em peixes também não ajuda com isso..(Tenho saturno em quadratura com sol, Asc e Mercúrio!)

Nanda disse...

Tenho saturno na 3 e sinto dificuldade em ser compreendida. A sorte é que tenho Júpiter tambem na 3 , o que dá um certo equilíbrio. Será q melhora com o tempo?? Muito sofrimento por causa desse saturno.

Nanda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Liliane disse...

Tenho saturno na casa 3 e marte tambem descreve minha infancia muito bem dificuldade na escola,cuidar de irmaos mais novos.
Hoje mr indentifico muito com a pate de terapia.

Anônimo disse...

Tenho Saturno na casa 3 e não me identifiquei com absolutamente nada da descrição. A boa comunicação é algo que sempre destacam em mim como referência, mesmo sem que eu faça qualquer esforço. Não sou anti-social, na verdade me realizo muito com o contato com pessoas! Não tive qualquer dificuldade com a escola, sendo sempre uma das melhores alunas e sendo aprovada com desempenho muito acima da média, tendo reconhecimento inclusive em olimpíadas de conhecimentos. Odeio reclusão e flexibilidade define uma das minhas boas características... fico realmente na dúvida se outras coisas no meu mapa poderiam "apagar" totalmente a influência de saturno na casa 3 ou se esta descrição ficou muito limitada.

Anônimo disse...

Um saturno conjunto ao sol na 3 muda muito esta narrativa.