Netuno na 10ª Casa - Peixes no Meio do Céu

Netuno tem diversas faces na 10ª Casa, a da carreira e a da apresentação diante do público. Uma das manifestações de Netuno aqui recai sobre aqueles que são idealizados e adorados pelo público em geral. De alguma maneira, eles prendem a imaginação coletiva ou vêm representar um movimento ou uma força que passa pela sociedade. Há muitos exemplos interessantes. Por exemplo, Karl Marx, cujo nome evoca toda uma filosofia de vida e de história e que imaginou um estado ideal sob o comunismo, nasceu com Netuno em Sagitário na 10ª. John, F. Kennedy, que, como presidente, personificou um novo visual da América e foi adorado por muitos como herói, nasceu com Netuno em Leão. Assassinado enquanto ainda trabalhava, Kennedy também veio a representar a vítima sacrificial deste lado de Netuno. Num certo sentido, tanto Marx como Kennedy nos deram suas identidades pessoais para representar algo maior que eles próprios: a ansiedade coletiva por redenção.

Um Netuno de 10ª Casa pode personificar vários outros princípios, desde a representação do que é belo, glamouroso e de estilo até o que é proscrito e o escândalo público. Clint Eastwood, que personifica a imagem do perfeito herói rude, e Bruce Lee, o mestre de kung-fu, que personifica o eterno vencedor, nasceram com Netuno em Virgem na 10ª Casa. Além de política e cinema, outras carreiras netunianas incluem serviço social, artes, moda, fotografia, música, dança, trabalhos religiosos e curas.

No entanto, o fogoso Netuno na 10ª Casa pode indicar incerteza ou confusão sobre qual carreira seguir. Alguns estarão insatisfeitos com o trabalho se ele não for inteiramente absorvente e inspirador. Alguns dos que conheci trabalharam duro e devotadamente para receber menos reconhecimento ou remuneração do que mereciam. Um homem com este posicionamento trabalhou para uma grande companhia que fazia negócios escusos e corruptos, mas ele foi o único a ser preso e condenado por isso. Alguns vão achar que a salvação depende de encontrar o trabalho certo ou de servir às necessidades de outros. Em alguns casos, eles são obrigados a abandonar suas carreiras por causa de influências sobre as quais não têm controle. Novamente Netuno nos cutuca para dar o passo para o crescimento espiritual e a expansão neste sentido, como se ficássemos redimidos e purificados por termos deixado e sacrificado aquilo a que mais estávamos ligados.

Se tomarmos a 10ª Casa como representando a mãe, ela provavelmente vai recebera projeção netuniana. Ela pode ter sido vista como mártir ou vítima, alguém que se despojou de sua própria identidade em benefício da manutenção da família. Em alguns casos que pude observar, a mãe tinha potenciais artísticos ou criativos que foram abafados por esse motivo. A criança pode se sentir culpada por ser feliz enquanto a mãe é tão frustrada, insatisfeita e desgraçada, ou então pode culpar-se pela condição da mãe. Há casos também em que a mãe pode ser tão supersensível e delicada que a criança acaba sendo uma mãe para a própria mãe. Embora o desejo de servir reflita um propósito em si esmo, quem tem Netuno na 10ª Casa tende a encontrar uma ligação entre a escolha de um serviço de vocação mais tarde na vida e as experiências com a mãe durante a infância.

Em outros casos, um dos pais pode ser visto como o salvador ou o redentor, ou ainda alguém tão idealizado que a criança se acha indigna de viver com essa imagem. Talvez Netuno pedisse que a mãe fosse sacrificada por uma série de razões. Se a mãe se afasta, se está doente, se tem de trabalhar horas a fio fora de casa ou morre, então a criança precisa "abandonar" a mãe, pelo menos em sua forma física. Mais tarde, na vida, a criança pode buscar a mãe ideal perdida, ou se sentir inadequada por ter sido privada dela. Mais positivamente, a mãe representa a graça e a generosidade, agindo como modelo de delicadeza e compaixão para com o filho.


Peixes no Meio-do-Céu na 10ª Casa é semelhante a Netuno na mesma casa.

4 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom o texto! Obrigada!

Maria Amélia disse...

Excelente! Grata !

Sofia disse...

Muito bonito. Pode disponibilizar fontes ? Obrigada :)

Anônimo disse...

Tenho Netuno em Sagitário na casa 10