Plutão na 8ª Casa

Num poema intitulado "In Tenebris", Thomas Hardy escreveu: "Se houvesse um caminho para o Melhor ele obrigaria a olhar inteiramente para o Pior”. Hardy devia estar pensando em Plutão na 8ª Casa quando escreveu essas linhas.

De acordo com Freud, nascemos com certos mecanismos que nos impulsionam de dentro, mas devido a pressões internas ou externas, nos tornamos ansiosos a respeito da expressão desses impulsos e criamos mecanismos de defesa para restringi-los. Dois deles em particular - o sexo e a agressividade - nos dão muitos problemas. Se são apenas negados, eles muitas vezes irrompem de modo explosivo em comportamentos compulsivos e incontroláveis. No entanto, se os deixamos livres, existe o perigo de que eles nos controlem. O desafio de quem tem Plutão na 8á Casa é explorar e aceitar esses mecanismos e também encontrar maneiras de canalizá-los para um propósito na esfera dos relacionamentos interpessoais.

Sexo e agressividade normalmente são associados com o planeta Marte. Eles parecem endógenos, impulsos instintivos, parte necessária de nossa herança biológica. O valor do sexo está obviamente na reprodução; a agressão ou o poder são necessários para crescer e dominar na vida. O despertar sexual é, de muitas maneiras, semelhante à psicologia da raiva. Na verdade, Kinsey relatou quatorze mudanças psicológicas comuns ao despertar sexual e à raiva. Por experiência própria podemos saber quantas vezes o amor se transforma em ódio ou aquilo que começa como uma briga termina em orgasmo; mas quando começamos a falar em reprimir e em dominar impulsos, deixamos o campo de Marte e entramos no domínio de Plutão.

Algumas pessoas com Plutão na 8ª Casa dominam maravilhosamente e dirigem com grande habilidade a energia da sua libido em realizações impressionantes. Winston Churchill, Leonardo da Vinci, Galileu e Bismarck - todos homens de excepcional força e competência - nasceram com Plutão nessa casa. Este posicionamento também mostra tremenda força e recursos em crises, bem como a resistência de liderar outras pessoas em tempos difíceis. Além de reorientarem o uso da força nos níveis físico, mental, social, emocional ou espiritual, eles possuem a habilidade de alterar drasticamente a vida daqueles com quem têm contato.

No entanto, folheando The American Book of Charts, mais três exemplos de Plutão nesta casa saltam â vista. Um deles é John Gacey, com Plutão na 8ª Casa regente de Escorpião na 12ª e na 1ª. De acordo com Rodden, ele era considerado um "fabuloso" e proeminente membro da comunidade até ser indiciado por ter "assaltado sádica e sexualmente e matado trinta e dois jovens e meninos" (enterrados, como manda este posicionamento, no seu porão). Albert Dyer era um homem amistoso que patrulhava a travessia de estudantes diante de uma escola e que um dia raptou, seduziu e estrangulou três menininhas. Ele tinha Plutão em Gêmeos na 8ª Casa, regente de Escorpião ascendente. Arthur Bremer, que atirou no senador George Wallace, também tem Plutão nesta casa. Rodden escreveu que "seu diário recebe toda a sua frustração sexual e suas preocupações".

Quando as energias naturais de sexo e agressividade são obstruídas em seu desenvolvimento e expressão, e deixadas para apodrecer no mundo inferior, elas se tornam horríveis e mortais. A menos que examinadas e positivamente canalizadas, acumulam força e fogem para o consciente, quebrando quaisquer controles do ego. Antes que a pessoa perceba, o diabo está à solta.
Obviamente, nem todos os que têm Plutão na 8ª Casa vão cair na categoria de um Churchill ou de um tarado. No entanto, uma coisa é certa: uma tremenda reserva de energia, o que alguns diriam ser "uma serpente do poder enrolada" à espreita.

A 8ª Casa descreve o que se passa entre as pessoas e, com Plutão ali, o símbolo da troca é a intensidade. Relacionamentos podem envolver brigas pelo poder, violência física ou emocional ou a quebra de tabus. Alguns têm queda para o relacionamento trágico, atormentado e transformador bem na tradição de Romeu e Julieta ou de Tristão e Isolda. Por trás do simbolismo do ato sexual está o desejo de autotranscendência ou de poder. Temendo o excesso ou o caos de seus fortes desejos sexuais, eles podem tentar evitar contatos íntimos. Plutão na 8ª Casa também é indício, às vezes, de conflito, de trapaça e de intriga com o dinheiro de outras pessoas. Complicações e problemas que duram muito tempo podem aparecer com heranças, impostos, negócios e divórcios, especialmente se Plutão está mal aspectado. Seu sistema de valores pode diferir radicalmente do de seu sócio, ou aquilo em que o sócio acredita pode afetá-lo e mudá-lo dramaticamente. Eles podem querer desafiar e derrubar o que a outra pessoa estima.

Além de ter de lidar com seus desejos sexuais e agressivos, eles também terão necessidade de lutar com pensamentos em torno da morte. Freud achava que todos nós temos um desejo de morte (Tanatos) e ansiamos por voltar ao estado sem tensão que vivenciamos antes do nascimento. Esta vontade de quebrar as fronteiras limitantes, de quebrar o self a fim de dissolver-se em não-ser pode ser forte para quem tem Plutão na 8ª, Casa. Alguns tendem a flertar com a morte colocando-se em situações perigosas ou de alto risco, ou brincando inconscientemente com tendências autodestrutivas. Outros ainda podem ser fascinados por todos esses tópicos e pesquisar intensamente a vida após a morte, a reencarnação e tudo o que se relaciona com conceitos metafísicos.

Conheci algumas pessoas com esse posicionamento que tiveram esbarrões com a morte e, depois de uma breve escapada, voltaram à vida reavaliando todas as suas prioridades. Outros podem ter alguma experiência com a morte de pessoas muito chegadas. No entanto, encontrei alguns com este posicionamento absolutamente atemorizados e ansiosos a respeito de sua própria morte. É preciso que eles se lembrem de que a morte é parte inextricável da vida negar a morte é negar a vida. Se tomarmos inteiro conhecimento de que um dia vamos morrer, isso pode nos fazer mergulhar na vida com mais autenticidade e apreciando cada momento que passa tão completamente quanto possível. Santo Agostinho escreveu certa vez que "é somente em face da morte que a personalidade do homem nasce". A morte nos sacode para a vida.


Se não têm medo disso, essas pessoas estão intimamente sintonizadas a energias que trabalham em níveis profundos na vida e ouvirão trovões no ar bem antes dos outros. O aparelho sensorial é algo como o dos animais, que sabem de antemão quando um terremoto vai acontecer. Há um desejo de entender e mesmo de ter poder sobre os segredos da natureza e o que alguns chamam de "poderes ocultos". Às vezes, mesmo sem estar sabendo conscientemente, essas pessoas fazem "mágica" influenciando outras pessoas através da manipulação dessas forças sutis. Inexoravelmente obrigados a penetrar no reino do conhecimento proibido, ousam explorar níveis de existência que outros nem sabem que existem ou cuja proximidade temem.

31 comentários:

Mari Uchiha disse...

Ah, explorar a magia e o sexo é um deleite que eu me recuso a entrar... Gostaria de ter nascido em tempos que faria isso sem pensar duas vezes ou me sentir culpada

Lara Moncay Reginato disse...

Olá Mari.
Então esse é teu desafio. Tentar perceber a magia que está contida no sexo, quebrar seus próprios tabus, que muito provavelmente são mais culturais do que verdadeiros.
Grata pelo comentário.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Eu tenho posicionamento em plutão em Escorpião na casa 1 ,não me identifiquei totalmente com a descrição .

Anônimo disse...

Será por que este Plutão é para a casa oito e não a um ?

Anônimo disse...

Será por que este Plutão é para a casa oito e não a um ?

Unknown disse...

Perfeito. Obrigada pelo esclarecimento.

SIMONE SIMÕES disse...

Interessante, tenho Plutão, Urano e Lua na casa 8, em libra, costumo sair do 8 ao 80 em segundos, pode estar super doce e se algo errado ou muito desagradável ocorre posso ser muito explosiva.

Anônimo disse...

Nossa, eu como boa aquariana, com plutão na casa 8, super me identifiquei kkkk essa questão de querer saber do lado oculto da vida, insights, intuição, o poder do sexo, a vida após a morte, tudo isso me interessa, incrível, quando tu pensa que ja sabe tudo sobre astrologia, ela vem e ti dar um tapa e diz, não, tu nunca vai saber tudo sobre mim, vai ser sempre uma eterna aprendiz. Bom agradeço pelo belo texto, que Deus a abençoe mais e mais o teu lindo trabalho, um grande abraço.

Wildeman disse...

Eu tô com Plutão em trãnsito pela minha 8. Muitas perdas e destruições.

Anônimo disse...

Marques...não há perda ou destruição! - aparentemente, apenas

Unknown disse...


Lara Monkay, eu nasci em Belo Horizonte, 27/02/1959, às 04:00 horas, de madrugada. Eu tenho o Sol em Peixes, a Lua em Escorpião e o Ascendente em Aquário. O meu "Plutão" está na Casa Oito. Tenho uma quadratura Plutão e Marte.

Unknown disse...


Lara Monkay, eu nasci em Belo Horizonte, 27/02/1959, às 04:00 horas, de madrugada. Eu tenho o Sol em Peixes, a Lua em Escorpião e o Ascendente em Aquário. O meu "Plutão" está na Casa Oito. Tenho uma quadratura Plutão e Marte.

Unknown disse...


Lara Monkay, eu nasci em Belo Horizonte, 27/02/1959, às 04:00 horas, de madrugada. Eu tenho o Sol em Peixes, a Lua em Escorpião e o Ascendente em Aquário. O meu "Plutão" está na Casa Oito. Tenho uma quadratura Plutão e Marte.

Unknown disse...


Lara Monkay, eu nasci em Belo Horizonte, 27/02/1959, às 04:00 horas, de madrugada. Eu tenho o Sol em Peixes, a Lua em Escorpião e o Ascendente em Aquário. O meu "Plutão" está na Casa Oito. Tenho uma quadratura Plutão e Marte.

Unknown disse...

Continuamos, fizeram o meu mapa astrológico. Agora, eu não sei, o Plutão estiver na Casa Oito, ou na casa Sete, você concorda ??? Plutão em Virgem ??? Aguardo resposta. Vou comentar. Saudações

Unknown disse...

Os dois últimos são meus comentários. Abraços. Alexandre

marcilia dias disse...

Estou me perguntando aqui se o seu relacionamento com a sua mãe não é um daqueles bem especiais"?

Unknown disse...

Tenho plutao em sagitário na casa 8

Beautifull disse...

Tenho Plutão em Libra na casa 8

Deborah disse...

Que texto maravilhoso! Tenho plutão em sagitário na 8.

Anônimo disse...

Plutão na casa 8,seu pior inimigo é o seu cônjuge.

Unknown disse...

Pq a associação? Cônjuge não seria a 7!?..💭

Anônimo disse...

Acredito que seja pela pressão sexual do casamento, como uma obrigação.
Obs. Não sou o anônimo acima, apenas imaginei.

ThaG disse...

Tenho Plutão na casa 8 em Sagitário. Além disso, meu sol é em Peixes na casa 11 e meu ascendente Touro.
Realmente, acredito que sou muito intuitiva e me interesso por assuntos espirituais. As questões sexuais são bem afloradas, desde muito jovem, mas não sinto isso de ser 8 ou 80, de não controlar a raiva... Enfim, meu maior receio é pensar na minha própria morte. Tenho medo de morrer jovem ou de uma forma muito trágica. Tenho a impressão de que meu desencarne não demorará muitos anos para acontecer.

Aprendiz disse...

"That G"
Também tenho Plutão em Sagit. na 8, além de Sol em Peixes na 11 e asc, Touro. Espero que seu desencarne não seja breve, e que deixe nosso Mundo um pouco melhor de quando não estavas.

Agora, referente a autora do texto, gostei muito. Muito bem escrito e nível impressionante de detalhes e pesquisa; pareceu que falou pra minha alma, sabe? Obrigado por proporcionar esse autoconhecimento para nós, internautas na Net e da Astrologia Hermética.





Jana disse...

A casa 8 é a intimidade com o cônjuge. A 7 é o "contrato" social e legal.

CHRIS disse...

A casa 8 fala sore viuvez tb ...

Anônimo disse...

Tenho plutão em virgem na casa oito e tenho muitos bloqueios em sexo..nunca consegui me libertar desses bloqueios

Anônimo disse...

O que você diria sobre Plutão em conjunto com Marte e Satuno na casa 8?
Seria uma pessoa que adora frequentar aqueles lugares que pagamos para ter prazer?
Agradeço se puder me responder

Ana disse...

Segundo pior posicionamento para plutão, perdendo somente para a casa 12.
Como falaram aí em cima, essa casa traz conflitos com o amor e a sexualidade. Ter um relacionamento saudável com um parceiro é difícil. Inclusive muitos homossexuais tem esse plutão. O assassino John Wayne Gacy tinha um casamento de fachada com uma mulher e Leonardo da Vinci foi processado por ser homossexual.