Intensidade emocional: mecanismos

Então, o trabalho de uma Lua em Gêmeos seria sustentar a intensidade emocional?

Quem sabe este corpo tenha que sustentar vibrações ou intensidade que quando era pequeno tentou se livrar e que agora - para não sofrer - estejam recobertas por racionalizações. Mas como “entendi e racionalizei para não sofrer”, terá experiências emocionais carregadas de dor que estiveram postergadas toda a vida. Chega um momento em que é necessário vivê-las para integrá-las; só assim, será possível compreendê-las realmente.

O fundamental - e não só para a Lua em Gêmeos - é que a Lua se dá naturalmente do desenvolver cíclico da mandala natal. É importante que chegue como uma conseqüência, que não se manifeste como uma necessidade prévia e mecânica, anuladora de outros canais.

Claro que isto não é sensível, já vimos que a pessoa com a Lua em Gêmeos é aquela que diante de um problema emocional prefere ler um livro para saber como trabalhar as emoções. Ler é um refúgio, um molde de separar-se da realidade e esconder-se em um mundo próprio. A leitura é algo que protege e tranqüiliza e estas pessoas podem ler de forma desmedida. São os ‘típicos leitores de sete livros ao mesmo tempo, que acreditam que podem seguir perfeitamente os sete relatos com perfeição. É difícil que possa fazer uma leitura profunda, em geral, sua tendência principal é ler ensaios e acumular informação para estar assim inteirados de tudo. Ao inverso, também podem ganhar livros porque estes são para eles uma forte tendência emocional e são uma demonstração equivocada de afeto e intimidade.

Outro tema importante, do ponto de vista vincular, é uma forte afetivação dos irmãos. Este vínculo pode ser o mais seguro para eles e é interessante observar a sutil dependência em que caem. Mais importante ainda é a tendência a impregnar todos os demais vínculos com a busca da fraternidade. É muito fácil ver como essas pessoas se instalam inconscientemente no grupo dos irmãos - maiores ou menores - indistintamente - com respeito aos demais. Há um autêntico deleite nesta modalidade e uma alta capacidade de fraternizar, o problema reside em não perceber o quanto agressivo se põe a pessoa em seus vínculos contaminados por este imaginário fraternal. Como seu inconsciente se sente em vê-los infantilmente seguro, podem perder o contato com o que realmente acontece. Muitas vezes, em afeto, este adulto parece uma criança jogando entre os irmãos maiores e menores, e a vida se apresenta enganosamente fácil e leviana. Se sente seguro no meio dessa modalidade e ainda que não peçam tende inconscientemente a proteger fraternalmente o outro, ou buscar a proteção pessoal neste vínculo.

As pessoas com esta Lua podem ter um aspecto juvenil?

Sim, esta Lua pode dar uma aparência juvenil, brincalhona e até adolescente. Em geral são pessoas bastante divertidas, mas temos que observar isto com atenção porque na realidade é muito difícil para elas levarem as coisas à sério. Esta Lua pode ser uma qualidade em alguns casos, no fundo é uma defesa para permanecer num nível de indeterminação e provisoriedade em que se sentem seguras. Isto é visível no uso que fazem destas qualidades para poderem cortar a tensão. O chique da Lua em Gêmeos, é o do maestro Zen (em raras pessoas), que apela para ele para mostrar o paradoxo dos processos mentais, mas bem, este é um modo de superficializar a situação para evitar a intensidade.

São pessoas desordenadas?

Possuem uma natural desordem que provêm da dispersão. Inclusive o mental, ainda que tudo parece muito lógico e coerente, é provável que isto seja correto apenas em um nível superficial. Como o que está valorizado emocionalmente é a rapidez e a resolução brilhante e oportuna, seu intelectual material é provisório e disperso e muitas vezes forçam as associações para conseguir afeto. O mais significativo desta atitude provisória geralmente cheia de possibilidades - que faz todo o possível para não definir-se nem amadurecer - é uma forte tendência a ser o eterno estudante.

Esta é uma de suas posturas prediletas: estudar, estudar e estudar, acumular infinitas informações; ser a eterna promessa de uma síntese que nunca ocorre... A Lua em Gêmeos é atraída magneticamente por toda a pessoa que sabe algo específico, em qualquer assunto: observa atentamente o jardineiro de sua casa e o enche de perguntas, ao mecânico de seu carro, ao professor de matemática que faz equações complexas, ao astrólogo... Com sua desenvoltura para fazer muitas coisas ao mesmo tempo, sempre há um curso aqui outro ali, um seminário, algum livro novo para ler, alguma nova teoria para adaptar. Como pode fazê-lo com muita facilidade e, em aparência, aprende tudo muito rapidamente, isto se transforma em um mecanismo para não comprometer-se e não fazer-se responsável, eventualmente, de todo esse conhecimento adquirido em uma síntese pessoal. Assim, aprende atentamente, obtendo um acúmulo de informações variadíssimas que nunca chega a integrar. Por isso, um sintoma psicológico em que o mecanismo lunar mostra toda sua dificuldade e distorce o conjunto do sistema, é a postergação indefinida da síntese, porque acredita que sempre há algo mais que deve aprender antes de definir-se. Tudo se converte em um “eterno aprendizado”, muito interessante como posição existencial, mas que aqui só revela a perpetuação de uma qualidade que o impede de fazer-se responsável por seu próprio amadurecimento. Vocês verão as Luas em Gêmeos - e em Sagitário - compartilharem traços de serem muito simétricas: aprendem rapidamente mas por reflexo, imitando, sem fazer realmente uma síntese pessoal. É difícil adverti-lhes que se encontram no mundo mental de outros “como em sua própria casa” e se refugiam na mente dos outros. Da mesma maneira e em outro nível, ao repetir informação de qualquer tipo - seja a teoria da relatividade ou a constituição das equipes de futebol - se sentem inconscientemente “brilhantes” e seguros.

Mas Freud tinha a Lua em Gêmeos e desenvolveu um extraordinário pensamento próprio e com grande síntese...

Sim, é certo; examinaremos isto um pouco mais adiante para discernir melhor entre a função lunar integrada e o mecanismo lunar, isto é, entre os talentos da Lua e a busca inconsciente da segurança. Assim tentaremos pôr em perspectiva tudo o que estamos dizendo.

Nenhum comentário: