Livros, leituras e palavras.


Vocês podem perceber a importância dos livros em torno do nascimento da Lua em Gêmeos, como um traço que parece curioso, mas que é relevante na manifestação da energia em um cenário. Os veremos nascer em casas onde se lê muito, ou tendo sua cama ao lado da biblioteca ou aparecendo em suas primeiras fotos junto à livros, papéis, lápis e cadernos.

Dentro da mesma estrutura, pode ser que o pai seja periodista ou trabalhe em uma equipe, ou seja empregado de uma empresa telefônica, ou seja, muito intelectual.

Porque o pai?

Digo intencionalmente, para ampliar o quadro e levar a observação que não estão necessariamente na mãe e sim em outras figuras que na infância outorgam afeto e segurança. Neste sentido, também formam parte do padrão lunar, ainda de um ponto de vista mais geral sejam significadas por outros planetas. É claro que se existirem contatos específicos na carta natal entre a Lua e outros planetas, poderíamos encontrar abundantes possibilidades deste tipo. O importante é imaginar um mundo em que a criança nasce e se sente seguro, e que está escondido por esses componentes.

Em geral, tudo aquilo em que a mãe deposita seu afeto - onde se incluem as pessoas amadas por ela, com suas características - forma parte do padrão lunar. De todo jeito, o centro não reside na configuração dos cenários e sim no meio - muito mais sutil de ser percebido mas significativo, no caso desta Lua - em que as mensagens afetivas na família de origem se transmitem entrelaçados de maneira peculiar com a palavra, o intelecto, o movimento, a multiplicação. Para compreender os mundos que cria a Lua teremos que aprender a observar a circulação de afeto, na família, e no vínculo com a mãe. É importante ver de que maneira, para a criança com a Lua em Gêmeos, o afeto e a emoção aparecem mediados em palavras e a presença dos outros, fundamentalmente pelos irmãos. É dizer, o afetivo tende a não ser enfocado diretamente na mãe nem no contato direto com ela. Este modo disperso do afeto em que se mede e distribui o contato é algo próprio da energia da criança mas, ao manifestar-se ao seu redor, constituirá uma pauta emocional determinante em seu futuro.

Assim como a Lua em Touro identifica o contato corporal com o afeto e a Lua em Áries com a ação, aqui o vemos associado a inteligência, a palavra, a informação, a capacidade de aprender e a comunicação.

Isto terá sua complexidade particular quando significar que o processo mental está fortemente afetivizado e se constitui na fonte principal de segurança. Já adulta, cada vez que se apresente uma dificuldade emocional ou se sinta insegura, essa pessoa tenderá rapidamente a falar, verbalizar e explicar, isto é, dar energia à emoção para penetrar o mundo da representação.

Nenhum comentário: