O Sol na 11ª Casa


Quem tem o Sol na 11ª Casa consegue um sentido de identidade mais convincente através de atividades sociais, humanitárias ou políticas. A frase "nenhum homem é uma ilha" é lugar-comum, porém tem um significado especial para este posicionamento.  
De algum modo, a identidade deveria ser guiada (dirigida) para algo maior do que o self individual. Reconhecimento pessoal poderia ser conseguido por causas grupais e não é nada incomum alguém com este Sol galgar uma posição de proeminência e direção em vários tipos de organizações. A natureza das experiências vividas através de situações grupais, a facilidade com que uma pessoa funciona ou se adapta nesta esfera, podem ser vistas pelos aspectos ao Sol nesta casa. A pessoa poderia ser um canal pelo qual novas correntes ou tendências que se revelam coletivamente poderiam se manifestar. O escritor americano Upton Sinclair que lutou por uma nova legislação de proteção à força trabalhadora contra a maldade das grandes indústrias, nasceu com o Sol conjunção Marte em Virgem na 11ª Casa.
Ocorre o perigo de que a identidade poderia ser perdida alinhando o self com um grupo, uma crença ou uma causa. Neste caso, não acontece o "Você é aquilo que come" mas sim o "Você é aquilo com que o grupo o alimenta". Quem tem o Sol na 11ª Casa precisa fazer uma nítida distinção entre o que eles acreditam e aquilo que o grupo lhes diz que tem de acreditar. (Nem todos os vegetarianos precisam pensar a mesma coisa!).

As amizades são importantes para desenvolver plenamente o Sol nesta casa. Quem tem esse posicionamento pode ter um impacto marcante sobre amigos íntimos; inversamente os amigos poderiam abrir novas fronteiras e ser de grande valia na realização de metas e objetivos. Como com grupos e crenças levados ao extremo, uma espécie de divina providência poderia ser projetada nos amigos.

É aconselhável que pessoas com o Sol na l 1ª Casa façam um esforço consciente para estabelecer metas praticáveis em termos de aspiração. De certo modo, seus esforços para realizá-las contribuirão para uma formação mais sólida e concreta do sentido de identidade, propósitos e poder. Um dos ingredientes vitais para a própria cura é ter uma razão para viver.

19 comentários:

Riko disse...

Eu tenho Sol em Leão na Casa 11. Ele está em quadratura com Plutão em Escorpião na Casa 2... e está em oposição a Saturno em Aquário na Casa 5.

É verdade que minha maior felicidade vem dos amigos que tenho, mas tenho um conceito rígido (Saturno) quanto "o que um amigo é", eu exijo a amizade verdadeira, pra mim é fácil demais dizer que fulano é amigo quando na verdade não é lá algo especial, esse ponto de vista pra mim é quase que puramente superficial e mentiroso, quero realmente me envolver com quem me chama de "amigo" (Plutão).

Por isso, amigos são muito poucos, mas eu sou O amigo, aquele que está sempre ao lado, muito fiel, quase como um pacto, e o problema é que eu exijo isso de volta, o que é difícil ser correspondido. \:

Urano está na Casa 4, minhas amizades são, além de sinceríssimas, são parte de mim, e vejo (ideologicamente) um grupo de amigos onde as emoções podem fluir, onde um protege o outro. É quando o amigo passa a ser membro da família (ou do que considero um lugar seguro, uma consciência de lar e de refúgio).

O que você acha?

Lara Moncay Reginato disse...

Removi um comentário desse post por ser agressivo e falta de educação não se responde. Esse espaço pode ser de discussão argumentativa e não de agressões gratuítas.

Lara Moncay Reginato disse...

OI Riko, acho ótima a tua interpação de si mesmo. Saturno vai tornar tua consciência de mundo mais severa, mais rígida e na 11ª casa isso vai girar em torno dos amigos e grupos que fizeres parte. Já Plutão vai exigir a transcendência, o aprofundamento dessa relação, na maioria das vezes, incompreensível e fora do alcance da maioria das pessoas com as quais se relaciona, o que gera frustação e rompimento, já que os aspectos são tensos entre Sol-Saturno e Sol-Plutão. Urano na 4ª casa mostra que tuas raízes não pertencem a esse mundo, podem ser fluidas e se modificarem com certa frequência e deveria investir em ser mais flexível, mais urano e ao perceber o oculto do outro Sol-Plutão buscasse compreender os limites de seus amigos e as dificuldades com que se debatem, assim teria menos rompimentos e a buscada profundidade aconteceria.
Boa Sorte e obrigada pela participação.

João Victor disse...

Alguns mapas dizem que meu Sol está na casa 10, outros dizem que estão na casa 11 e eu fico nessa, sem saber corretamente kkkkk tenho urano, netuno e saturno na casa 3, amo conversar, mas racionalizo muito o que eu penso, tirando, ás vezes, minha naturalidade (culpa de saturno?) kkkkk tenho mercurio marte e venus na casa 11 e adoro meus amigos, adoro tudo que é em equipe, desde que façamos algo interessante e tenho jupiter na casa 9 e plutao na casa 1 hehehe adoro ler sobre astrologia, cada dia fica mais entusiasmado, todos a minha volta acreditam em astrologia e começaram a ler sobre o tema hahaha influenciais tudo isso, afinal, é como digo a quem nao gosta ou tem...as astrologia pode ser que não agregue nada a voce, mas tambem nao prejudicará,,conhecimento é sempre bem vindo bjao

Lara Moncay Reginato disse...

Olá JOão.
Com certeza um Plutão na 1ª Casa é muito persuasivo! hehehehe e Júpiter em sua própria casa faz com que ame o conhecimento e se sinta expandido através dele, além de também influenciar aos demais com suas descobertas. Conhecimento é sempre, sempre bem vindo, ainda mais quando se trata de auto-conhecimento! Quanto a questão da sua casa o sol deve estar muito próximo da cúspide da casa 11, o que quer dizer que dependendo do programa astrologico vai dar em uma ou outra casa. Na questão interpretativa vale as duas, estude as duas e vais ter a tua resposta. A tendência do Sol é "ir em frente" então é mais provável que algumas características da casa 10 se torne menos perceptíveis, ou nem existam realmente, e que as características da casa 11 fechem mais com tua maneira de entender e perceber a vida.
Obrigada pela participação.
Abraços

Anônimo disse...

Muito bom seu blog Lara, me identifiquei com a postagem do amigo de Leão na 11° casa... este tb é minha posição solar... tenho juno em virgem na 12°. Rsrs

Anônimo disse...

Ah meu nome e Augusto kkk

Anônimo disse...

Tenho o sol na 11 como base de uma quadratura isolada com urano netuno e marte na 2 e 8. Acho que passo muito tempo atras de dinheiro quando deveria estar fazendo algo de realmente util pra sociedade. Acho que esse eh meu desafio. Tenho um grande trigono de agua que me ajuda a ter a sensibilidade para achar o caminho. Menos mal. Beijos

Thaís disse...

Olá. Tenho Sol, Vênus, Saturno e Urano na casa 11, em Sagitário. Quais as problemáticas em se ter o Sol e Saturno na mesma casa? Eles não conflitariam muito entre si?
Agradeço a atenção.

abs

Unknown disse...

Olá, tenho sol em áries na casa 11 em conjunção com júpiter, sextil com netuno(aquário casa 9) e trígono com plutão(sagitário casa 7) e tenho várias dúvidas sobre esses posicionamentos. Tenho grande vontade de seguir algo ligado a política e comunicação(acho que vem do mercúrio em peixes casa 10), mas nessa bagunça toda eu tenho medo de errar minhas escolhas. Também adoro música e sempre que posso, tento criar algumas. O que você acha mais aconselhável?

Larissa disse...

Olá Eu quero muito saber se meu mapa parece com meu sonho eu considero minha missão e talento:cantar dando uma mensagem para o mundo de respeito, amor, amor próprio, vida... por favor diga me sua opinião, ficarei muito agradecida e feliz: sol câncer, casa 11, lua câncer casa 10, asc virgem, meio do céu gêmeos, mercúrio câncer casa11, venus gêmeos casa 9,Marte gêmeos casa 10, Júpiter capricórnio casa 4, Saturno áries casa7, Urano aquário casa 5, Netuno capricórnio casa5, Plutão sagitário casa3, sol em oposicao com netuno, Lua em Oposição com Júpiter,Lua em Quadratura com Saturno,
Mercúrio em Oposição com Urano,Urano em Sextil com Plutão,Urano em Conjunção com Netuno,Saturno em Trígono com Plutão,Saturno em Sextil com Urano,Júpiter em Quadratura com Saturno,Mercúrio em Trígono com Plutão,Mercúrio em Oposição com Netuno. OBRIGADA .... ESPERANÇA VOCE ME RESPONDER.... BJS TCHAU :)

Lara Moncay Reginato disse...

Olá, Larissa, fica complicado analisar assim, precisaria ver sua carta natal para poder dar uma parecer mais preciso.
Sou muito grata por todos os comentários.

Dolacio disse...

Olá lara, adorei sei post. Eu tenho venus em aries na 11, mercurio em aries/peixes na 11 e o sol em aries na cuspide da 11 com a 12 em conjuncao com plutao em escorpião na 7 e sextil com mc em aquario mas.. sinto que sou excelente em desconstruir idéias (lua em virgem na 4) e tenho vontade de seguir carreira social. Mas tem uma pegada artística que pode vir de marte em peixes na 10. Aí n sei o qie faço socorro kkkk

Dolacio disse...

Olá lara, adorei sei post. Eu tenho venus em aries na 11, mercurio em aries/peixes na 11 e o sol em aries na cuspide da 11 com a 12 em conjuncao com plutao em escorpião na 7 e sextil com mc em aquario mas.. sinto que sou excelente em desconstruir idéias (lua em virgem na 4) e tenho vontade de seguir carreira social. Mas tem uma pegada artística que pode vir de marte em peixes na 10. Aí n sei o qie faço socorro kkkk

Dolacio disse...

É fato que eu sempre valorizei muito minhas amizades mas tbm sempre tive muitos problemas relacionados à elas, então. .. alguma dica? Valeeeeeu :)

Dolacio disse...

É fato que eu sempre valorizei muito minhas amizades mas tbm sempre tive muitos problemas relacionados à elas, então. .. alguma dica? Valeeeeeu :)

Fabio disse...

A sol na 11 tambem tem conotação de valores e dinheiro. Lembre-se que a 11 é a 2 da 10. Neste caso o dinheiro provindo de sua posição na sociedade, seu status, ou quais valores para vc é importante quando vc está no topo. Eu penso que uma casa 11 mal aspectada principalmente com o sol ai, evidencia uma pessoa que quando tem uma posição social relevante so faz besteira com o dinheiro, ou se cerca de pessoas erradas e de indole questionavel.

PEDRAO disse...

Sol na 11 pode dar arrogância !

Fabio disse...

Pode dar, se o sol estiver mal aspectado, por marte , jupiter ou saturno. Pior ainda, plutao. Analise arquetipica de mapa natal se voce quiser, fabio@astrodf.com