Netuno na 11ª Casa

O psicólogo existencialista Viktor Frankl acredita que o desejo de servir e ajudar outros não requer uma justificativa reducionista do tipo: a pessoa faz boas ações porque se sente culpada por alguma coisa da infância. No entanto, ela pode encarar o servir como uma autêntica maneira de dar sentido à vida. E mais: cuidar de outros pode ser a expressão natural e imediata de um sentimento de obrigação e de solidariedade para com aqueles com quem compartilhamos este planeta. Netuno na 11ª Casa inspira esse tipo de altruísmo por si mesmo.

Albert Einstein, nascido com Netuno na 11ª Casa, resumiu maravilhosamente o desafio deste posicionamento quando disse que "Nossa tarefa deve ser a de nos libertarmos desta prisão, aumentando nosso círculo de compaixão para abraçar todas as criaturas vivas".3 Muitos com Netuno na 11ª Casa têm uma visão utópica e se juntarão a grupos que promovam causas humanitárias ou sociais. Eles sentem a necessidade de participar com outros trazendo ao mundo suas idéias de verdade, justiça ou beleza. Galileu, nascido com Netuno em Gêmeos na 11ª Casa, minou os próprios fundamentos daquilo que era tido como certo na procura da verdade. Alexander Fleming, que desenvolveu a droga que salva vidas, a penicilina, tinha Netuno na 11ª Casa regente do curador e cuidadoso Peixes na 10ª Casa, a casa da carreira. Muitos com Netuno na 11ª Casa defenderão a causa dos menos favorecidos. Se algum segmento da população está sofrendo ou sendo maltratado, eles sentem isso tão profundamente como se estivesse acontecendo com eles. Alguns serão mais atraídos por seitas secretas, grupos de arte ou círculos espiritualistas ou psíquicos. Se Netuno tem muitos maus aspectos, o grupo pode ter bons ideais e intenções, mas de algum modo nunca conseguirá manifestá-los inteiramente.

O ímpeto principal de Netuno na 11ª Casa é abandonar o self ao grupo. Alguns podem achar que um certo grupo ou culto pode significar a redenção e a salvação e fazer muitos sacrifícios em seu nome. Em pessoas menos politizadas, as atividades grupais tendem a ser simplesmente uma maneira de escapar das rotinas mais mundanas da vida. Eles poderiam se largar num turbilhão social, procurando amigos e festas cada vez mais glamourosas. Ou o bar da esquina poderia ser a extensão de seu envolvimento com o grupo.

Se Netuno está bem aspectado, os amigos vão ser cuidadosos e carinhosos. Da mesma maneira, a pessoa com Netuno na 11ª Casa normalmente estará lá para ajudar e orientar sócios em dificuldades. No entanto, se Netuno tem aspectos difíceis, eles podem ter desilusões e decepções através de amigos. Eles podem facilmente sentir que seus ideais de companheirismo estão sendo traídos. Alguns são levados a manipular sutilmente os amigos, para que estes sintam pena deles. A discriminação deve ser exercida na escolha certa de amigos ou de grupos; é fácil com Netuno na 11ª Casa abnegar responsabilidades pessoais se influenciados por uma turma "má". Os amigos podem carregar a projeção netuniana, aqueles que são artistas, curadores, sonhadores românticos ou, às vezes, apenas não-convencionais.

Alguns com este posicionamento podem perseguir uma meta que os engana constantemente ou pretendam padrões que seria impossível ter. Novamente, ao confrontar a desilusão na casa de Netuno, nos tornamos conscientes de nossas limitações, lembrados de que existe algo maior do que nós que comanda o espetáculo. No entanto, é de bom alvitre que compensem uma tendência a serem vagos e vacilantes quanto a seus rumos na vida, definindo suas tetas o mais clara e realisticamente possível.

3 comentários:

Anônimo disse...

Descriçao perfeita!!! Voce é maraaaa

zaneir disse...

Isso é uma transcrição do livro do Sasportas, As doze casas. Não custa dar os créditos aos autor. O livro é excelente, aliás.

zaneir disse...

Corrigindo, do autor.