Netuno na 4ª Casa - Peixes no Fundo do Céu

Alguém com esse posicionamento me disse um dia que se sentia como se tivesse engolido um espelho. Do mais profundo de seu íntimo, quem tem Netuno na 4ª Casa absorve e reflete as influências atmosféricas ao seu redor. Na medida do possível, deveria ter muito cuidado ao selecionar o ambiente em que vive. É claro que a discriminação e a livre escolha nem sempre se encontram no mesmo cardápio que Netuno.

Trata-se de um posicionamento difícil de explicar. Eu o tenho visto funcionando de diversas maneiras. Algumas das pessoas com esta posição, sem levar em conta os aspectos de Netuno, me relataram os encantos idílicos de sua primeira infância - crianças brincando no jardim, o afeto da família e sua união, o colo da mãe, o colo do pai, as histórias do avô etc. E, para muitas pessoas, um Netuno positivo na 4ª Casa indica esse tipo de ambiente familiar cheio de amor e compreensão, ótima base para seu desenvolvimento futuro. No entanto, alguns parecem perder muito tempo de seus anos ansiando por voltar àquilo e comparando os problemas e as aflições da vida adulta com os bons velhos tempos. Outros se sentiam tão unidos à família que nunca desenvolveram um sentido mais individualista a respeito de quem são. A maneira como pensam ou sentem, seus gostos, opiniões e inclinações refletem aqueles que vivenciaram na primeira infância, e ponto final. Eles vêm normalmente de famílias que os terapeutas chamam de "envolventes": famílias que vivem amarradas dentro de sistemas fechados, onde há regras implícitas não formuladas, nas quais ninguém pode se comportar de modo diferente daquele que se espera para não aborrecer os outros ou causar demasiada desarmonia. O preço de Netuno para permanecer dentro da segura estrutura dessa família é o de sua própria liberdade e identidade pessoal.

Outros com este posicionamento começam contando as alegrias de sua primeira infância e, então, abaixam a cabeça e a voz para dizer: "Mas aí tudo mudou, quando meu pai perdeu o emprego, meu irmão ficou muito doente e mamãe teve um caso... etc." Netuno volta para seus velhos truques, pedindo sacrifícios e ajustes. Num mapa que calculei, de uma mulher com Netuno na 4ª Casa, lembro-me de que ela descrevia as delícias de sua infância assim: "Tudo era tão maravilhoso, eu desejava poder ter aqueles dias felizes novamente, exceto, é claro, aquela vez que voltei da escola e encontrei meu pai bêbado, caldo no chão, e mamãe se mandou..." Na casa de Netuno, os espetáculos coloridos favoritos da pessoa são cor-de-rosa.

Dar um sentido a tudo isso não é fácil, mas há coisas concretas a serem ditas a respeito de Netuno na 4ª Casa. Por exemplo, este posicionamento aparece em mapas de pessoas que, quando crianças, tiveram de ficar muito quietas e controladas a fim de não perturbar um parente com doença crônica. Em outros casos que vi, elas cresceram num ambiente coletivo - num pensionato ou num orfanato. Às vezes o lar era uma instituição onde os pais trabalhavam, de modo que a criança ficava com eles. Ela tinha a possibilidade de observá-los constantemente dando atenção e carinho a outras pessoas, e isso lhe causava ciúme, insegurança e dor.

Aspectos difíceis de Netuno podem indicar famílias que se separaram ou se dissolveram de alguma maneira. Em certos casos, um Netuno de 4ª Casa pode até significar o sacrifício de abandonar o país natal. Sigmund Freud, por exemplo, que saiu da Áustria para fugir dos nazistas, nasceu com Netuno em Peixes na 4ª Casa (Saturno em Gêmeos na 8ª em quadratura com seu Netuno de 4ª Casa, e todos nós sabemos o que ele pensava a respeito de tendências ocultas no ambiente do lar da primeira infância). Da mesma maneira, Netuno na 4ª Casa poderia indicar o abandono dos padrões tradicionais e familiares da pessoa, como foi o caso do duque de Windsor (Netuno em Gêmeos na 4ª regente de Peixes na 1ª).  Outros irão procurar seus "lares e famílias espirituais", não necessariamente vinculados a laços de sangue. A casa pode ser usada como ponto de reunião para grupos de meditação, sessões psíquicas e como retiro para artistas e músicos. Quem tem Netuno na 4áªCasa pode ser muito feliz vivendo junto ao mar.

Se a 4ª Casa representa o pai (o parente oculto) então teremos algo da projeção netuniana. Para alguns, mostra um pai muito sensível, carinhoso e sentimental, muitas vezes poético e romântico. O pai pode ser idealizado em demasia e depois tornar-se um desapontamento quando examinado com mais realismo algum tempo depois. Poderia indicar um pai omisso ou ausente, alguém de quem a criança tem apenas uma vaga lembrança e uma imagem pouco nítida. Vi casos em que o pai pertencia mais ao mundo do que à criança; ele era um clérigo, ou um médico ocupado, um famoso cantor de óperas, um político, um ator conhecido ou um diplomata. Nesses casos, as crianças são solicitadas a sacrificar o pai pessoal, e muitas vezes têm de achar dentro de si mesmas o tipo de amor e amparo que viam seus pais darem de tão boa vontade a outros.

Netuno na 4ª Casa às vezes pode ser indício de que há esqueletos nos armários da família, ou seja, um alcoólatra, um drogado ou um pai com distúrbios mentais; se não for o pai, pode ser um parente próximo. Em alguns mapas que vi, - com este posicionamento, havia uma incerteza sobre quem era realmente o pai. Destes, apenas dois, depois de muitos anos, descobriram que o homem que achavam que era seu pai na verdade não o era.

Este posicionamento sugere profundas ansiedades espirituais, que aparecem na segunda - parte da vida. Hermann Hesse, o escritor que imortalizou a procura espiritual em seu livro Siddhartha, tinha Netuno em Touro na 4ª Casa, regente de Peixes na 3ª, a casa dos escritos e da comunicação.

De acordo com muitos livros de astrologia, os últimos anos de quem tem Netuno na 4ª Casa podem ser marcados por uma reclusão pacífica, durante os quais as pessoas calmamente se desagregam da vida. Há, no entanto, o perigo de poderem regressar à posição de crianças indefesas, especialmente se sentirem que nunca ninguém se preocupou com suas necessidades quando elas eram pequenas. A maneira como começamos a vida é muitas vezes a maneira como a terminamos - a não ser que possamos trazer esses modelos inconscientes da infância para a luz do conhecimento e fazer algo para mudá-los. Com Netuno na 4ª Casa, é melhor fazer isso antes do que depois.


Peixes na cúspide ou contido na 4ª Casa é o mesmo que Netuno ali. Com Peixes no Fundo-do-Céu, a procura de uma identidade mais ampla e completa é provavelmente o melhor alicerce sobre o qual construímos a vida.

14 comentários:

Marcozz Fernando disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcozz Fernando disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcozz Fernando disse...

Muito interessante, complexo e intrigante esse posicionamento!

tassiana disse...

O que me diz de Netuno na quarta casa, no signo de Sagitário?

Anônimo disse...

Que interessante! A filha de Elvis Presley tem essa característica e de encaixa perfeitamente. Pai famoso,viciado, rupturas, a morte dele na infância dela... nossa!

Unknown disse...

Tenho Netuno retrógrado na casa 4 em Sagitário, sofri e sofro até hoje c minha família desestruturada, sinto q sempre fui rejeitada.

Anônimo disse...

O meu netuno em sagitário nessa casa retrata uma familia desiquilibrada, com pais separados, mãe que não me aceitou, pai drogado...bem difícil. Fui morar perto do mar para ver se a energia melhora um pouco. Mas esses fantasmas aparecem o tempo todo...

Unknown disse...

netuno em aquário na casa 4, oq dizer?

Leonor Ramada disse...

Tenho também o Neptuno na casa 4, os meus pais nunca tomaram conta de mim quando era pequena, fiquei sozinha, quieta, bem comportada. Tenho muita empatia por eles e pelas situações que estavam a viver, mas a tristeza e a solidão nunca se vão embora. Sou um mártir, tenho pavor de estar sozinha, consigo gostar de toda a gente, mas eu nunca sou suficiente...

Anônimo disse...

A minha casa 4 está vazia, mas está no signo de Peixes.
Então Netuno se torna o regente da casa 4?
Realmente tenho um pai alcoólatra, e muitas vezes, me sinto como uma criança indefesa.
Mas o planeta Netuno está em Capricórnio na casa 2.
Daí fico na dúvida pois casas vazias tem isso, mesmo sem planetas dentro,o signo que está dentro da casa, o regente do signo dizem que se torna o regente da casa.
Minhas outras casas vazias são:
5, (Áries), 7, (Gêmeos) e 11, (Libra)...

Unknown disse...

Incrível!!!

Máyra disse...

Que PERFEITO! Tenho netuno na casa 4 em capricornio, Sol na 12 e peixes na cuspede da casa 6... Meu pai foi ausente, e hoje o vejo um tanto submisso a minha mãe, e ele tinha profundas orientações espirituais... Antes de conhecer minha mãe ele estava no seminario inclinado a seguir. Hoje eu me encontro conduzida ao mundo pela filosofia e espiritualidade. PARABENS PELO TEXTO.

Anônimo disse...

Tenho tal posicionamento. Pai alcoolatra e hoje vivo uma vidaem prol da espiritualidade e filosofia

Anônimo disse...

Netuno na casa 4 ,perdi meu pai na infância, minha mãe difícil rígida não me senti amada por ela uma infância de maus tratos dela e do meu padrasto ,trabalho meu lado espiritual que era bem forte em meu pai