Porque sendo uma Lua em Ar, não valoriza o mental ou o intelectual?

O ar enfatiza um registro vincular que discrimina e associa simultaneamente e, em particular, fala da mente como relação, são estruturas equivalentes em níveis distintos. Do ponto de vista emocional a dificuldade das Luas de Ar como vimos antes, reside na forte tendência a dissociação e a falta de contato. A função lunar por excelência é capacidade de contato, intimidade, registro de necessidades básicas e atitude para nutri-las. Ao dissociar, a Lua em Ar se desdobra e a pessoa se separa de si mesma para sentir-se segura, em Libra isto é sentido como a presença de um outro, com seu olhar imaginário, que está sempre presente em sua intimidade. Agradar a este outro é psicologicamente mais seguro e cômodo que permanecer em contato emocional com a totalidade de si mesmo. Mas se observarmos bem, isto que na Lua em Gêmeos toma a forma de um excesso de pensamento, também se reduz a estar a desdobrando em um diálogo constante com o mundo mental. Quando a Lua em Gêmeos se refugia na leitura está com um “outro”, daí a dificuldade de sintetizar um pensamento próprio. Ainda que possam tomar formas diferentes, a estrutura é a mesma em ambas as Luas e também o será na terceira de Ar - Aquário - que já veremos. De todo modo, a Lua em Libra pode desfrutar muitíssimo da leitura e da participação de conversas intelectuais e estéticas. É mais difícil, sim, que se identifique com a capacidade intelectual posto que o afetivizado é a posição passiva que goza ao sentir-se envolvida pela beleza das palavras ou das idéias.

Imagino que a pessoa com a Lua em Libra é alguém muito dependente de seu arranjo pessoal...

Em afeto, isso é muito evidente em Menem, por exemplo, que tem esta Lua....

Vincula-se também com o carismático?

Em particular no caso da Lua na casa VII, a astrologia tradicionalmente fala de “popularidade”. A capacidade inata para agradar aos demais e o talento real que há nela, faz com que estas pessoas sejam buscadas pelos outros para sentir-se bem. São certamente populares, mas no nível do mecanismo, dramaticamente dependentes das respostas dos demais.

Mas então, porque sofrem?

O mecanismo lunar não sofre em si mesmo. Os que “sofrem” são os outros aspectos da pessoa, que são ignorados quando a Lua absorve todo o campo da consciência, eventualmente também a totalidade do sistema sofre quando em certo momento se revela aquilo que prometia segurança ou proteção uma ilusão. De todo modo - em relação a popularidade estas pessoas se esvaziam tanto no ato de agradar os outros e sacrificam tantos aspectos de si mesmo por retenção, que cedo ou tarde esses outros se convertem em objetos de ressentimento inclusive de desprezo. Toda a carga acumulada pelo resto do sistema se lança contra eles revelando a ambivalência profunda que existe na pessoa. Quando a Lua em Libra é mero mecanismo, a alienação em outros é realmente muito forte e, para recuperar-se e voltar a tomar contato com o próprio centro, a oscilação deverá ser necessariamente dramática.

Qual o risco que percebe esta Lua?

O grande temor do núcleo infantil é mostrar-se desagradável, definir-se de modo tal que a leve a um conflito aberto com os demais. Brigar ou permitir-se uma discussão frontal é uma sensação desconhecida e uma transgressão explícita daquilo que está conotado como seguro, é exatamente o oposto da Lua em Áries. Claro que sempre poderemos observar alguma pessoa com a Lua em Libra que, em sua necessária briga com sua “mãe interna”, se mostrará até exageradamente desagradável ou atuará através de evasivas e postergações de um modo realmente agressivo diante desse “outro” que deve ser inconscientemente castigado. Estas são polarizações que, segundo se prevê, provocarão um retorno oscilatório a posição inicial, que pode levá-la a ser ainda mais dependente das formas sociais que antes. É óbvio, em todos esses jogos, quem tem o domínio da situação é o nível mais regressivo e que em nenhum outro caso se trata de uma resolução madura. Se assim fosse, os restantes das qualidades da carta transcenderiam a Lua ao integrá-la, mas no contato, ao permanecer em nível de mecanismo, só se polarizam e antagonizam com ela.

Nenhum comentário: