A sedução da Lua em Libra.


A sedução é obviamente um tema central nesta Lua, mas quem trata de agradar aqui realmente não é o nível adulto e sim uma criança. A Lua em Libra não está colocando em jogo seu desejo, e sim a repetição de estereótipos que garantam a posição vincular que tem associada a segurança. Não se abre realmente em um sorriso cativante como assim o faz o Sol, mas faz gestos e movimentos que transparecem a repetição mecânica de um comportamento arraigado que na realidade nada tem de espontâneo e aberto, como pretende mostrar. Agradar e atrair é o comportamento conhecido e supostamente necessário para dissolver toda a sensação de perigo e dificuldade.

Como dissemos, estas são pessoas geralmente populares, já que buscam agradar constantemente e sabem fazer os movimentos necessários para gerar simpatia e afeto. Por isso, esta é uma Lua comum em pessoas que lidam com grandes públicos, atores, políticos e líderes de massa. Peron, por exemplo, tinha a Lua na casa VII, igual a Hitler e Mussolini. Outra Lua em Libra é a de Menem.

Mas como se compatibiliza o tema da auto-desvalorização com a liderança política?

Quem sabe teremos que discutir um pouco acerca da presumida liberdade e autodeterminação de alguns líderes. Em geral, dependem muito do afeto dos demais. De todo modo não é correto falar de desvalorização com a Lua em Libra, e sim do risco que entranha a identificação exclusiva com a capacidade de agradar os outros.

Mas é alguém que deve “ir em frente”...

Sim, vão em frente, mas dependem de uma praça cheia de gente que os aplauda ou lhes dê o apoio massivo expressado de qualquer outra maneira.

Disse líderes de massas, não de outro tipo, ainda que não podemos descartar o talento que há aqui para criar uma corrente de energia em que os outros - nestes casos em grande escala - se sintam satisfeitos em seus desejos.

Nenhum comentário: